Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Jambalaia’: o retrato do descaso

“Jambalaia” é dirigido por Breno Moreira (Foto: Divulgação).

Com passagem por diversos festivais, como o Seattle Latino Film e o British Columbia Environmental Film, “Jambalaia” (Jambalaia – 2023, Brasil) chega ao circuito comercial nesta quinta-feira (02) fazendo um duro retrato do descaso do governo com famílias próxima à linha da miséria.

 

Dirigido por Breno Moreira, o documentário reúne depoimentos de pessoas que, por falta de opção e oportunidade, moravam num conjunto de prédios cuja construção não foi finalizada em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Chamado de Jambalaia, numa provável alusão ao turbulento condomínio Jambalaya Ocean Drive de “Toma Lá Dá Cá” (Toma Lá Dá Cá – 2007 a 2009, Brasil), série ambientada na Barra da Tijuca, região abastada da cidade, o conjunto habitacional era composto por prédios com riscos estruturais iminentes, o que levou à sua demolição e às promessas não cumpridas da Prefeitura, em 2018.

 

Com pouco mais de uma hora de duração, “Jambalaia” expõe as mazelas de uma fatia da população completamente abandonada pelas autoridades, lutando para sobreviver em ambiente insalubre e, posteriormente, para encontrar outra moradia, mas sem perder a esperança de um futuro melhor.

 

Mostrando os sentimentos distintos dos ex-moradores do local, “Jambalaia” é importante por levar o espectador à reflexão, principalmente sobre as prioridades das autoridades, que muito prometem no período eleitoral, mas pouco, ou quase nada, fazem.

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Televisão

Luiz Bacci solta notícia bombástica sobre Davi e Mani; assista

Luiz Bacci solta notícia bombástica sobre Davi e Mani; assista. Apresentador da RecordTV divulgou informação em vídeo nas redes sociais…

3 horas ago
  • Entretenimento

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Bastidores. Em novo vídeo divulgado pela marca de joias brasileira com mais de 60 anos no mercado, a mãe de…

5 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Air Supply: sucessos românticos emocionam público no Rio

Música. A banda australiana Air Supply, que já vendeu 10 milhões de discos somente nos Estados Unidos, completará no ano…

5 horas ago
  • Rio de Janeiro

Museu de Arte do Rio participa de exposição na ONU

Rio. Na última terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas inaugurou a exposição “Atlântico Vermelho”, com 60 obras de 22…

5 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Conheça todos os enredos do Grupo Especial divulgados até aqui

Rio 2025: Conheça todos os enredos do Grupo Especial divulgados até aqui: Rio. Na noite desta sexta-feira (19), a Acadêmicos…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

Primeira da Cidade Líder abre inscrições para escolinha de bateria

Batucada de Primeira. Rumo ao Carnaval 2025, a Primeira da Cidade Líder, agremiação do Grupo de Acesso 2 de São…

5 horas ago