Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

Projeto Psicanálise & Cinema exibe ‘Inimigos, Uma História de Amor’

Na próxima sexta-feira, dia 25, às 19h, a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, abre a temporada 2019 do Projeto Psicanálise & Cinema com “Inimigos, Uma História de Amor” (Enemies: A Love Story – 1989), que está completando 30 anos. A exibição será seguida de debate com os críticos de cinema Susana Schild e Luiz Fernando Gallego, que também é psicanalista e coordenador do projeto.

 

Baseado no livro de Isaac Bashevis Singer, homenageado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1978, “Inimigos, Uma História de Amor” é ambientado na Nova York de 1949 e conta a história de Herman Broder (Ron Silver), sobrevivente do Holocausto que é ghostwriter de um rabino. Em seu segundo casamento e mantendo um romance extraconjugal com uma mulher também casada, Herman se vê às voltas com o reaparecimento de sua primeira esposa, Tamara (Anjelica Huston), que todos consideravam uma das vítimas fatais do Holocausto.

 

“O filme consegue traduzir a ironia do magnífico romance original, retratando com doses de humor e amargura a indizível experiência dos sobreviventes de uma das maiores infâmias cometidas contra a humanidade”, afirma Luiz Fernando Gallego. “A volta à vida ‘normal’ seria mesmo possível depois do Holocausto? Na estranha época atual, em que até mesmo a realidade dos horrores nazistas vem sendo negada por grupos de extrema-direita, este filme merece ser visto ou revisto. Com extrema inteligência, o grande romancista preferiu abordar o ‘depois’ dos campos de concentração, abrindo a discussão do que não pode ser esquecido mas cuja lembrança é, ao mesmo tempo, intolerável. E o filme é uma digna adaptação do livro que lhe deu origem”, completa Gallego.

 

Dirigido por Paul Mazursky, “Inimigos, Uma História de Amor” recebeu três indicações ao Oscar: melhor atriz coadjuvante para Anjelica Huston e Lena Olin e roteiro adaptado para Mazursky e Roger L. Simon.

 

Serviço:

– Data: 25/01;

– Horário: 19h;

– Duração: 119 minutos;

– Classificação etária: 14 anos;

– Exibição do filme: entrada gratuita, sujeita à lotação da sala (64 lugares);

– Debate: R$ 20 (taxa de manutenção);

– Local: SBPRJ – Rua Davi Campista, 80 – Humaitá;

– Reservas: 2537-1333 e 2537-1115 – sbprj@sbprj.org.br

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Carnaval

Exposição Rio Carnaval segue até 19 de maio no MAR

Rio. Com curadoria do cenógrafo, arquiteto e artista Gringo Cardia e do historiador e escritor Luiz Antônio Simas, a exposição…

4 dias ago
  • Carnaval/SP

Mães do samba: conheça a história da tradicional ala de baianas no Carnaval

Neste domingo (12) é celebrado o Dia da Mães, uma das datas mais afetivas do calendário. No samba, especificamente no universo…

4 dias ago
  • Brasil

RS: Mães de autistas criam espaço de acolhimento para neurodivergentes

Solidariedade. A jornalista Debora Saueressig e a nutricionista Roberta Vargas, mães de crianças autistas, criaram o Instituto Colo de Mãe,…

4 dias ago
  • Carnaval

RS: Escolas de samba produzem rodos para limpeza de casas

Liesa. A solidariedade é uma característica das escolas de samba do Rio de Janeiro. Diante da tragédia das enchentes no Rio…

4 dias ago
  • Carnaval/SP

Relembre o desfile em homenagem às mães no Carnaval de São Paulo

Fazendo sua estreia no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a escola de samba Dragões da Real prestou um…

4 dias ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Parque Rita Lee é inaugurado na Barra da Tijuca

Homenagem. Para homenagear a cantora e compositora Rita Lee, cujo falecimento este mês completou um ano, a Prefeitura do Rio…

4 dias ago