Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Mostra Ecofalante 2020: ‘Deus’

Documentário sobre a visita do Papa Francisco, “Deus” é inédito no Brasil (Foto: Divulgação).

Na competição latino-americana da Mostra Ecofalante 2020, “Deus” (Dios – 2019) faz um retrato da crise religiosa chilena no período da visita do Papa Francisco, em 2018. Inédito no Brasil, o documentário é dirigido por Christopher Murray, Josefina Buschmann e Israel Pimentel.

 

“Deus” está na competição latino-americana da Mostra Ecofalante (Foto: Divulgação).

Nos últimos anos, diversos casos de abuso sexual e pedofilia por parte do clérigo católico colocou em xeque a fé e a confiança de fiéis em todo o mundo. Com isso, não foram poucos os que abandonaram a religião. No Chile, alguns se tornaram evangélicos, outros, ateus. Porém, há aqueles que, independentemente da crença, respeitam preceitos de bondade e a imagem de homem humilde adotada pelo Papa. Isto é apresentado pelos diretores, que também abordam a situação sócio-política-econômica do país.

 

A visita do Papa Francisco às cidades chilenas de Santiago, Iquique e Temuco foi marcada por discursos em tom pacífico – “Eu sei a dor causada pelos casos de abuso infantil. Eu sei o quanto é preciso para superar o dano doloroso. Sinto dor pelos danos às vítimas e suas famílias que confiaram nos Ministros da Igreja e foram traídas. Sinto dor pela comunidade eclesiástica. Mas também por vocês, meus irmãos, que experimentaram o desgaste causado pela suspeita”. Contudo, tais discursos impulsionaram a polêmica que abalou as estruturas do Vaticano, principalmente quando o Pontífice defendeu o Bispo Juan Barros, suspeito de acobertar abusadores. “Não há nenhuma evidência. Tudo é difamação”, respondeu Francisco a um repórter.

 

“Deus” concede mais espaço aos protestos violentos e ataques a igrejas, à repercussão dos abusos e ao eterno debate sobre aborto – “Se o Papa fosse mulher, o aborto seria legal”, diz o grupo a favor da legalização, fortalecendo o direito de escolha individual. Neste contexto de palavras de ordem, o documentário chama a atenção pela radicalização de um homem que usa a religião como desculpa para disseminar o ódio contra homossexuais, profetizando catástrofes como castigo divino.

 

Com roupagem e linguagem televisivas, a produção é eficaz ao abrir o leque e apresentar o tenso cenário chileno à época da visita do Pontífice, mas peca ao não se aprofundar o suficiente em nenhuma das questões levantadas no decorrer de pouco mais de uma hora de duração.

 

A Mostra Ecofalante 2020 acontece até 20 de setembro, com programação online e gratuita. Clique aqui para conferir a programação.

 

Assista ao trailer oficial:

Comentários

 




    gl