Festival de Cannes 2023: ‘Firebrand’, de Karim Aïnouz, disputa a Palma de Ouro
O Festival de Cannes é um dos eventos mais importantes do cinema mundial (Foto: Divulgação / Crédito: Festival de Cannes).
A organização do Festival de Cannes anunciou nesta quinta-feira (13) a programação oficial de sua 76a edição, que será realizada entre os dias 16 e 27 de maio, quando os vencedores da Palma de Ouro serão anunciados. E tem brasileiro na disputa, o cearense Karim Aïnouz, que volta à Croisette com uma produção britânica, estrelada por Alicia Vikander e Jude Law: “Firebrand” (Firebrand – 2023, Reino Unido).
“Firebrand” tem outros 18 títulos como adversários na disputa pela Palma de Ouro, um dos prêmios mais importantes do cinema mundial, entre eles, “Asteroid City” (Asteroid City – 2023, EUA) e “Perfect Days” (Perfect Days – 2023), respectivamente dirigidos por Wes Anderson e Wim Wenders. E dos 19 longas em competição, seis são dirigidos por cineastas mulheres, reforçando a questão da representatividade em Cannes. Nesta edição, o júri será presidido por Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro do ano passado por “Triângulo da Tristeza” (Triangle of Sadness – 2022, Suécia / França / Reino Unido / Alemanha / Turquia / Grécia / EUA / Dinamarca / Suíça / México).
Marcando o retorno de Johnny Depp aos grandes eventos após o escândalo que o levou aos tribunais, “Jeanne du Barry” (Jeanne du Barry – 2023, França / Reino Unido), de Maïwenn, foi escolhido como filme de abertura desta edição, que conta com outros nomes de peso da indústria hollywoodiana, como por exemplo, Harrison Ford e Martin Scorsese.
Anunciado como um dos homenageados dessa edição, apesar de não haver nenhuma confirmação acerca do prêmio que lhe será entregue, Harrison Ford desembarcará na Croisette para apresentar a nova aventura de seu icônico personagem, Indiana Jones, “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” (Indiana Jones and the Dial of Destiny – 2023, EUA). Dirigido por James Mangold, o longa será exibido fora de competição, assim como “Assassinos da Lua das Flores” (Killers of the Flower Moon – 2023, EUA), dirigido por Martin Scorsese para a Apple Original Films.
Dirigido por João Salaviza e Renée Nader Messora, “A Flor de Buriti” (A Flor de Buriti – 2023, Brasil) representa o Brasil na competição de uma das principais mostras do Festival de Cannes, a Un Certain Regard, que selecionou “Le règne animal” (Le règne animal – 2023, França) como filme de abertura. O país também será representado por Kléber Mendonça Filho, que apresentará seu documentário, “Retratos Fantasmas” (Retratos Fantasmas – 2023, Brasil) fora de competição na seção Special Screenings.
Confira a lista de indicados à Palma de Ouro:
– “Club Zero” (Club Zero – 2023, Áustria / Reino Unido / Alemanha / França / Dinamarca), de Jessica Hausner;
– “The Zone of Interest” (The Zone of Interest – 2023, Reino Unido / Polônia / EUA), de Jonathan Glazer;
– “Fallen Leaves” (Kuolleet lehdet – 2023, Finlândia), de Aki Kaurismaki;
– “Four Daughters” (Les filles D’olfa – 2023, Tunísia), de Kaouther Ben Hania;
– “Asteroid City”, de Wes Anderson;
– “Anatomie D’une Chute” (Anatomie D’une Chute – 2023, França), de Justine Triet;
– “Monster” (Monster – 2023, Japão), de Hirokazu Kore-Eda;
– “Il sol dell’avvenire” (Il sol dell’avvenire – 2023, Itália), de Nanni Moretti;
– “L’été Dernier” (L’été Dernier – 2023, França), de Catherine Breillat;
– “Kuru Otlar Üstüne” (Kuru Otlar Üstüne – 2023, Turquia / França / Alemanha / Suécia), de Nuri Bilge Ceylan;
– “La Chimera” (La Chimera – 2023, Itália / França / Suíça), de Alice Rohrwacher;
– “La passion de Dodin Bouffant” (La passion de Dodin Bouffant – 2023, França), de Anh Hun Tran;
– “Rapito” (Rapito – 2023, Itália / França / Alemanha), de Marco Bellocchio;
– “May December” (May December – 2023, EUA), de Todd Haynes;
– “Jeunesse” (Jeunesse – 2023, China), de Bing Wang;
– “The Old Oak” (The Old Oak – 2023, França), de Ken Loach;
– “Banel e Adama” (Banel & Adama – 2023, Mali / Senegal / França), de Ramata-Toulaye Sy;
– “Perfect Days”, de Wim Wenders;
– “Firebrand”, de Karim Aïnouz.
Clique aqui para conferir a programação completa do Festival de Cannes 2023.
Comentários