Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

Festival do Rio 2022: ‘Olga’

Em 2013, a Ucrânia se tornou palco de uma série de manifestações, reprimidas com violência pelo governo do então presidente pró-Rússia Viktor Yanukovych, que, à época, decidiu não assinar um acordo de cooperação com a União Europeia. Isto acarretou os protestos que levaram milhares de pessoas à Praça Maidan, em Kiev, a capital do país, chamados de EuroMaidan. Também conhecidos como Primavera Ucraniana, os protestos, que levaram à queda do presidente e à eleição de Petro Poroshenko, antes de Vladimir Putin anexar a Crimeia ao território russo em 2014, são mostrados em “Olga” (Olga – 2021, Suíça / França / Ucrânia), um dos títulos selecionados pela mostra especial do Festival do Rio, realizada em parceria com a Rede Telecine.

 

“Olga” é dirigido por Elie Grappe (Foto: Divulgação).

Marcando a estreia de Elie Grappe como diretor e roteirista de longas-metragens, “Olga” conta a história de uma adolescente de 15 anos que sonha com o futuro como ginasta. Mas a perseguição à sua mãe, jornalista investigativa que se opõe a Yanukovych, coloca a vida da menina em risco, levando-a ao exílio na Suíça. No país natal de seu falecido pai, Olga (Anastasiia Budiashkina) sente a pressão tanto do esporte quanto da distância de seus entes queridos, que seguem ameaçados pelo governo.

 

Vencedor do SACD Award, da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2021, “Olga” se desenvolve de maneira a expor à plateia como a dor emocional se sobrepõe à física, guiando cada atitude de uma jovem que se sente preterida pela mão, que sempre colocou seu trabalho em primeiro lugar. Isto funciona na tela graças à atuação da estreante Anastasiia Budiashkina, que explora com a desenvoltura de uma veterana as variadas emoções da personagem, apresentando-a praticamente como um robô nos treinos e competições, usados por ela como fuga da própria realidade. Ginasta profissional, Budiashkina consegue prender a atenção do espectador mesmo quando transmite a dor de sua personagem somente com o olhar.

 

Contando com outras atletas de alto nível em seu elenco, como Sabrina Rubtsova (Sasha), Caterina Barloggio (Steffi) e Thea Brogli (Zoé), tal qual “Arremessando Alto” (Hustle – 2022, EUA), produção original Netflix dirigida por Jeremiah Zagar, “Olga” é um filme sobre a necessidade de se manter firme para superar as adversidades da vida, mas sem relegar sua essência e origem ao segundo plano. Além disso, não há como negar que, diante da guerra que assola a Ucrânia, este longa também reflete a situação atual por expor a angústia daqueles que precisaram deixar suas casas em decorrência da guerra, inclusive Anastasiia Budiashkina, que precisou ficar num abrigo antiaéreo em Kharkiv antes de deixar seu país pela fronteira com a Polônia.

Ana Carolina Garcia

Share
Published by
Ana Carolina Garcia
Tags: Anastasiia BudiashkinaCinemaElie GrappeFestival do RioFestival do Rio 2022Rede Telecine

Recent Posts

  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: confira quem escapou da Zona de Risco

Segue o jogo. Após disputar a Prova da Virada, na noite desta quarta-feira (15), com Bruno Cardoso e Claudia Baronesa,…

51 minutos ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Jornalista divide opiniões ao comparar roubo de suas joias com tragédia no Sul

Um comentário pessoal feito por Eliane Cantanhêde, na GloboNews, na noite dessa quarta-feira (15), a respeito da tragédia que tomou…

1 hora ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Yasmin Santos e Maria Venture assumem namoro de forma pública

O amor está no ar, oficialmente, para Yasmin Santos e Maria Venture. A cantora sertaneja e a influenciadora digital se…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

Morre o narrador esportivo Silvio Luiz, criador de históricos bordões

O narrador esportivo Silvio Luiz morreu aos 89 anos de idade, em razão de falência múltipla de órgãos. A notícia…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Grupo Molejo vai lançar músicas inéditas na voz de Anderson Leonardo

Após a morte do vocalista Anderson Leonardo, o grupo Molejo está seguindo sua agenda de shows, como era o desejo…

3 horas ago
  • Brasil

O que é coma induzido, procedimento usado com o narrador Silvio Luiz?

O narrador Silvio Luiz, de 89 anos, está internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Intubado e em…

3 horas ago