Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Oscar 2022: a hora e a vez do streaming?

A 94a cerimônia do Oscar está agendada para 27 de março de 2022 (Foto: Divulgação – Crédito: Richard Harbaugh / ©A.M.P.A.S.).

Na última terça-feira, dia 08, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) divulgou a lista de indicados ao Oscar 2022, mas sem grandes surpresas. Isto se deve ao fato de a instituição ter seguido a tendência da temporada americana, inclusive no que tange ao espaço concedido a produções originais de plataformas de streaming, sobretudo da Netflix, que totaliza 27 indicações.

 

O Oscar 2022 será realizado no Dolby Theatre, em Los Angeles, no formato presencial (Foto: Divulgação / Crédito: AMPAS).

Ainda buscando o sonho dourado em forma de estatueta de melhor filme, a gigante do streaming emplacou dois títulos na categoria, “Não Olhe Para Cima” (Don’t Look Up – 2021), de Adam McCay, e “Ataque dos Cães” (The Power of the Dog – 2021), de Jane Campion, única mulher a receber duas indicações ao Oscar de melhor direção. Revisitando o faroeste, um dos gêneros mais populares do cinema clássico, a cineasta neozelandesa colocou a Netflix na dianteira da corrida pelo Golden Boy, pois o longa protagonizado por Benedict Cumberbatch disputa 12 categorias ao total. Mesmo deixando a empresa numa situação confortável, a liderança aumenta a pressão sobre o título neste período de votação e campanha, especialmente pelo histórico da companhia, que esteve na mesma posição em anos anteriores e não transformou o sonho em realidade, conquistando estatuetas importantes, sim, mas não a principal.

 

Não há como negar a potência de “Ataque dos Cães”, que tem como um dos principais concorrentes o musical “Amor, Sublime Amor” (West Side Story – 2021), versão de Steven Spielberg para o clássico homônimo de Robert Wise e Jerome Robbins, lançado em 1961, que venceu 10 estatuetas, incluindo as de melhor filme, direção e atriz coadjuvante (Rita Moreno, a primeira latina a conquistar a estatueta de melhor atriz coadjuvante, por seu desempenho como Anita, personagem que colocou Ariana DeBose na disputa deste ano). Bastante impactado pelo efeito dominó de adiamentos impostos pela pandemia do novo coronavírus, “Amor, Sublime Amor” foi concebido por Spielberg para a tela grande da sala de exibição, celebrando o cinema em sua essência, assim como outros seis finalistas ao Oscar de melhor filme. São eles: “Belfast” (Belfast – 2021), de Kenneth Branagh; “O Beco do Pesadelo” (Nightmare Alley – 2021), de Guillermo del Toro; “Licorice Pizza” (Licorice Pizza – 2021), de Paul Thomas Anderson; “Drive My Car” (Doraibu mai kâ – 2021, Japão), de Ryûsuke Hamaguchi; “King Richard: Criando Campeãs” (King Richard – 2021), de Reinaldo Marcus Green; e “Duna” (Dune: Part One – 2021), de Denis Villeneuve – os dois últimos estrearam simultaneamente no circuito e na HBO Max, nos Estados Unidos.

 

Nesta edição, uma terceira produção original de plataformas digitais completa a lista de finalistas ao Oscar de melhor filme, “No Ritmo do Coração” (CODA – 2021), dirigido por Sian Heder para a AppleTV+. Responsável por plantar a primeira semente do streaming há alguns anos, a Apple ainda emplacou três indicações para outro título, “A Tragédia de Macbeth” (The Tragedy of Macbeth – 2021), de Joel Coen.

 

Se o streaming não prevaleceu em quantidade de indicados às estatuetas de filme e direção, o mesmo não pode ser dito acerca das categorias destinadas a atores, exceto a de atriz coadjuvante, que conta com três atuações de produções de estúdios e duas de plataformas digitais – Jessie Buckley, por “A Filha Perdida” (The Lost Daughter – 2021), e Kirsten Dunst, por “Ataque dos Cães”. Situação inversa à da corrida pelo prêmio de melhor atriz, que tem somente Jessica Chastain e Kristen Stewart como indicadas por trabalhos desenvolvidos diretamente para a tela grande – “Os Olhos de Tammy Faye” (The Eyes of Tammy Faye – 2021) e “Spencer” (Spencer – 2021), respectivamente. Já na disputa masculina, Will Smith é o único indicado como ator principal por filme não produzido por e para o streaming, “King Richard: Criando Campeãs”, que também lhe rendeu uma nomeação ao Golden Boy de melhor filme; tal qual o irlandês Ciarán Hinds, de “Belfast”, como coadjuvante.

 

Tentando demonstrar comprometimento com questões como representatividade, diversidade e inclusão, a AMPAS realizará a cerimônia do Oscar 2022 enfrentando novamente o dilema de celebrar o modelo tradicional de cinema ou abraçar de vez o streaming. Mas para que o abraço caloroso realmente aconteça, as plataformas digitais terão de lutar contra o preconceito para com suas produções originais, chamadas por muitos de “telefilmes”, inevitavelmente acirrando os ânimos na capital do cinema nas semanas que antecedem o evento, sobretudo no cenário pandêmico em que o setor precisa da receita das bilheterias para se recuperar da crise econômica oriunda da sanitária.

 

A 94a edição do Oscar será realizada no dia 27 de março no Dolby Theatre, em Los Angeles, mas nenhum detalhe foi divulgado até o momento. A cerimônia será transmitida no Brasil pelo canal por assinatura TNT.

 

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