Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘Launchpad: Uma Coleção de Curtas’ chama a atenção pela sensibilidade

A Disney+ oferece vasto catálogo para todas as idades (Foto: Divulgação).

Lançada em 28 de maio pela Disney+, “Launchpad: Uma Coleção de Curtas” (Launchpad: A Short Film Collection- 2021) reúne seis títulos em live-action sobre “Descoberta”, tema escolhido para a primeira temporada, atendendo às novas demandas da sociedade no que tange à diversidade, representatividade e inclusão.

 

“Launchpad: Uma Coleção de Curtas” é a nova aposta da Disney+ (Foto: Divulgação).

De certa forma dialogando com outra série disponibilizada pela Disney+, a “SparkShorts – Projetos de Artistas da Pixar” (SparkShorts – desde 2019), “Launchpad: Uma Coleção de Curtas” tem a sensibilidade como elemento essencial da narrativa dos curtas que poderiam, sim, ser adaptados para o ambicioso formato de longa-metragem, pois suas respectivas tramas levam o espectador à reflexão mesmo quando são conduzidas com toques de humor e fantasia, como “Encarando meus Segredos” (Growing Fangs), de Ann Marie Pace, e “O Último dos Chupacabras” (The Last of the Chupacabras), de Jessica Mendez Siqueiros.

 

Buscando um canal de comunicação direto tanto com crianças quanto com adultos, seguindo a linha de filmes para toda a família instituída pelos estúdios Disney ainda em seus primórdios, esta série de curtas também assume um viés mais sério com “American Eid” (Idem), de Aqsa Altaf, “O Jantar está Servido” (Dinner is Served), de Hao Zheng, “Seja um Tigre” (Let’s Be Tigers), de Stefanie Abel Horowitz, e “The Little Prince(ss)”, de Moxie Peng. Estes quatro curtas são guiados pelo drama, mas, tal qual os outros, com certa leveza para facilitar a compreensão por parte da fatia mais jovem do público, principalmente por abordar questões como luto, aceitação e adaptação.

 

Celebrando o Pato Donald

 

“Você Já Foi à Bahia?” conta com o papagaio Zé Carioca (Foto: Divulgação).

“Launchpad: Uma Coleção de Curtas” não é o único destaque do catálogo da Disney+ atualmente. Contando com títulos da Marvel, como “Loki” (Idem – 2021), que requer um mergulho no Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) para melhor compreensão, principalmente nos filmes-solo de Thor (Chris Hemsworth) e de “Os Vingadores” (The Avengers – iniciada em 2012), a plataforma digital homenageia um dos melhores amigos do Mickey na seção especial chamada de “Coleção Pato Donald”.

 

A “Coleção Pato Donald” reúne filmes e séries com o personagem, inclusive “A Casa do Mickey” (Mickey Mouse Clubhouse – 2006 – 2016), que tem perfil educativo, tornando-se aliada dos pais no processo de descobertas e, até mesmo, alfabetização dos baixinhos. Dentre os filmes selecionados para esta seção em homenagem ao 90o aniversário de Donald, dois títulos chamam a atenção por terem sido produzidos no início dos 1940, no período em que Hollywood começou a olhar para a América Latina na chamada política da boa vizinhança cuja implementação ocorreu devido à perda de alguns mercados durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945): o curta “Alô, Amigos” (Saludo Amigos – 1942), de Wilfred Jackson, Jack Kinney, Hamilton Luske e Bill Roberts, e o longa “Você Já foi à Bahia?” (The Three Caballeros – 1944), de Norman Ferguson, Clyde Geronimi, Jack Kinney, Bill Roberts e Harold Young. Essas duas produções têm lugar especial na memória afetiva dos brasileiros por terem como coadjuvante o papagaio Zé Carioca, criado em homenagem ao Brasil.

 

Criado por Walt Disney, Federico Pedrocchi e Dick Lundy, o pato mais rabugento da indústria do entretenimento, Donald Fauntleroy Duck, estreou em 09 de junho de 1931 como o melhor amigo do camundongo que possibilitou o então cartunista Disney a construir seu império. Ao lado de Mickey Mouse, Pato Donald participou de centenas de produções televisivas e cinematográficas, além de estampar livros e HQ’s, conquistando o público de todas as idades. Homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, Pato Donald é um personagem icônico do mundo mágico de Walt Disney que, há 90 anos, segue firme e forte levando alegria aos fãs, inclusive nos parques de diversões da companhia, onde é um dos mais procurados para fotos.

 

Leia também:

‘Cruella’: Disney já trabalha em sequência

‘Launchpad: Uma Coleção de Curtas’ estreia na Disney+

Comentários

 




    gl