Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘Jambalaia’: o retrato do descaso

“Jambalaia” entra em cartaz em 02 de fevereiro (Foto: Divulgação).

“Jambalaia” é dirigido por Breno Moreira (Foto: Divulgação).

Com passagem por diversos festivais, como o Seattle Latino Film e o British Columbia Environmental Film, “Jambalaia” (Jambalaia – 2023, Brasil) chega ao circuito comercial nesta quinta-feira (02) fazendo um duro retrato do descaso do governo com famílias próxima à linha da miséria.

 

Dirigido por Breno Moreira, o documentário reúne depoimentos de pessoas que, por falta de opção e oportunidade, moravam num conjunto de prédios cuja construção não foi finalizada em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Chamado de Jambalaia, numa provável alusão ao turbulento condomínio Jambalaya Ocean Drive de “Toma Lá Dá Cá” (Toma Lá Dá Cá – 2007 a 2009, Brasil), série ambientada na Barra da Tijuca, região abastada da cidade, o conjunto habitacional era composto por prédios com riscos estruturais iminentes, o que levou à sua demolição e às promessas não cumpridas da Prefeitura, em 2018.

 

Com pouco mais de uma hora de duração, “Jambalaia” expõe as mazelas de uma fatia da população completamente abandonada pelas autoridades, lutando para sobreviver em ambiente insalubre e, posteriormente, para encontrar outra moradia, mas sem perder a esperança de um futuro melhor.

 

Mostrando os sentimentos distintos dos ex-moradores do local, “Jambalaia” é importante por levar o espectador à reflexão, principalmente sobre as prioridades das autoridades, que muito prometem no período eleitoral, mas pouco, ou quase nada, fazem.

Comentários

 




    gl