Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

FIPC 2019: curtas do Rio Grande do Sul recebem o Troféu Pequeno Cineasta

A 8a edição do evento aconteceu entre os dias 02 e 20 de outubro, no Rio (Foto: Divulgação).

A 8a edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) chegou ao fim no último domingo, dia 20, com uma cerimônia no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. Dentre os quatro vencedores das mostras nacionais, três são do Rio Grande do Sul: “Lixinhos Abandonados” (São Borja, RS), de Davi Rey; “Brincadeira” (Porto Alegre, RS), de Rafaela Cardoso; e “Rosana Pereira” (Pelotas, RS), de Mateus Armas. Todos levaram o Troféu Pequeno Cineasta e uma claquete profissional da Kodak.

 

O FIPC também homenageou em sua cerimônia de encerramento o Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal, que tem como objetivo incentivar e dar visibilidade à alfabetização audiovisual de estudantes da rede pública. E esta iniciativa tem o mesmo DNA do Pequeno Cineasta, festival reconhecido internacionalmente por dar espaço a filmes realizados por crianças e adolescentes.

 

“O grande diferencial do festival Pequeno Cineasta é que nele as crianças e jovens é quem tem a voz. Não só as produções são feitas por eles como os filmes vencedores também são escolhidos por eles”, explica Daniela Gracindo, idealizadora do evento.

 

Nesta edição, cerca de 2.700 pessoas compareceram ao evento para conferir títulos brasileiros e estrangeiros, divididos entre as mostras competitivas (Nacional Criança, Nacional Jovem, Internacional Criança e Internacional Jovem) e não competitivas (Sustente sua História, Oficina Pequeno Cineasta, Transformação e Integração).

 

Além das 77 sessões de curtas, o FIPC também ofereceu oficinas gratuitas para crianças e adolescentes, workshops para educadores e exibições especiais do longa “D.P.A. 2 – O Mistério Italiano” (2018), de Vivianne Jundi, e da sitcom “Bugados”, que estreou na última segunda-feira, dia 21, no Canal Gloob.

 

Confira a lista completa de vencedores:

Júri oficial:

Categoria Nacional Criança:

– “Clubinho News: Especial Lixinhos Abandonados”.

 

Categoria Nacional Jovem:

– “Brincadeira”.

Categoria Internacional Criança:

– “Nós Podemos Fazer Tudo” (Mi mozemo bas sve – Sérvia), direção coletiva de crianças entre 9 e 12 anos.

Categoria Internacional Jovem:

– “Brainstorming” (Espanha), criação e direção coletiva de alunos entre 13 e 17 anos da escola Cinema Kids.

 

Júri Popular (composto somente por crianças e adolescentes):

Nacional Criança:

– “Angry Toys” (Salvador, BA), direção coletiva de crianças de 10 e 11 anos.

Internacional Criança:

– “Lendas do Handball” (Handball Legends – Austrália), direção coletiva de alunos do 3º ano do Ensino fundamental.

Nacional Jovem:

– “Rosana Pereira”.

Internacional Jovem:

– “Shhh… – Shhh…” (Dinamarca), de Clara Foss Billing.

Comentários




    gl