Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

Disney celebra o 93º aniversário de Mickey e Minnie

Mickey e Minnie completam 93 anos em 18 de novembro (Foto: Divulgação).

Há exatos 93 anos, o mundo foi apresentado ao camundongo que contribuiu para a evolução da indústria do entretenimento, sobretudo do cinema de animação: Mickey Mouse. Na verdade, dois camundongos, pois o outrora debochado ratinho que estreou comercialmente a bordo do barco a vapor em “O Vapor Willie” (Steamboat Willie – 1928) estava bem acompanhado por sua eterna namorada, Minnie.

 

Dirigido por Ub Iwerks, “O Vapor Willie”, disponível no catálogo da Disney+, é um marco da História da sétima-arte por ter se aproveitado do advento do som, que possibilitou a exploração de inúmeros elementos que compõem a aventura do camundongo. No entanto, o curta, que também serve como uma espécie de certidão de nascimento dos dois personagens, tem um peso ainda maior se for levado em consideração o fato de que ele foi imprescindível para a consolidação da Disney.

 

Lançado em 18 de novembro de 1928, “O Vapor Willie” marca o nascimento do Mickey e da animação sonorizada (Foto: Divulgação).

 

Não há como negar a importância da data tanto para o estúdio quanto para o público e para a indústria propriamente dita. Afinal, Mickey Mouse se tornou símbolo do império que ajudou a construir e que, hoje, detém fatia considerável da indústria do entretenimento.

 

Quando se pensa ou fala no mundo mágico de Walt Disney, as primeiras imagens que surgem são as de Mickey e Minnie, personagens que criaram um elo indestrutível junto ao público, um carinho que passa de geração para geração. E é por isso que os canais Disney e a plataforma de streaming da companhia, a Disney+, que completou um ano no mercado brasileiro na última quarta-feira, dia 17, selecionaram títulos diversos para proporcionar aos assinantes momentos especiais em frente à TV.

 

De “O Vapor Willie” à “Mickey Mouse Funhouse” (Mickey Mouse Funhouse – 2021), nova série estrelada pelo camundongo, produzida pela Disney+, a programação não apenas celebra o aniversário dos icônicos personagens, como também apresenta ao telespectador a evolução gráfica de ambos ao longo das décadas. Neste sentido, é um deleite sobretudo para a fatia do público que se interessa pela vertente animada do cinema e da televisão, pois mostra como a The Walt Disney Company assimilou o avanço tecnológico que possibilitou a implementação de seu padrão de qualidade, seguido à risca até os dias atuais em todas as divisões do estúdio.

 

O aniversário é do Mickey e da Minnie, um dos casais mais amados da História da indústria do entretenimento, mas o presente é dos assinantes, que poderão fazer uma viagem nostálgica e divertida nesta data de festa para o mundo mágico criado há quase 100 anos por Walt Disney, o primeiro dublador do Mickey, que, por pouco, não o batizou de Mortimer.

Comentários

 




    gl