Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Han Solo: Uma História Star Wars’ não faz jus à série que o originou

Aguardado com expectativa por muitos fãs e desconfiança por tantos outros, “Han Solo: Uma História Star Wars” (Solo: A Star Wars Story – 2018) entra em cartaz no Brasil nesta quinta-feira, dia 24. Exibido fora de competição na última edição do Festival de Cannes, o spin-off da série criada por George Lucas em 1977 tem dividido opiniões.

 

Projeto problemático desde o início, o longa que conta a história pregressa do icônico personagem interpretado por Harrison Ford teve seus diretores, Phil Lord e Christopher Miller, substituídos durante as filmagens. O motivo, de acordo com o que foi publicado à época, “diferenças criativas” entre a dupla e os produtores, principalmente Kathleen Kennedy. Com isso, a Disney colocou o veterano Ron Howard no comando da produção, mas para seguir estritamente o que havia sido pré-estabelecido pelo roteiro assinado por Jonathan e Lawrence Kasdan. Vencedor do Oscar de melhor filme e direção por “Uma Mente Brilhante” (A Beautiful Mind – 2001), Howard refilmou diversas cenas, mas não mexeu no roteiro, que é o ponto mais fraco deste longa.

 

Donald Glover interpreta a versão jovem, e mais debochada, de Lando Calrissian (Foto: Divulgação).

 

A história é simples e mostra o jovem Han Solo (Alden Ehrenreich) fazendo o possível para fugir de Corellia, planeta fabricante de naves, ao lado da namorada Qi’ra (Emilia Clarke). Mas o plano da dupla dá errado e Han acaba servindo ao Império na tentativa de se tornar piloto e conseguir sua própria nave. E é neste período que ele conhece Chewbacca (Joonas Suotamo), Lando Calrissian (Donald Glover) e Beckett (Woody Harrelson), espécie de mentor para ele. Ao lado do trio e de Qi’ra, Han aceita fazer um trabalho para o perigoso Dryden Vos, interpretado por Paul Bettany, o Visão da franquia “Os Vingadores” (The Avengers – iniciada em 2012).

 

Com uma trama previsível e carente de conteúdo que se desenvolve lentamente, causando certo incômodo porque não se sustenta ao longo de 2h15 de duração, o longa utiliza a trilha sonora de forma incessante para tentar conceder grandiosidade onde não há. Isto se deve ao fato de “Han Solo: Uma História Star Wars” fugir à regra da saga e não apresentar nenhuma sequência épica e/ou minimamente empolgante.

 

Falta química à dupla formada por Emilia Clarke e Alden Ehrenreich (Foto: Divulgação).

Apostando no humor, afinal esta é uma produção Disney, o filme tem como único ponto alto a sequência que mostra o primeiro encontro de Han e Chewbacca. Mesmo assim, mais pelo significado do que pela atuação dos atores, sobretudo do protagonista Ehrenreich. Apesar de se esforçar para honrar o legado de Ford, o ator não tem o carisma inerente ao personagem, que perde toda a sua força neste longa. A situação se agrava quando Ehrenreich e Clarke contracenam, pois não há química entre eles, tornando a relação bastante superficial. Aliás, química é algo que falta a este elenco.

 

Tecnicamente impecável e sem mencionar em que período a trama é ambientada, presume-se que seja entre “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith” (Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith – 2005) e “Rogue One: Uma História Star Wars” (Rogue One – 2016), “Han Solo: Uma História Star Wars” desperdiçou a oportunidade de se tornar um filme capaz de enriquecer a série e, por esta razão, não faz jus a ela.

 

Assista ao trailer oficial legendado:

Ana Carolina Garcia

Share
Published by
Ana Carolina Garcia
Tags: Alden EhrenreichCinemaDisneyHan SoloHarrison Fordstar wars

Recent Posts

  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

12 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

15 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

15 horas ago
  • Brasil

Lula: “Eu, como nordestino, nunca vi tanta chuva na vida”

Chuvas. O presidente Lula, em entrevista coletiva neste domingo (5), informou as providências que o governo federal está tomando para ajudar as…

16 horas ago
  • Carnaval/SP

Compositor explica emoção de assinar samba na Nenê: ‘Chorando horrores’

Entre os três troféus conquistados no Prêmio SRzd Carnaval SP 2024, a Nenê de Vila Matilde faturou o título de…

17 horas ago
  • Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o número de mortos vítimas das…

17 horas ago