Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Festival de Cannes 2018: mulheres protestam nas escadarias do Palais des Festivals

O Festival de Cannes acontece até o dia 19 de maio (Pôster: Divulgação, Reprodução / Crédito: Flore Maquin – Foto: Pierrot le fou © Georges Pierre).

Neste sábado, dia 12, a escadaria do Palais des Festivals foi palco de um protesto de 82 mulheres, profissionais de diferentes áreas da indústria cinematográfica, contra a desigualdade salarial, falta de diversidade, assédio sexual e tantos outros problemas que há tempos assolam o showbusiness, independente da nacionalidade. O número de manifestantes não foi aleatório, pois representou cada um dos 82 filmes dirigidos por mulheres que competiram ao longo das 71 edições do Festival de Cannes.

 

A manifestação contou com grandes nomes do cinema mundial, como Ava DuVernay, Kristen Stewart e Cate Blanchett, três membros do júri da Competição Oficial. Blanchett, presidente do júri, e Agnès Varda leram um documento assinado por todas as 82 profissionais momentos antes da première de gala de “Girls of the Sun” (Les filles du soleil – 2018). Dirigido e roteirizado por Eva Husson, o drama francês é um dos três títulos dirigidos por mulheres na disputa pela Palma de Ouro – ao todo, 19 longas concorrem ao prêmio.

 

“Girls of the Sun” não tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros (Foto: Divulgação).

 

O protesto em Cannes, organizado pelo movimento 50/50 x 2020, que luta por diversidade e igualdade no cinema francês, foi resultado de uma onda de protestos que surgiu após a reportagem do The New York Times sobre os casos de abuso e assédio sexual de Harvey Weinstein, ex-todo poderoso da indústria americana. O escândalo abalou as estruturas de Hollywood e iniciou uma onda de protestos, inclusive durante a badalada temporada de premiações, que engloba cerimônias como as do Globo de Ouro e do Oscar, marcada por movimentos como o #MeToo e o Time’s Up.

 

Jean-Luc Godard via FaceTime

 

No mesmo dia em que um dos grandes ícones da Nouvelle Vague, Agnès Varda, subiu a escadaria do Palais des Festivals para protestar, outro realizador de suma importância para o movimento que marcou a História do cinema, Jean-Luc Godard, foi assunto na Croisette.

 

Com seu novo longa-metragem, “Le livre d’image” (Idem – 2018), na corrida pela Palma de Ouro, Godard era um dos nomes mais aguardados na lista de celebridades do Festival de Cannes, mas não deu as caras por lá… mais uma vez. No entanto, o cineasta aceitou conversar com os jornalistas via FaceTime, causando grande alvoroço na sala da coletiva de imprensa.

 

Sem data de estreia definida no Brasil, “Le livre d’image” dividiu opinião do público e da crítica especializada.

 

Dia de Brasil na Croisette

 

Longa foi exibido em mostra especial, fora de competição (Foto: Divulgação).

Este sábado também foi marcado pela estreia mundial do novo filme de Cacá Diegues, “O Grande Circo Místico” (2018), selecionado para a Mostra Special Screenings. Exibido fora de competição, o longa teve sua sessão em Cannes dedicada pelo diretor a Nelson Pereira dos Santos, homenageado pela Quinzena dos Realizadores (também dedicada a ele).

 

Previsto para estrear nos cinemas brasileiros em 06 de setembro, “O Grande Circo Místico” foi apresentado na Croisette por Cacá Diegues e parte de sua equipe, incluindo os atores Marcos Frota, Mariana Ximenes e Vincent Cassel, francês cada vez mais apaixonado pelo Brasil, como ele mesmo já disse diversas vezes.

 

Além de “O Grande Circo Místico”, outras três produções brasileiras participam do Festival: “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” (2018), de João Salaviza e Renée Nader, na Mostra Um Certain Regard; e “Los Silencios” (2018), de Beatriz Seigner, e o curta “O Órfão” (2018), de Carolina Markowicz, ambos na Quinzena dos Realizadores.

 

E por falar em “Los Silencios”, exibido na Croisette na última sexta-feira, dia 11, o longa teve seu primeiro teaser divulgado esta semana – você pode conferi-lo abaixo. Protagonizado por Enrique Diaz e Marleyda Soto, o longa ainda não tem previsão de lançamento no Brasil

 

Leia também:  

Festival de Cannes 2018 começa nesta terça-feira

2017: o ano que abalou Hollywood

O efeito Harvey Weinstein

AMPAS expulsa Harvey Weinstein

Presidente da AMPAS fala sobre diversidade e inclusão

 

Assista ao teaser de “Los Silencios”:

Comentários

 




    gl