Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Festival de Gramado 2020: ‘El gran viaje al país pequeño’

“El gran viaje al país pequeno” concorre ao Kikito de melhor longa-metragem estrangeiro (Foto: Divulgação).

Em 2014, o então presidente uruguaio José Mujica iniciou um programa humanitário que consistia em levar para o seu país 120 sírios refugiados no Líbano. Isto é mostrado em “El gran viaje al país pequeno” (Idem – 2020), exibido na última segunda-feira, dia 21, no Canal Brasil, responsável pela transmissão do Festival de Gramado, que este ano assumiu o formato online em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

 

Na disputa pelo Kikito de melhor longa-metragem estrangeiro, “El gran viaje al país pequeno” faz um retrato doloroso, porém sensível, da vida de pessoas que deixaram tudo para trás por causa da guerra e da ascensão de grupos terroristas. Para isto, a diretora e roteirista Mariana Viñoles prioriza a história de duas famílias que encaram o processo de adaptação no Uruguai de formas distintas, apresentando as promessas não cumpridas por parte do governo de Mujica e a sensação de vazio oriunda do sentimento de pertencimento ao seu país de origem.

 

As questões do pertencimento e do respeito às raízes, bem como a saudade e a preocupação para com familiares que ainda vivem na zona de conflito, são abordadas com cuidado, colocando prós e contras na balança. Desta forma, o espectador mergulha na descoberta e na incerteza da nova vida num país desconhecido pelo grupo, lidando com a barreira idiomática e o choque cultural. Além disso, a produção é eficiente ao abordar a questão da liberdade em terras sul-americanas para as mulheres por meio tanto da decisão de estudar e morar sozinha, abraçando o direito de ir e vir, quanto o de uma simples tintura capilar, mostrando o papel da influência ocidental na adaptação das jovens sírias.

 

“El gran viaje al país pequeno” é um documentário interessante que mantém a necessária distância entre a câmera e o seu objeto de estudo, tratando a história contada com respeito e sensibilidade, sobretudo no que tange aos anseios de Sanaa Almohammad acerca do futuro de sua filha.

 

Clique aqui para conferir a programação completa do Festival de Gramado 2020, que acontece até o próximo sábado, dia 26, quando serão anunciados os vencedores do Kikito.

Comentários

 




    gl