Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Mostra Ecofalante 2020: ‘Exodus’

“Exodus”: documentário iraniano é dirigido por Bahman Kiarostami (Foto: Divulgação).

A eclosão da Guerra do Afeganistão (1979 – 1989) colocou o país numa situação econômica difícil, ocasionando crise humanitária que levou parte da população a fugir para países como o Irã, que abriu sua fronteira e recebeu cerca de três milhões de afegãos em 1979. Com o passar dos anos, o cenário sócio-político iraniano sofreu transformações que impactaram sua economia, sobretudo após as sanções americanas nos últimos anos, afetando diretamente os refugiados afegãos, que, devido à recessão, sonham em retornar ao seu país de origem. É exatamente em torno deste tema que gira o documentário de Bahman Kiarostami, “Exodus” (Idem – 2018), selecionado para a seção Panorama Internacional Contemporâneo – Povos e Lugares, da Mostra Ecofalante 2020.

 

Inédito no Brasil, “Exodus” é ambientado no Iman Reza Return Centre, o Centro de Retorno, responsável por liberar a saída de refugiados em situação ilegal no Irã. Assim, o espectador é apresentado tanto ao modus operandi dos funcionários do local quanto às histórias de afegãos que, no passado, cruzaram a fronteira iraniana em busca de uma vida melhor.

 

Com pouco mais de uma hora de duração, o documentário de Bahman Kiarostami mostra as consequências da guerra civil, também chamada de Afegã-Soviética, sobre uma pequena parcela dos milhares de imigrantes ilegais. Neste contexto, o cineasta, filho de Abbas Kiarostami, encontra espaço para abordar opiniões distintas acerca do ocidente, inclusive sua nítida influência em alguns jovens, o conflito sírio, a ameaça talibã e a vulnerabilidade de mulheres de liberdade cerceada que precisam de autorização de pai, marido ou qualquer outra figura masculina da família para que possam retornar ao seu país.

 

“Exodus” tem como grande trunfo o fato de Bahman Kiarostami não julgar nenhum dos envolvidos, funcionários do Centro e afegãos, conduzindo o documentário com sensibilidade, mas sem diminuir o impacto sobre o espectador, confrontado com o retrato da dor e da miséria de uma região há décadas assolada por conflitos bélicos de origens distintas.

 

A Mostra Ecofalante 2020 acontece até 20 de setembro, com programação online e gratuita. Clique aqui para conferir a programação.

 

Leia também:

Mostra Ecofalante começa nesta quarta

 

Assista ao trailer oficial (com legendas em inglês):

Comentários

 




    gl