Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘A Imagem da Tolerância’ fala sobre a força da fé e do feminino

Dois anos após lançar “Marias” (2016), a cineasta Joana Mariani volta a abordar a fé em Nossa Senhora em seu novo documentário: “A Imagem da Tolerância” (2018). Codirigido por Paula Trabulsi, o longa-metragem chega às salas de exibição nesta quinta-feira, dia 08.

 

Espécie de continuação de “Marias”, “A Imagem da Tolerância” também ultrapassa os portões do Santuário de Aparecida, no estado de São Paulo, para mostrar o sincretismo religioso de nosso país, algo inerente às nações latino-americanas, influenciando seu povo em termos de cultura e comportamento.

 

Fazendo um retrato não apenas da fé e de sua importância, o documentário aborda o feminino por meio da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, sobretudo, de sua característica maternal. Para isto, conta com depoimentos não apenas de devotos famosos como Maria Bethânia, Elba Ramalho, Nany People e Padre Fábio de Mello, como também de anônimos. Entre eles, a jovem Débora de Almeida, porta-bandeira que representou a Padroeira do Brasil no desfile da Estação Primeira de Mangueira em 2017. “Eu tenho muito orgulho de ter uma santa negra”, diz Débora, afirmando ainda que a devoção ultrapassa barreiras raciais.

 

Nany People dá um depoimento sobre a importância de Nossa Senhora Aparecida e de sua mãe para superar o preconceito (Foto: Divulgação).

 

O questionamento acerca da cor de Nossa Senhora Aparecida é mostrado rapidamente como fio condutor da mensagem de que todos somos filhos Dela, independente da cor da pele, condição social, nacionalidade e religião. Partindo deste princípio, o documentário faz jus ao título e explora quase que didaticamente a mensagem de tolerância em tempos tão conturbados como o que vivemos. “A tolerância é um aprendizado e é fundamental”, afirma o escritor Umberto Martins. Desta forma, Nany People surge na tela como um exemplo de vitória profissional e pessoal proveniente da fé em Nossa Senhora e da força concedida por Ela para que pudesse superar as inúmeras barreiras impostas pelo preconceito e intolerância da sociedade.

 

Alvo de intolerância religiosa em 12 de outubro de 1995, quando foi chutada em rede nacional pelo Pastor Sergio Von Helde, da Igreja Universal do Reino de Deus, a imagem de Nossa Senhora Aparecida é apresentada pelas diretoras como o maior símbolo do país, pois reflete a fé do brasileiro, sendo adorada por muitas religiões. Mais do que isto, desconstrói o mito de adoração católica por imagens, pois sustenta que a sua materialização é apenas a representação de algo infinitamente superior e inexplicável.

 

Assumindo uma roupagem televisiva e de tom quase jornalístico, provavelmente por ser fruto de uma parceria da Mar Filmes com a GloboNews e a Globo Filmes, “A Imagem da Tolerância” é uma produção sobre a força da mulher, principalmente dentro de religiões, e também sobre a liberdade religiosa e a importância da fé para o indivíduo, independentemente da idade. “A liberdade religiosa supõe certamente o direito de adorar a Deus, individual e comunitariamente, como a própria consciência dita”, diz uma das muitas frases utilizadas e atribuídas ao Papa Francisco, que, de acordo com o Padre Fábio de Mello, está tornando a Igreja mais acolhedora e maternal.

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Famosos

Camila Moura, ex do BBB Buda, faz revelações íntimas em podcast

Camila Moura, ex do BBB 24 Lucas Buda, faz revelações íntimas em podcast. Ela disse que Lucas foi a primeira…

5 horas ago
  • Carnaval/SP

As estratégias envolvendo a ordem de desfiles do Carnaval de São Paulo

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo abre, oficialmente, a preparação para o Carnaval de 2025 com…

6 horas ago
  • Televisão

Ex-BBB 24 desabafa na web: ‘Até pra ser preto precisa de diploma’

Ex-BBB 24 desabafa na web: 'Até pra ser preto precisa de diploma'. Thalyta faz desabafo sobre não ser convidada para…

8 horas ago
  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

11 horas ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

21 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

23 horas ago