Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘O Caso Collini’: a dor da guerra

Na Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial, inúmeros oficiais nazistas assumiram cargos importantes no governo, até mesmo no Ministério da Justiça. Entre eles, Eduard Dreher, que, em 1968, sancionou a Lei Dreher com o objetivo de absolver criminosos de guerra, inclusive a si próprio. Isto é abordado no drama de tribunal alemão “O Caso Collini” (Der Fall Collini – 2019), que entra em cartaz nesta quinta-feira, dia 19, em algumas cidades brasileiras que já autorizaram a reabertura das salas de exibição.

 

Baseado no best-seller homônimo de Ferdinand von Schirach, “O Caso Collini” conta a história de Caspar Leinen (Elyas M’Barek), jovem advogado que tem como primeira grande oportunidade profissional assumir a defesa de um homem acusado de assassinar o industrial alemão Hans Meyer (Manfred Zapatka). O problema é que Leinen cresceu como membro da família de Meyer, inclusive mantendo um romance com sua neta, Johanna (Alexandra Maria Lara), o que o coloca numa posição bastante delicada que, inicialmente, configura conflito de interesses.

 

Franco Nero e Elyas M’Barek em cena de “O Caso Collini” (Foto: Divulgação).

 

Conduzido com segurança por Marco Kreuzpaintner, o longa, ambientado em 2001, é habilidoso no desenvolvimento dos temas abordados, sobretudo no que tange à ferida causada pela Segunda Guerra Mundial, ainda não cicatrizada para quem foi vitimado pela barbárie nazista. Neste contexto, o veterano Franco Nero (Fabrizio Collini, fase adulta) surge como um gigante em cena, trabalhando com propriedade o trauma e a frustração que levaram Collini a tomar medidas extremas, uma vez que o sistema protegeu quem deveria condenar. Vencedor do David di Donatello Award de melhor ator por “O Dia da Coruja” (Il giorno della civetta – 1968), Nero dá elementos suficientes para Elyas M’Barek crescer na tela numa atuação madura que esmiúça sem pieguice os conflitos internos do personagem, principalmente quando afeto e gratidão se contrapõem ao senso de justiça.

 

Apoiado pela montagem ágil de Johannes Hubrich, que insere trilha sonora e flashbacks com precisão cirúrgica, “O Caso Collini” apresenta sua trama com cuidado, sem atropelar os fatos, para levar o espectador à reflexão. É um drama de tribunal consistente sobre a obstinação de um jovem desacreditado pela própria classe e sua inesperada busca pela verdade, que o confronta com brutalidade, fazendo-o ressignificar os papeis de vítima e carrasco.

 

* “O Caso Collini” será exibido nos cinemas das seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Santos, Cotia, Botucatu, Salvador, Porto Alegre, Vitória e Belo Horizonte.

 

Assista ao trailer oficial legendado:

Ana Carolina Garcia

Share
Published by
Ana Carolina Garcia
Tags: CinemaElyas M'BarekFranco NeroMarco Kreuzpaintner

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Geral
  • Televisão

A Grande Conquista 2. Casal surgindo?

Paz. Nesta sexta-feira (3), a paz está reinando em A Grande Conquista 2. Até mesmo um novo casal parece estar se…

26 minutos ago
  • Brasil

Famosos pedem doações para o Rio Grande do Sul

Solidariedade. A tragédia das chuvas que acontece no Rio Grande do Sul, que até o início da noite desta sexta-feira…

30 minutos ago
  • Festival de Parintins

Parintins: TV A Crítica reage após notícia de Festival na Globo; veja editorial

Parintins: TV A Crítica reage após notícia de Festival na Globo; veja editorial Parintins. Nessa quinta-feira (2) o Festival de…

2 horas ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Depois das tretas, vileiros cantam

Trégua. Os ânimos parecem ter acalmado em A Grande Conquista 2 depois das várias tretas entre os participantes. Os vileiros…

2 horas ago
  • Famosos

Simony exibe visual após fim do câncer

Luta. Simony segue compartilhando com seus seguidores sua luta contra o câncer. Nesta sexta-feira (3), a cantora publicou uma foto no…

2 horas ago
  • Televisão

A Grande Conquista 2: vem prova de resistência por aí?

Jogadores teorizam sobre carro que apareceu na Vila. Prova de resistência? Jonas cogitou: “Prova de resistência, não sabemos qual vai…

2 horas ago