Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

Festival do Rio 2018: títulos nacionais são anunciados

A organização do Festival do rio anunciou na última sexta-feira, dia 05, 84 títulos nacionais selecionados para a próxima edição do evento, que será realizada entre os dias 1o e 11 de novembro deste ano.

 

Há alguns dias, a organização anunciou que o filme responsável pela abertura do Festival será “As Viúvas” (Widows – 2018), de Steve McQueen. Classificado como drama, policial e suspense, o longa conta com um elenco de peso, composto por nomes como Viola Davis, Michelle Rodriguez, Liam Neeson, Robert Duvall e Colin Farrell.

 

Escolhido como representante do Brasil na corrida por uma vaga dentre os finalistas da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2019, “O Grande Circo Místico” (2018), de Cacá Diegues, será o responsável pelo encerramento desta edição do Festival, que terá ainda uma homenagem a Nelson Pereira dos Santos com a exibição de dois clássicos, “Rio 40 Graus” (1955) e “Rio Zona Norte” (1957), ambos na Mostra Clássicos e Cults.

 

Confira a lista de filmes selecionados para o Festival do Rio 2018:

Mostras Competitivas (longas-metragens):

Mostra Principal – Ficção:

– “A Sombra do Pai” (2018), de Gabriela Amaral Almeida;

– “A Terra Negra dos Kawa” (2018), de Sérgio Andrade;

– “Azougue Nazaré” (2018), de Tiago Melo;

– “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” (2018), de João Salaviza e Renée Nader Messora;

– “Deslembro” (2018), de Flávia Castro;

– “Domingo” (2018), de Clara Linhart e Fellipe Barbosa;

– “Morto Não Fala” (2018), de Dennison Ramalho;

– “Nóis por Nóis” (2018), de Aly Muritiba e Jandir Santin;

– “Tinta Bruta” (2018), de Márcio Reolon e Filipe Matzembacher.

 

Mostra Principal – Documentário:

– “Clementina” (2018), de Ana Rieper;

– “Eleições” (2018), de Ana Riff;

– “Gilda Brasileiro – Contra O Esquecimento” (2018), de Roberto Manhães Reis e Viola Scheuerer;

– “Meu Nome é Daniel” (2018), de Daniel Gonçalves;

– “Relatos do Front” (2018), de Renato Martins;

– “Torre das Donzelas” (2018), de Susanna Lira.

 

Mostra Novos Rumos:

– “El Último País” (The Last Country), de Gretel Marín Palacio;

– “Ilha” (2018), de Ary Rosa e Glenda Nicácio;

– “Inferninho” (2018), de Pedro Diógenes e Guto Parente;

– “Luna” (2018), de Cris Azzi;

– “Mormaço” (2018), de Marina Meliande;

– “Para’i” (2018), de Vinicius Toro;

– “Sócrates” (2018), de Alex Moratto.

 

Mostras Competitivas (curtas-metragens):

Mostra Principal:

– “A Retirada para um Coração Bruto” (2018), de Marco Antônio Pereira;

– “À Tona” (2018), de Daniella Cronemberger;

– “Antes que o Tempo me Esqueça” (2018), de Leo Goodgod e Paulo Rodrigues;

– “Boi” (2018), de Lucas Bettim e Renan Carvalho;

– “Gopi” (2018), de Viviane D’Avilla e Paulo Dimantas;

– “Mais Triste que Chuva num Recreio de Colégio” (2018), de Lobo Mauro;

– “Nomes que Importam” (2018), de Muriel Alves e Angela Donini;

– “O Órfão” (2018), de Carolina Markowicz;

– “Preciso Dizer que te Amo” (2018), de Ariel Nobre;

– “Princesa Morta do Jacuí” (2018), de Marcela Ilha Bordin;

– “Universo Preto Paralelo” (2018), de Rubens Pássaro;

– “Você Não me Conhece” (2018), de Rodrigo Séllos;

 

Mostra Novos Rumos:

– “Cadelas” (2018), de Rita Toledo;

– “Cascudos” (2018), de Igor Barradas;

– “Invasão Drag” (2018), de Rafael Ribeiro;

– “Jéssika” (2018), de Galba Gogóia;

– “Lembra” (2018), de Leonardo Martinelli;

– “Sempre Verei Cores no Seu Cinza” (2018), de Anabela Roque;

– “Vigia” (2018), de João Victor Borges;

 

Mostras Não Competitivas (longas-metragens):

Mostra Première Brasil Hors Concours:

Ficção:

– “Aconteceu na Quarta-Feira” (2018), de Domingos Oliveira;

– “Cine Holliudy 2 – A Chibata Sideral” (2018), de Halder Gomes;

– “Correndo Atrás” (22018), de Jeferson De;

– “Diamantino” (2018), de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt;

– “Intimidade Entre Estranhos” (2016), de José Alvarenja Jr.;

– “Los Silencios” (2017), de Beatriz Seigner;

– “Rasga Coração” (2017), de Jorge Furtado;

– “Sequestro Relâmpago” (2017), de Tata Amaral;

– “Simonal” (2018), de Leonardo Domingues;

– “Sueño Florianópolis” (2018), de Ana Katz;

– “Uma Noite Não É Nada” (2018), de Alain Fresnot;

Documentário:

– “Amazônia, o Despertar da Florestania” (2017), de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski;

– “Excelentíssimos” (2018), de Douglas Duarte;

– “Humberto Mauro” (2018), de André Di Mauro;

– “THF: Aeroporto Central” (Central Airport: THF – 2017), de Karim Ainouz.

Curta:

– “O Mundo é Redondo Para Ninguém se Esconder Nos Cantos – Parte I: Refúgio” (2018), de Leandro Goddinho.

 

Mostra Première Brasil Retratos:

– “A Turma do Pererê.DOC” (2018), de Ricardo Favilla;

– “Angel Viana – Voando Com os Pés no Chão” (2018), de Cristina Leal;

– “Carvana” (2017), de Lulu Corrêa;

– “Filme Ensaio” (2018), de Maria Flor;

– “Marcia Haydée” (2018) de Daniela Kallmann;

– “Meu Samba É Meu Dom” (2018), de Cristiano Abud;

– “Paulo Casé” (2018), de Paula Fiuza;

– “Rindo à Toa: Humor sem Limites” (2018), de Cláudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga;

– “Tá Rindo de Quê?” (2018), de Cláudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga;

– “Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto” (2018), de Pedro Gui;

– “Zuza Homem de Jazz” (2018), de Janaina Dalri.

 

Mostra Première Latina:

– “Família Submersa” (2018), de María Alché;

– “Happy Hour” (2017), de Eduardo Albergaria;

– “La Cama” (Idem – 2018), de Mónica Lairana;

– “Rojo” (Idem – 2018), de Benjamin Naishtat;

– “Tarde Para Morir Joven” (Idem – 2018), de Dominga Sotomayor.

 

Mostra Expectativa:

– “Palace II – 3 Quartos com Vista para o Mar” (2018), de Rafael Machado e Gabriel Corrêa e Castro.

– “Pedro e Inês: O Amor Não Descansa” (The Dead Queen), de Antônio Ferreira.

 

Mostra Panorama:

– “Cano Serrado” (2018), de Erik de Castro;

– “O Olho e a Faca” (2018), de Paulo Sacramento.

 

Mostra Midnight:

– “Personas Humanas” (2018), de Frank Spano.

 

Mostra Midnight Docs:

– “Amazônia Groove” (Idem – 2017), de Bruno Murtinho;

– “The Cleaners” (Idem – 2018), de Hans Block e Moritz Riesewieck.

 

Mostra Clássicos e Cults:

– “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles;

– “Pixote: A Lei do Mais Fraco” (1981), de Hector Babenco;

– “Rio 40 Graus”;

– “Rio Zona Norte”.

 

Filme de encerramento:

– “O Grande Circo Místico”, de Carlos Diegues.

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Carnaval/SP

É hoje! Veja a programação do evento que definirá ordem dos desfiles do Carnaval SP

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento…

35 minutos ago
  • Televisão

Azedou? Apresentadores do SBT protagonizam climão ao vivo nesta sexta

Bastidores: Na tarde desta sexta-feira (17), os apresentadores Marcão do Povo e Márcia Dantas protagonizaram um climão ao vivo durante…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Porta-bandeira Lenita tatua na pele seu amor pela Barroca Zona Sul

Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que somos a Faculdade do Samba. Essa emblemática frase,…

13 horas ago
  • Música

Vaza áudio de Sheila Mello para Scheila Carvalho, e a resposta, sobre relação entre elas

Vaza áudio de Sheila Mello e Scheila Carvalho sobre relação entre elas A empresária Sheila Mello, ex-bailarina do grupo É…

14 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio: enquete mostra quais os melhores temas do Grupo Especial 2025; veja o ranking

Qual tema mais te agradou entre os 12 do Grupo Especial do Rio? Carnaval. Na última quarta-feira (15) a Unidos…

14 horas ago
  • Música

Wanessa Camargo fala sobre transformação após BBB 24: ‘afrobetização’

Mudanças. Todas as pessoas que participam do Big Brother Brasil afirmam que o programa muda a visão de mundo que…

14 horas ago