Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Festival de Cannes 2022: Tom Cruise é ovacionado ao receber Palma de Ouro ‘surpresa’

“Top Gun: Maverick” é produzido e estrelado por Tom Cruise (Foto: Divulgação).

Não é nenhum exagero dizer que Cannes parou para receber Tom Cruise, que voltou à cidade para apresentar seu novo filme, o aguardado “Top Gun: Maverick” (Top Gun: Maverick – 2022, EUA), numa première de gala realizada nesta quarta-feira (18) no Palais des Festivals, onde o ator foi recebido por uma multidão de fãs, parte deles acampados desde cedo. E foi durante a première que os organizadores do Festival de Cannes surpreenderam o astro ao homenageá-lo com uma Palma de Ouro “surpresa” cuja entrega lhe rendeu cinco minutos de ovação – “Nunca vou esquecer essa noite”, disse o ator, de acordo com o The Hollywood Reporter.

 

Tom Cruise em cena de “Top Gun: Maverick” (Foto: Divulgação / Paramount Pictures).

“Esta é uma noite incrível e um momento incrível… só para ver os rostos de todos. Já se passaram 36 anos desde o primeiro ‘Top Gun’ e tivemos que segurá-lo por anos por causa da pandemia”, afirmou Cruise. “Este filme (‘Top Gun: Maverick’) foi um sonho. Nós conversamos sobre isso durante as filmagens. Eu só quero ver os rostos de todos. Não há máscaras e estamos em uma sala de cinema. Vou aceitar tudo isso e me sinto muito agradecido. Estamos aqui para vocês. Eu faço esses filmes para todos vocês e sou muito abençoado por fazer o que faço. Aproveitem esta noite. Todos vocês fizeram minha vida”, complementou o ator, mais uma vez, ovacionado.

 

Com caças sobrevoando o Palais des Festivals com direito a fumaça nas cores azul, vermelha e branca, presentes nas bandeiras americana e francesa, a première de “Top Gun: Maverick” foi a cereja do bolo de um dia especial para Tom Cruise, que recebeu um tributo do Festival de Cannes e ministrou uma masterclass que durou cerca de 45 minutos no Teatro Grand Palais’ Debussy, disputadíssima, segundo a Variety. Também ovacionado pela plateia, o ator e produtor falou sobre sua experiência no cinema, enfatizando que faz filmes para a tela grande da sala de exibição. “Eu amo a minha plateia. Eu faço filmes para a plateia… eu faço filmes para a tela grande”, disse Cruise, que, mesmo em meio aos adiamentos impostos pela pandemia, nunca cogitou lançar seus longas-metragens em plataformas de streaming.

 

“Preparação é tudo. Mesmo se você jogar fora, não importa. Não quero que as pessoas vejam o trabalho por trás disso. Eles não conhecem o trabalho por trás disso. E eu não quero que eles vejam. Eu só quero que eles experimentem o mundo”, explicou Cruise, dizendo que entende a indústria cinematográfica, pois sempre estudou o negócio para o qual trabalha, e que teve “momentos incríveis” em sua vida.

 

Um dos maiores astros do cinema de ação, mesmo colecionando papeis memoráveis em outros gêneros, entre eles, o vampiro Lestat e o agente esportivo Jerry Maguire em “Entrevista com o Vampiro” (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles – 1994, EUA) e “Jerry Maguire – A Grande Virada” (Jerry Maguire – 1996, EUA), respectivamente, Tom Cruise é um profissional que tem a dedicação como guia, o que o leva a se arriscar em prol do realismo da cena.

 

“Preparação é tudo. Mesmo se você jogar fora, não importa. Não quero que as pessoas vejam o trabalho por trás disso. Elas não conhecem o trabalho por trás disso. E eu não quero que elas vejam. Eu só quero que experimentem o mundo”, disse Cruise durante a masterclass, completando: “Ninguém perguntou a Gene Kelly, ‘Por que você dança?’. Sempre pensei que havia algo que eu pudesse fazer e queria impulsionar a forma de arte, pensei: ‘Como posso mergulhar o público em um filme com esse tipo de ação? E como posso entretê-los? O que eu posso fazer?’”.

 

Recebendo inúmeras críticas positivas da imprensa internacional e o importantíssimo aval do Festival de Cannes após seis minutos de ovação, “Top Gun: Maverick” estreia oficialmente no Brasil no próximo dia 26 – alguns cinemas oferecerão sessões especiais no sábado (21).

 

Leia também:

Festival de Cannes 2022 começa com discurso de Volodymyr Zelensky e homenagem a Forest Whitaker

Festival de Cannes 2022: ‘Z (comme Z)’ é o filme de abertura

Comentários

 




    gl