Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘O Primeiro Homem’ estreia no Telecine

“O Primeiro Homem” é dirigido por Damien Chazelle e protagonizado por Ryan Gosling (Foto: Divulgação).

Baseado na obra de James R. Hansen, “O Primeiro Homem” (First Man – 2018) é o título escolhido para a sessão “Superestreia” do Telecine Premium neste sábado, dia 20, às 22h. A escolha deste filme não pelo canal por assinatura foi por acaso, pois a chegada do Homem à Lua completa 50 anos neste sábado.

 

Com produção executiva de Steven Spielberg e direção de Damien Chazelle, o longa começa em 1961, com Armstrong (Ryan Gosling) enfrentando problemas técnicos no X-15, aeronave utilizada pelo programa espacial americano em suas primeiras incursões ao espaço, fazendo um pouso forçado no Deserto de Mojave (Califórnia). Alvo de críticas de alguns colegas de trabalho e em meio ao drama da perda da filha, Armstrong decide se candidatar à vaga de astronauta oferecida pela NASA. Assim, em 1962, se torna integrante do Projeto Gemini, numa época em que os soviéticos lideravam a corrida espacial. Seu comprometimento o torna um dos destaques do projeto que consiste na realização de tarefas que os habilitem para o Programa Apollo. Após o incidente que vitima três astronautas, Armstrong é convidado para assumir a Apollo 11, missão que o leva à Lua.

 

Ao contrário do que se possa imaginar, o longa de Chazelle não aposta suas fichas em clichês nem no tom patriótico. Ou seja, foca no fator humano, não no programa espacial que acirrou a disputa entre Estados Unidos e a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em plena Guerra Fria.

 

Tecnicamente primoroso, “O Primeiro Homem” tem como fio condutor de sua trama o sacrifício imposto pela vontade do indivíduo de conquistar seu próprio espaço, o que remete imediatamente às situações apresentadas nos filmes anteriores de Chazelle, “Whiplash – Em Busca da Perfeição” (Whiplash – 2014) e o já citado “La La Land – Cantando Estações” (La La Land – 2016). Apesar de esnobado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) nas categorias principais do Oscar deste ano, algo que surpreendeu parte da imprensa, este longa serviu para consolidar Damien Chazelle como um dos nomes mais importantes de sua geração.

 

“O Primeiro Homem” estará disponível no Telecine Play a partir deste sábado e também será reprisado no domingo, dia 21, às 20h, no Telecine Pipoca.

 

Leia também:

Crítica – ‘O Primeiro Homem’: mais um gol de Damien Chazelle!

Comentários

 




    gl