Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘Stephen King: O Medo é o seu Melhor Companheiro’: CCBB realiza mostra no Rio, São Paulo e Brasília

Dirigido por Stanley Kubrick, “O Iluminado” é um dos selecionados da Mostra, que começa em julho no Rio (Foto: Divulgação).

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) anunciou a realização da mostra “Stephen King: O Medo é o seu Melhor Companheiro” no Rio de Janeiro (24 de julho a 19 de agosto), São Paulo (04 a 30 de setembro) e Brasília (08 de outubro a 03 de novembro).

 

Com curadoria de Breno Lira Gomes e Rita Ribeiro, o evento conta com uma programação variada que inclui masterclass, debates e a exibição de 41 produções (filmes, telefilmes e minisséries) baseadas na obra de King, dentre elas: “O Iluminado” (The Shining – 1980), de Stanley Kubrick; “Conta Comigo” (Stand by Me – 1986), de Rob Reiner; “It – Uma Obra Prima do Medo” (It – 1990), de Tommy Lee Wallace; “A Maldição” (Thinner – 1996), de Tom Holland; “It – A Coisa” (It – 2017), de Andrés Muschietti; e “Carrie – A Estranha” (Carrie – 1976), de Brian De Palma, escolhido para abrir a mostra no Rio, com o debate “Stephen King e o Cinema” com os curadores e o jornalista e crítico de cinema Mario Abbade.

 

“Stephen King é um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. A mostra ‘Stephen King: O Medo é o seu Melhor Companheiro’ pretende desvendar o fascínio exercido por esse escritor, que teve mais de 350 milhões de livros vendidos e conquistou os principais diretores de Hollywood, que levaram adaptações de suas obras para as telas, como Stanley Kubrick, Brian De Palma, John Carpenter, David Cronenberg, entre outros”, comenta Breno de Lira Gomes.

 

Além das 41 produções baseadas na mostra do autor, outros cinco longas-metragens que o influenciaram serão exibidos. São eles: “O Monstro do Ártico” (The Thing from Another World – 1951), de Christian Nyby e Howard Hawks; “Vampiros de Almas” (Invasion of the Body Snatchers – 1956), de Don Siegel; “A Ameaça que Veio do Espaço” (It Came from Outer Space – 1953), de Jack Arnold; “Desafio do Além” (The Haunting – 1963), de Robert Wise; e “Halloween – A Noite do Terror” (Halloween – 1978), de John Carpenter.

 

“Em suas obras e em seus escritos acadêmicos, King reafirma a influência da literatura e do cinema. Portanto, promover uma mostra que apresente exemplares de sua filmografia e adaptações para a TV é promover um passeio pelos terrores que assustam o homem do século XXI. A mostra é também uma oportunidade para se discutir o poder das adaptações literárias para o cinema e a televisão. De como podem ser um sucesso garantido ou um fracasso devastador. Nem sempre os filmes adaptados garantem o seu sucesso tendo como parâmetro a vendagem dos livros”, diz Rita Ribeiro, que ministrará a masterclass gratuita “O Horror que nos Rodeia: da Literatura para o Cinema”, nos dias 07 e 08 de agosto, das 14h às 16h – a classificação indicativa é 16 anos e as inscrições devem ser feitas a partir de 29 de julho pelo e-mail [email protected]

 

Com o objetivo de discutir a obra de Stephen King, analisando suas adaptações cinematográficas e televisivas e estimulando a leitura, a mostra “Stephen King: O Medo é o seu Melhor Companheiro” oferece ingressos a preços populares e alguns até gratuitos, como os dos debates, que precisam ser retirados com uma hora de antecedência.

 

Leia também:

‘Doutor Sono’: Warner divulga trailer da sequência de ‘O Iluminado’

Comentários




    gl