Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Missão de Honra’: pilotos poloneses na Batalha da Grã-Bretanha

“Missão de Honra” entrou em cartaz em poucos mercados (Foto: Divulgação).

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), pilotos poloneses integraram a Força Aérea Real (Royal Air Force – RAF), sobretudo na Batalha da Grã-Bretanha, em 1940, quando a Força Aérea Alemã, a Luftwaffe, realizou uma série de bombardeios no Reino Unido para forçar um armistício. Esta história é contada no drama de guerra “Missão de Honra” (Hurricane – 2018), lançado diretamente no streaming e disponível no catálogo da Amazon Prime Video.

 

Com direção de David Blair, “Missão de Honra” mostra o esforço do Esquadrão 303, de Northolt, liderado pelo canadense John Kent (Milo Gibson), para derrotar a Luftwaffe, abordando o choque cultural e os traumas de homens que testemunharam a barbárie nazista em seu país de origem.

 

A premissa de “Missão de Honra” é interessante, mas a maneira como foi concebido expõe a falta de apuro, principalmente no que tange ao roteiro assinado por Alastair Galbraith e Robert Ryan. Apesar de manter o ritmo narrativo, a trama contém lacunas que poderiam ter sido preenchidas em prol do drama, prejudicado pelo modelo esquemático adotado pela dupla estreante em longas-metragens, o que dificulta o envolvimento do espectador.

 

Com efeitos visuais e sonoros irregulares, provável reflexo do baixo orçamento, estimado em US$ 10 milhões, “Missão de Honra” conta com elenco cujas atuações são divididas entre caricatas e medianas. Neste contexto, seu destaque positivo é Stefanie Martini (Phyllis Lambert), que passeia com naturalidade pelas diferentes camadas de uma jovem que, apesar de estar à frente de seu tempo, aceita permanecer numa relação abusiva e sem amor por considerar o certo a ser feito diante das circunstâncias. Sem dúvida, a personagem mais interessante deste longa que ainda tem como destaques Milo Gibson e Iwan Rheon (Jan Zumbach).

 

Stefanie Martini em cena de “Missão de Honra” (Foto: Divulgação).

 

Tentando conquistar seu espaço como ator, Milo Gibson compôs Kent trilhando pelo caminho seguro da transformação gradual, passando da desconfiança à amizade com os poloneses. Voltando ao universo da Segunda Guerra Mundial, Gibson, que estreou sob a direção do pai, Mel, como fuzileiro em “Até o Último Homem” (Hacksaw Ridge – 2016), não brilha em cena, mas demonstra dedicação apesar do pouco material que lhe foi fornecido pelos roteiristas. É o mesmo caso de Rheon, que trabalha de forma correta a dor e a obstinação do piloto atormentado pelas memórias da Polônia, descartado pelo governo britânico assim como outros combatentes estrangeiros no pós-guerra.

 

Com roupagem de telefilme, “Missão de Honra” vale por apresentar uma parte da História pouco explorada pelo cinema, reconhecendo o papel fundamental dos poloneses para a proteção do Reino Unido.

 

Assista ao trailer oficial:

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • São Paulo

Criança do Malawi, adotada por brasileiros, encanta ao contar sua rotina

Criança do Malawi, adotada por casal brasileiro, encanta ao web ao contar sua rotina. Garotinho adotado fala de sua vida…

6 dias ago
  • Carnaval/SP

A Vila Canta Ogum! Relembre o desfile protegido com as armas de Jorge no Anhembi

Depois de 10 anos, a Unidos de Vila Maria - décima terceira colocada no Grupo Especial em 2023 - voltou…

6 dias ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Leticia Spiller aparece nua em banho de cachoeira: ‘Salve Jorge’

Letícia Spiller dividiu com os fãs um momento especial curtindo a natureza. Nas redes sociais, a artista de 50 anos,…

6 dias ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Com o fim do BBB 24, Tadeu Schmidt analisa postura de Davi

Tadeu Schmidt foi o primeiro convidado da oitava temporada do programa "Conversa com Bial", exibido nesta segunda-feira (22). Diante de…

6 dias ago
  • Entretenimento
  • Música
  • Televisão

Ogum! Zeca Pagodinho relança clássico com participação especial

Em homenagem a São Jorge, santo de sua devoção, Zeca Pagodinho lançou nesta terça-feira (23), o primeiro single do audiovisual…

6 dias ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Televisão

Larissa Manoela comenta possível reconciliação com os pais após rompimento

Abriu o coração. Após oito meses desde o rompimento com os pais, Larissa Manoela falou sobre a possibilidade de reconciliação…

6 dias ago