Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Rambo: Até o Fim’: família e redenção

No período clássico da indústria hollywoodiana, o faroeste era um dos gêneros que a mantinha de pé, muitos deles protagonizados por heróis erráticos que se redimiam ao final. Neste contexto, John Wayne se destaca como o maior astro do gênero, apesar de suas limitações em frente às câmeras, sobrevivendo à fase na qual Hollywood, assim como a sociedade americana, se dividiu entre o conservadorismo e a rebeldia da juventude, que teve como ícone James Dean. E foi nesta época, na década de 1950, que Wayne invadiu os cinemas como o Ethan de “Rastros de Ódio” (The Searchers – 1956), de John Ford, anos antes de atingir o ápice da carreira em termos de reconhecimento com o Oscar de melhor ator por “Bravura Indômita” (True Grit – 1969), de Henry Hathaway. Pode-se dizer que a trajetória de John Wayne nas telas, somente nelas, lembra um pouco a de Sylvester Stallone, bem como a de Ethan lembra a de John Rambo, que volta às salas de exibição nesta quinta-feira, dia 19, com “Rambo: Até o Fim” (Rambo: Last Blood – 2019), dirigido por Adrian Grunberg, de “Plano de Fuga” (Get the Gringo – 2012).

 

Eternizado como Rocky Balboa, personagem que lhe deu o reconhecimento da indústria que sempre ajudou a manter com as expressivas bilheterias de seus filmes ao longo de 50 anos de carreira, apesar de não ter vencido o Oscar de melhor ator coadjuvante por “Creed: Nascido Para Lutar” (Creed – 2015), Stallone agora revive sua segunda criação mais importante para a telona: o veterano do Vietnã John Rambo, mas enfatizando o lado humano da máquina de combate por meio de uma trama de cunho familiar. Levando uma vida tranquila ao lado de Maria (Adriana Barraza) e Gabrielle (Yvete Monreal), John vê seu mundo desmoronar com o desaparecimento da segunda, que segue para o México em busca do pai que a abandonou ainda criança, após a morte da mãe. Neste cenário, John é obrigado a encarar uma missão de resgate que desperta o Rambo de outrora.

 

John (Stallone) e Gabrielle (Monreal) têm uma relação de pai e filha (Foto: Divulgação).

 

Contando com técnica apurada, principalmente no que tange aos efeitos sonoros, “Rambo: Até o Fim” tem em Stallone o seu grande trunfo, pois o ator, que parece ter nascido para interpretar Rocky e Rambo, consegue explorar com sensibilidade o lado humano de um homem ainda atormentado pelas lembranças da guerra, lutando diariamente contra seus próprios fantasmas numa jornada que pode ser chamada de redentora. É um trabalho de composição que remete ao do já citado “Creed: Nascido Para Lutar”, quando Rocky precisa mergulhar no passado em prol do presente.

 

Sylvester Stallone, que também assina o roteiro ao lado de Matthew Cirulnick, tem Adriana Barraza e Yvete Monreal como principais apoios em cena, esbanjando química com as duas atrizes, que estão à vontade no universo criado por ele, Michael Kozoll e William Sackheim há 37 anos, baseado no livro “First Blood”, de David Morrell. Apesar da integração do elenco, o destaque negativo é Óscar Jaenada, que constrói o traficante mexicano Victor Martinez de forma extremamente caricata.

 

Óscar Jaeneada e Sergio Peris-Mencheta em cena como os irmãos Victor e Hugo Martínez, traficantes de drogas e mulheres (Foto: Divulgação).

 

Com sequências de ação repletas de violência gráfica, algumas delas capazes de revirar o estômago do espectador, “Rambo: Até o Fim” é um filme sobre a importância da família para o indivíduo e a necessidade de protegê-la e preservá-la a todo custo. É uma produção de ritmo narrativo ágil que respeita a essência do personagem que invadiu os cinemas pela primeira vez com “Rambo: Programado Para Matar” (First Blood – 1982), sob a direção de Ted Kotcheff.

 

“Rambo: Até o Fim” chega aos cinemas brasileiros na mesma semana do lançamento de um livro sobre Sylvester Stallone, “Stallone e as Coisas que Ficaram Guardadas no Porão”, de autoria do jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca. O livro, disponível apenas na versão digital, faz um apanhado da carreira do ator, abordando também a questão do heroísmo na indústria hollywoodiana.

 

Assista ao trailer oficial legendado:

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Rio de Janeiro

Estreia: Sidney Rezende detalha como será jornal na Rádio Tupi

Bastidores. A Super Rádio Tupi estreia, em abril 29 de abril, a próxima segunda-feira, um novo jornal, sob o comando…

33 minutos ago
  • Rio de Janeiro

Socialite Regina Gonçalves fala pela primeira vez sobre golpe milionário

A socialite Regina Gonçalves negou que seu motorista seja seu marido e diz que ele "levou joias e pedras preciosas"…

33 minutos ago
  • Televisão

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista

Ex-Polegar briga feio com ex de Jenny Miranda e deixa A Grande Conquista. Confusão aconteceu por conta de uma cueca…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

O que sabemos sobre o enredo da Mocidade Alegre 2025? Confira pistas

Bicampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre irá revelar o seu enredo para o desfile…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Ailton Krenak será tema de enredo no Carnaval de São Paulo de 2025

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

9 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Inocentes está entre enredo autoral ou reedição

Rio. A Inocentes de Belford Roxo realizou na noite da última quinta-feira (25) reunião presidida pelo presidente administrativo Icaro Ribeiro e…

19 horas ago