Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Governors Awards 2019: Geena Davis recebe prêmio humanitário

O Governors Awards foi realizado na noite do último domingo, dia 27, em Los Angeles (Foto: Divulgação / Crédito: Matt Petit – ©A.M.P.A.S.).

Na noite do último domingo, dia 27, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS) realizou a 11a cerimônia de entrega do Governors Awards no The Ray Dolby Ballroom, do Hollywood & Highland Center, em Los Angeles (Califórnia). E a atriz Geena Davis foi a grande homenageada da noite com o Jean Hersholt Humanitarian Award.

 

Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante por “O Turista Acidental” (The Accidental Tourist – 1988), Davis recebeu o prêmio especial devido aos seus trabalhos fora dos sets, pois o Jean Hersholt Humanitarian Award é concedido a profissionais que se dedicam a causas humanitárias. Grande defensora da igualdade de gênero, sobretudo nas indústrias televisiva e cinematográfica, a atriz fundou em 2004 o Geena Davis Institute on Gender in Media, organização sem fins lucrativos que realiza pesquisas acerca da representação de gênero na mídia.

 

Entregue pela primeira vez ao executivo Y. Frank Freeman em 1957, o prêmio leva o nome do ator dinamarquês Jean Hersholt, que presidiu a AMPAS entre 1945 e 1949 e criou o Motion Picture Relief Fund, fundo responsável por dar assistência médica aos profissionais da indústria e cujo dinheiro arrecadado foi utilizado para a construção do hospital e casa de repouso Motion Picture Country Home and Hospital. Desde então, o prêmio humanitário da AMPAS foi concedido a 39 profissionais, dentre eles, Bob Hope, Frank Sinatra, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Paul Newman, Oprah Winfrey, Angelina Jolie e Debbie Reynolds.

 

Este ano, o Conselho Diretor da Academia também homenageou o ator Wes Studi e os cineastas David Lynch e Lina Wertmüller com estatuetas honorárias do Oscar, concedidas pelo conjunto da obra. E a escolha do Conselho reflete a preocupação da AMPAS em termos de diversidade e igualdade, algo que tem sido bastante debatido dentro da instituição. Isto se deve à escolha não apenas de Davis como receptora do Jean hersholt Humanitarian Award, como também de um ator de origem Cherokee, Studi, e da primeira mulher indicada ao Oscar de melhor direção, Wertmüller, que concorreu à estatueta dourada por “Pasqualino Sete Belezas” (Pasqualino Settebellezze – 1975), filme que também lhe rendeu uma indicação na categoria de melhor roteiro original.

 

O Governors Awards é o segundo evento mais importante realizado pela AMPAS. O primeiro é o Oscar, cujos indicados da próxima edição serão anunciados em 13 de janeiro de 2020. A cerimônia de entrega do Oscar 2020 será realizada no Dolby Theatre em 09 de fevereiro.

 

Leia também:

Bill Kramer é anunciado como novo diretor do museu da AMPAS

AMPAS: David Rubin fala sobre o foco na diversidade do quadro de membros

David Rubin é eleito presidente da AMPAS

Lucy e Luiz Carlos Barreto, Lady Gaga e Tom Holland podem se tornar membros da AMPAS

AMPAS anuncia datas das próximas edições do Oscar

AMPAS homenageia Geena Davis com o Jean Hersholt Humanitarian Award

AMPAS anuncia novas regras para o Oscar

Roman Polanski processa a AMPAS

Polêmica em Hollywood: Steven Spielberg x Netflix

Oscar 2019: a polêmica pós-cerimônia

Oscar 2019: ‘Green Book – O Guia’ é o grande vencedor

Oscar 2019: pop e político

Comentários

 




    gl