Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Os filmes mais aguardados de 2019

“Vingadores: Ultimato” marca o fim do contrato de Robert Downey Jr. com a Disney / Marvel (Foto: Divulgação).

Não é novidade para ninguém que o filme mais aguardado de 2019 é “Vingadores: Ultimato” (Avengers: Endgame – 2019), de Anthony e Joe Russo. Previsto para estrear no Brasil em 26 de abril, o longa promete ultrapassar a marca de seu antecessor, “Vingadores: Guerra Infinita” (Avengers: Infinity War – 2018), que arrecadou US$ 2,04 bilhões, tornando-se o campeão de bilheterias de 2018.

 

Antes, porém, a Marvel e a Disney vão levar uma heroína às telas: Carol Denvers / Capitã Marvel, interpretada por Brie Larson, vencedora do Oscar de melhor atriz por “O Quarto de Jack” (Room – 2015). Com direção de Anna Boden e Ryan Fleck, o longa entra em cartaz em 07 de março e conta a história pregressa da personagem que promete arrumar a bagunça deixada por Thanos (Josh Brolin) e seu estalar de dedos em “Vingadores: Guerra Infinita”, uma vez que a Capitã Marvel integra o elenco de “Vingadores: Ultimato”.

 

A Marvel também invadirá os cinemas com dois títulos produzidos em parceria com a Sony e a Fox, que agora pertence à Disney: “Homem-Aranha: Longe de Casa” (Spider-Man: Far From Home – 2019) e “X-Men: Fênix Negra” (Dark Phoenix – 2019), respectivamente. Dirigida por Jon Watts, a nova aventura do Cabeça de Teia chega aos cinemas brasileiros em 04 de julho, enquanto o longa de Simon Kinberg tem lançamento previsto para 06 de junho.

 

Este ano a Marvel terá concorrência, pois a DC/Warner promete brigar pelas bilheterias com “Coringa” (Joker – 2019). O aguardado filme solo do vilão de Gotham City entra em cartaz em 03 de outubro, sob a direção de Todd Phillips, tendo Joaquin Phoenix no papel do Palhaço do Crime.

 

Como o cinema pipoca não é composto apenas por adaptações de quadrinhos, o último capítulo da nova trilogia de “Star Wars” (Idem – 1977) é uma das promessas das bilheterias este ano. Dirigido por J.J. Abrams, “Star Wars: Episódio IX” (Star Wars: Episode IX – 2019) será lançado em 19 de dezembro com a responsabilidade de honrar a saga criada por George Lucas em 1977, principalmente após o desgaste causado pelo spin-off  “Han Solo: Uma História Star Wars” (Solo: A Star Wars Story – 2018), uma das decepções de 2018.

 

Dirigido por Tim Burton, “Dumbo” será lançado nos cinemas brasileiros em 28 de março de 2019 (Foto: Divulgação).

 

Além de “Capitã Marvel”, “Vingadores: Ultimato” e “Star Wars: Episódio IX”, a Disney levará às salas filmes que a ajudarão a deixar seu cofre tão recheado quanto o do Tio Patinhas, e não apenas com as animações “WiFi Ralph: Quebrando a Internet” (Ralph Breaks the Internet – 2019) e “Toy Story 4” (Idem – 2019), previstos para 03 de janeiro e 20 de junho respectivamente. Isto porque o estúdio do Mickey há tempos encontrou nas adaptações em live-action de seus clássicos animados uma nova mina de ouro. E as próximas adaptações são: “Dumbo” (Idem – 2019), de Tim Burton, em 28 de março; “Aladdin” (Idem – 2019), de Guy Ritchie, em 23 de maio; e “O Rei Leão” (The Lion King – 2019), de Jon Favreau, em 18 de julho. Vendido como live-action, “O Rei Leão” é, na verdade, uma versão em computação gráfica do clássico que ajudou a reerguer o departamento de animação do estúdio nos anos 1990.

 

Sequência direta de “Fragmentado” (Split – 2016), “Vidro” (Glass – 2019) chega aos cinemas em 23 de março. Com direção de M. Night Shyamalan, o longa encera a trilogia iniciada com “Corpo Fechado” (Unbreakable – 2000) e é estrelado por James McAvoy, Samuel L. Jackson e Bruce Willis.

 

Também protagonizado por James McAvoy, “It: A Coisa, Capítulo 2” (It: Chapter Two – 2019) entra em cartaz no Brasil em 05 de setembro. Baseado na obra de Stephen King, o longa dirigido por Andy Muschietti é a continuação de “It: A Coisa” (It – 2017), um dos títulos mais aclamados de 2017.

 

Protagonizado por Michael B. Jordan, “Creed II” é a continuação do spin-off da franquia “Rocky” (Foto: Divulgação).

 

Com lançamento agendado para 24 de janeiro no Brasil, “Creed II” (Idem – 2018) mostra Adonis (Michael B. Jordan) e Rocky Balboa (Sylvester Stallone) sendo desafiados pelo passado, uma vez que Adonis vai enfrentar o filho de Ivan Drago (Dolph Lundgren) no ringue. Dirigido por Steven Caple Jr., o longa é a sequência direta de “Creed: Nascido Para Lutar” (Creed – 2015), spin-off da franquia “Rocky”, iniciada por Stallone em 1976.

 

Dois títulos badalados na atual temporada de premiações também são aguardados com ansiedade pelos cinéfilos brasileiros em 24 de janeiro: “Boy Erased: Uma Verdade Anulada” (Boy Erased – 2018), de Joel Edgerton, e “Se a Rua Beale Falasse” (If Beale Street Could Talk – 2018), de Barry Jenkins.

 

Biografia de Elton John, “Rocketman” (Idem – 2019) promete sacudir as salas de exibição a partir do dia 30 de maio. Dirigido por Dexter Fletcher, responsável pela finalização de “Bohemian Rhapsody” (Idem – 2018) após o afastamento de Bryan Singer, o longa conta com Taron Egerton (Elton John) e Bryce Dallas Howard (Sheila Eileen) em seu elenco.

 

Dentre os lançamentos programados pelo cinema nacional no decorrer deste ano, três se destacam entre os mais aguardados: “Turma da Mônica – Laços” (2019), de Daniel Rezende, em 27 de junho; “Eduardo e Mônica” (2019), de René Sampaio, em 10 de outubro; e “Minha Mãe é Uma Peça 3” (2019), de César Rodrigues, em 26 de dezembro. Este último, protagonizado por Paulo Gustavo, integra uma das franquias mais lucrativas do cinema brasileiro.

 

Leia também:

Top 10: os melhores filmes de 2018

Top 10: as maiores bilheterias de 2018

Hollywood tenta se reerguer em 2018

Comentários




    gl