Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Janet Yang é eleita presidente da AMPAS

Janet Yang durante evento de aniversário de “O Clube da Felicidade e da Sorte” em 22 de agosto de 2018 (Foto: Divulgação – Crédito: Matt Petit / ©A.M.P.A.S.).

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) anunciou que a produtora Janet Yang é sua nova presidente, substituindo o diretor de fotografia David Rubin, que ocupou o cargo por dois mandatos.

 

“Janet é uma líder extremamente dedicada e estratégica que tem um histórico incrível de serviço na Academia. Ela tem sido fundamental no lançamento e elevação de várias iniciativas da Academia sobre recrutamento de membros, governança, equidade, diversidade e inclusão. Estou emocionado que ela esteja assumindo o estimado papel de presidente da Academia e estou ansioso para trabalhar de perto com ela em nossa visão compartilhada de servir nossos membros, celebrar as artes e ciências colaborativas do cinema e inspirar a próxima geração de cineastas”, disse Bill Kramer, CEO da AMPAS, em comunicado oficial.

 

Filha de imigrantes chineses, a nova-iorquina Yang derrotou o produtor DeVon Franklin na disputa pela presidência da instituição responsável pela entrega do Oscar, o prêmio mais cobiçado do cinema mundial. Membro da AMPAS desde 2002, Yang é a primeira pessoa de origem asiática a presidir a Academia, sendo, ainda, a quarta mulher a ocupar a função – as outras três foram a atriz Bette Davis (1941), a roteirista Fay Kanin (1979 a 1983) e Cheryl Boone Isaacs (2013 a 2017), que enfrentou uma das maiores crises da instituição após o anúncio dos indicados ao Oscar 2016, chamado de #OscarSoWhite (“Oscar tão branco”, numa tradução literal).

 

A AMPAS também elegeu novos membros de seu Conselho Diretor. São eles: Teri E. Dorman, vice-presidente (presidente do Comitê de Membros); Donna Gigliotti, vice-presidente/secretária (presidente do Comitê de Governança); Lynette Howell Taylor, vice-presidente (presidente do Comitê de Prêmios); Larry Karaszewski, vice-presidente (presidente do Comitê de História e Preservação); David Linde, vice-presidente/tesoureiro (presidente do Comitê de Finanças); Isis Mussenden, vice-presidente (presidente do Comitê do Museu); Kim Taylor-Coleman, vice-presidente (presidente do Comitê de Equidade e Inclusão); e Wynn P. Thomas, vice-presidente (presidente do Comitê de Educação e Extensão).

 

Leia também:

Oscar 2023: AMPAS divulga regras de elegibilidade que impactam o streaming

Comentários

 




    gl