Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Oscar 2021: máscaras não são obrigatórias

A 93a edição do Oscar será realizada em 25 de abril (Foto: Divulgação / Crédito: Krislam Chin – The Academy).

A pandemia de Covid-19 não está sob controle e não há previsão para que o pesadelo chegue ao fim, infelizmente. Mesmo assim, Jesse Collins, Stacey Sher e Steven Soderbergh, produtores da cerimônia de entrega do Oscar, decidiram que as máscaras não serão obrigatórias durante o evento que será realizado no próximo domingo, dia 25.

 

De acordo com a Variety, a justificativa do trio é que o Oscar deste ano está sendo produzido como um filme e, portanto, segue os protocolos de segurança dos sets de filmagens, que não impõem o uso de máscaras em frente às câmeras. Além disso, os produtores alegam que a vacinação está em ritmo acelerado nos Estados Unidos, o que tem diminuído os números de casos e óbitos nas últimas semanas, e que cada participante será testado ao menos três vezes nos dias que antecedem o Oscar. E quem não residir em Los Angeles, Londres ou Paris será obrigado a cumprir quarentena cujo tempo e regras foram definidos previamente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS), que, segundo o The Hollywood Reporter, tem trabalhado sob a consultoria do Dr. Erin Bromage, médico e professor da Universidade de Massachusetts, Dartmouth.

 

Sendo assim, os convidados que estiverem na área principal da cerimônia para a entrega das estatuetas e, obviamente, ao vivo em emissoras de televisão mundo afora, não precisarão usar o acessório imprescindível para conter a disseminação do novo coronavírus, contrariando não apenas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como também do presidente americano Joe Biden, defensor ferrenho do uso de máscaras pela população. No entanto, ainda segundo a Variety, os convidados terão de colocar as máscaras nos intervalos e, também, nas outras áreas do evento, pois haverá rodízio de pessoas no auditório principal, tanto na Union Station quanto nas outras locações.

 

A não obrigatoriedade do uso de máscaras durante a cerimônia gerou críticas à AMPAS, que já havia sido criticada anteriormente por manter um evento presencial em meio à pandemia, proibindo participações remotas, principalmente dos indicados, parte deles integrante do grupo de risco da Covid-19.

 

A 93ª cerimônia de entrega do Oscar será realizada no próximo domingo, dia 25, em locações distintas, dentro e fora dos Estados Unidos, tendo a Union Station e o Dolby Theatre, ambas em Los Angeles, como palcos principais, devido à pandemia de Covid-19, que impôs testes de PCR aos profissionais envolvidos e aos poucos convidados de cada locação (apresentadores, indicados e um acompanhante, cada, exceto em Paris, onde acompanhantes não serão permitidos, assim como alimentos e bebidas). No Brasil, a maior festa do cinema mundial será transmitida ao vivo pelo canal por assinatura TNT e pela Rede Globo (após o “Big Brother Brasil”).

 

Leia também:

Especial Oscar 2021: categoria de melhor direção

Especial Oscar 2021: categoria de melhor ator

Especial Oscar 2021: categoria de melhor atriz

Especial Oscar 2021: categoria de melhor ator coadjuvante

Especial Oscar 2021: categoria de melhor atriz coadjuvante

Especial Oscar 2021

Oscar 2021: pandemia, streaming e diversidade

Oscar 2021: ‘Mank’ lidera com 10 indicações

Comentários

 




    gl