Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

Disney anuncia novidades na D23 EXPO 2022

A pouco mais de um ano de completar seu 100o aniversário, a Casa do Mickey realizou um dos eventos mais importantes de seu calendário anual, a D23 EXPO, no último final de semana no Anaheim Convention Center, em Anaheim, no estado americano da Califórnia. E, como de costume, anunciou inúmeras novidades tanto para o cinema quanto para a televisão e o streaming.

 

“Pinóquio” é dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks (Foto: Divulgação).

 

Apresentando o novo logo de introdução da The Walt Disney Company ao público, que agora é em platina para celebrar os “100 Anos de Maravilhas” (100 Years of Wonder) do universo mágico de Walt Disney, o evento teve início ao som da nova versão de uma canção que conquistou plateias de todo o mundo em um de seus maiores clássicos animados, “Pinóquio” (Pinocchio – 1940, EUA). Cantada por Cynthia Erivo, “When You Wish Upon a Star” condensa bem o momento da companhia que comemora, e colhe os frutos, da concretização dos sonhos e desejos de seu criador / fundador – a nova versão integra a trilha sonora do remake em live-action lançado diretamente na Disney+ na última quinta-feira (08) como um dos destaques do Disney+ Day.

 

“Que jeito de dar início a esse show. Claro, vocês ouviram pela primeira vez ‘When You Wish Upon a Star’ na animação Pinóquio de 1940. Esse é um lema sobre sonhar alto, sonhar o impossível e tornar estes sonhos realidade. E é isso que tentamos fazer todos os dias no estúdio”, disse Alan Bergman, presidente do The Walt Disney Studios, durante o primeiro dia do evento, que também contou com Sean Bailey, presidente da Walt Disney Studios Motion Picture Production (Disney Live Action), Pete Docter, diretor de criação da Pixar Animation Studios, e Jennifer Lee, diretora de criação do Walt Disney Animation Studios.

 

“Peter Pan e Wendy” é dirigido por David Lowery (Foto: Divulgação).

Bastante empolgado, Sean Bailey apresentou ao público lançamentos importantes, agendados para o circuito comercial. São eles: a prequel de “O Rei Leão” (The Lion King – 1994, EUA), “Mufasa: The Lion King” (Mufasa: The Lion King – 2024, EUA), de Barry Jenkins, previsto para 2024; “Mansão Mal-Assombrada” (Haunted Mansion – 2023, EUA), de Justin Simien, previsto para o próximo ano e, assim como a franquia “Piratas do Caribe” (Pirates of the Caribean – iniciada em 2003, EUA), inspirada numa das atrações mais procuradas dos parques temáticos do grupo Disney, “Mansão Mal-Assombrada”; e “Branca de Neve e os Sete Anões” (Snow White and the Seven Dwarfs – 2023, EUA), de Marc Webb, remake em live-action do clássico homônimo que foi o primeiro longa de animação da Casa do Mickey.

 

Mesmo deixando nítida a importância de títulos produzidos para a tela grande da sala de exibição, os grandes responsáveis pela manutenção do funcionamento das engrenagens da indústria cinematográfica, Bailey também enalteceu as possibilidades oriundas do streaming, inclusive na revisita a grandes sucessos de outrora, como o já citado “Pinóquio”. Assim sendo, anunciou três títulos que serão lançados diretamente na Disney+, que são sequências e nova versão de sucessos da telona: “Abracadabra 2” (Hocus Pocus 2 – 2022, EUA), de Anne Fletcher, em 30 de setembro; “Desencantada” (Disenchanted – 2022, EUA), de Adam Shankman, em 24 de novembro; e “Peter Pan e Wendy” (Peter Pan & Wendy – 2023, EUA), de David Lowery, previsto para 2023.

 

“Nós adoramos fazer filmes para a telona e temos mais alguns incríveis chegando. Mas o que é tão empolgante no Disney+ é que ele nos dá muita liberdade para contar uma variedade ainda maior de histórias. Continuamos a explorar releituras que honram nosso legado Disney e, também, podemos criar a próxima geração de histórias originais da Disney. E, claro, temos a oportunidade de explorar novos capítulos que todos nós conhecemos e amamos”, afirmou Bailey.

 

“Elementos” é dirigido por Peter Sohn (Foto: Divulgação).

 

Diretor de “Monstros S.A.” (Monster, Inc. – 2001, EUA), “Up: Altas Aventuras” (Up – 2009, EUA), “Divertida Mente” (Inside Out – 2015, EUA) e “Soul” (Soul – 2020, EUA), Pete Docter anunciou os próximos projetos da Pixar, enaltecendo tanto o modelo tradicional de cinema quanto o streaming, apostando, também, em séries, como “Win or Lose” (Win or Lose – 2023, EUA). Dentre as animações produzidas para a tela grande, estão: “Elementos” (Elemental – 2023, EUA), de Peter Sohn, em junho de 2023; “Divertida Mente 2” (Inside Out 2 – 2024, EUA), de Kelsey Mann, previsto para 2024; e “Elio” (Elio – 2024, EUA), de Audrey Molina, também agendado para 2024.

 

“Estes últimos anos foram um período de grandes mudanças no mundo. Na Pixar, isso nos levou a pensar no futuro. Ou, se estou canalizando meu Joe interior de ‘Soul’, pergunto: ‘Por que estamos aqui? Qual é o nosso propósito? Bem, para nós, é contar grandes histórias em animação. Sejam longas-metragens para os cinemas, séries ou curtas para o streaming, acreditamos que contar histórias é fundamental para quem somos como pessoas. Elas realmente nos definem. E acreditamos no poder da animação para capturar e refletir as histórias de nossas próprias vidas”, afirmou Docter.

 

Diretora criativa do Walt Disney Animation Studios, Jennifer Lee, utilizou o evento não apenas para divulgar os próximos projetos de sua divisão, mas, principalmente, para homenagear a memória de Walt Disney e seu irmão, Roy Disney: “No Walt Disney Animation Studios, o estúdio que deu início a tudo, na véspera de nosso 100º aniversário, vemos hoje como um momento de privilégio e promessa. É um privilégio ser administradores de um estúdio e de um sonho que Walt e seu irmão, Roy, iniciaram há um século. E uma promessa de continuar a correr riscos em nossas histórias – e explorar, expandir e transformar o possível em real, assim como Walt fez”.

 

Na ocasião, Lee anunciou dois longas para o circuito exibidor – “Mundo Estranho” (Strange World – 2022, EUA), de Don Hall, agendado para 24 de novembro, e “Wish” (Wish – 2023, EUA), de Chris Buck e Fawn Veerasunthorn, previsto para o segundo semestre de 2023 – e duas séries para a Disney+, “Zootopia+” (Zootopia+ – 2022, EUA), com estreia em 09 de novembro, e “Iwájú” (Iwájú – 2023, EUA), prevista para o próximo ano.

 

“A Pequena Sereia”: remake em live-action é protagonizado por Halle Bailey (Foto: Divulgação).

 

Apesar de todos os anúncios e apresentações, a divulgação do teaser da versão em live-action do clássico “A Pequena Sereia” (The Little Mermaid – 1989, EUA), de Ron Clements e John Musker, chamou a atenção. Dirigido por Rob Marshall, “A Pequena Sereia” (The Little Mermaid – 2023, EUA) é aguardado com ansiedade não apenas por se tratar da nova versão daquele que ressuscitou o departamento de animação da Casa do Mickey no final da década de 1980, que, não há como negar, estava entre o ostracismo e a falta de originalidade desde a morte de Walt Disney em 1966, mas por ser um exemplar de representatividade e inclusão, estando totalmente em sintonia com as novas demandas da sociedade. Agora, Ariel não é mais uma jovem branca de cabelos vermelhos, mas uma sereia negra, interpretada por Halle Bailey.

 

Desde a sua divulgação até a presente data, o teaser ultrapassou a marca de 104 visualizações em todo o mundo, exceto na Austrália, Irlanda e Reino Unido em virtude da cobertura da morte da Rainha Elizabeth II, de acordo com a Variety. No entanto, a coragem da Disney em escalar uma mulher negra para interpretar uma de suas princesas mais queridas resultou em inúmeras críticas negativas, infelizmente. E tais críticas resultaram em mais de um milhão de dislikes no teaser disponibilizado no YouTube, segundo o Portal G1, somente na versão em inglês.

 

Com ampla programação, a D23 Expo 2022 também anunciou o longa “Prom Pact” (Prom Pact – 2023, EUA), em fase de pós-produção, e séries novas, bem como confirmou a continuidade de tantas outras para a Disney+, Disney Channel e Disney Junior. O anúncio foi feito por Ayo Davis, presidente da Disney Branded Television, que afirmou: “Na Disney Branded Televison criamos programas cheios de magia, aventura, emoção e coração que reverberam para o público em todo o mundo. Nossos anúncios de hoje destacam a amplitude e profundidade de nosso compromisso em entreter fãs de todas as idades com produções de animação, live-action, não-roteirizados e documentários”.

 

Entre as séries anunciadas por Davis, estão: “American Born Chinese” (American Born Chinese – 2023, EUA), prevista para 2023 na Disney+; “Big Shot: Treinador de Elite” (Big Shot – desde 2021, EUA), segunda temporada, com todos os episódios disponíveis, em 12 de outubro na Disney+; “Marvel’s Moon Girl and Devil Dinosaur” (Marvel’s Moon Girl and Devil Dinosaur – 2023, EUA), em 10 de fevereiro no Disney Channel e, logo depois, no Disney+; “A Lenda do Tesouro Perdido: No Limiar da História” (National Treasure: Edge of History – 2022, EUA), em 14 de dezembro na Disney+; “A Família Radical: Maior e Melhor” (The Proud Family: Louder and Prouder – desde 2022, EUA / Espanha), segunda temporada em fevereiro de 2023 no Disney+; “Meu Papai (ainda) é Noel” (The Santa Clauses – 2022, EUA), em 16 de novembro na Disney+; “High School Musical: A Série: O Musical” (High School Musical: The Musical: The Series – desde 2019, EUA), quarta temporada em 14 de setembro; “Star Wars: Young Jedi Adventures” (Star Wars: Young Jedi Adventures – 2023, EUA), prevista para 2023 no Disney Junior e, em seguida, na Disney+.

 

“The Mandalorian” é um dos grandes sucessos da Disney+ (Foto: Divulgação).

 

No entanto, “Star Wars: Young Jedi Adventures” não é a única produção pertencente ao universo criado por George Lucas em 1977, pois outras, aguardadas com ansiedade pelos fãs da saga “Guerra nas Estrelas” (Star Wars – iniciada em 1977, EUA), se destacaram da D23 EXPO 2022 e serão disponibilizadas na Disney+: “Andor” (Andor – 2022, EUA), em 21 de setembro; “Star Wars: The Bad Batch” (Star Wars: The Bad Batch – desde 2021, EUA), segunda temporada em 04 de janeiro de 2023; “Ahsoka” (Ahsoka – 2023, EUA) e “Skeleton Crew” (Skeleton Crew – 2023, EUA), previstas para 2023; “The Mandalorian” (The Mandalorian – desde 2019, EUA), terceira temporada prevista para 2023.

 

“Como vocês podem ver, há uma quantidade enorme de novas histórias emocionantes de Star Wars vindo da Lucasfilm. A qualidade, criatividade e variedade que essas equipes estão trazendo para o Disney+ são extraordinárias, e eu não vejo a hora de todos poderem vivenciar cada uma delas”, afirmou Kathleen Kennedy, presidente da LucasFilm.

 

Mas Kennedy ainda tinhas duas surpresas que prometem brincar com a memória afetiva dos fãs, ao menos da fatia que tem mais de 35 anos de idade: a série “Willow” (Willow – 2022, EUA), que chegará ao catálogo da Disney+ em 30 de novembro, e o longa “Indiana Jones 5” (Indiana Jones 5 – 2023, EUA), de James Mangold, agendado para 30 de junho de 2023. “Os filmes de Indiana Jones são sobre fantasia e mistério, mas também sobre o coração. Estou muito, muito feliz por termos uma história realmente humana para contar, assim como um filme que vai deixar a todos pasmados”, disse Harrison Ford, bastante emocionado.

 

A The Walt Disney Company também é proprietária de outra marca de forte apelo popular: a Marvel Entertainment, que tem novos títulos, dentre filmes e séries, a caminho. Durante o evento, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, falou sobre as fases 4, 5 e 6 do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), inclusive sobre o aguardado “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (Black Panther: Wakanda Forever – 2022, EUA), de Ryan Coogler, responsável por encerrar a Fase 4, em 11 de novembro.

 

Samuel L. Jackson em cena de “Invasão Secreta” (Foto: Divulgação).

 

Dentre as produções citadas por Feige estão o longa original Disney+ “Werewolf by Night” (Werewolf by Night – 2022, EUA), de Michael Giacchino, agendado para 07 de outubro, e os seguintes filmes: “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” (Ant-Man and the Wasp: Quantumania – 2023, EUA), de Peyton Reed, em 17 de fevereiro de 2023; “The Marvels” (The Marvels – 2023, EUA), de Nia DaCosta; “Capitão América: New World Order” (Captain America: New World Order – 2024, EUA), de Julius Onah, em 03 de maio de 2024; “Thunderbolts” (Thunderbolts – 2024, EUA), de Jake Schreier, em 26 de julho de 2024; e “Quarteto Fantástico” (Fantastic Four – 2024, EUA), de Matt Shakman, em 8 de novembro de 2024. Além das séries: “Ironheart” (Ironheart – 2023, EUA), “Invasão Secreta” (Secret Invasion – 2023, EUA), “Daredevil: Born Again” (Daredevil: Born Again – 2023, EUA) e “Echo” (Echo – 2023, EUA), previstas para 2023; “Armor Wars” (Armor Wars, EUA), ainda sem data de lançamento definida; e “Loki” (Loki – desde 2021, EUA), segunda temporada prevista para 2023.

 

A The Walt Disney Company utiliza sua plataforma de streaming, a Disney+, que já é uma das gigantes do setor, de maneira a expandir sua produção, bem como o mundo mágico criado por Walt Disney. Esta é a principal razão do investimento da Casa do Mickey na plataforma que, de certa maneira, atua como elemento essencial para manter viva a memória do estúdio que se tornou um dos mais importantes do cinema mundial.

Ana Carolina Garcia

Recent Posts

  • Carnaval/SP

Vai começar tudo de novo! Vai-Vai já tem enredo para o Carnaval 2025

Depois de voltar ao Grupo Especial de São Paulo e ficar na oitava colocação na classificação geral em 2024, a…

8 minutos ago
  • Brasil
  • São Paulo

Foragido, dono de Porsche diz não ter ingerido álcool antes do acidente que matou motorista

Fernando Sastre Filho, considerado foragido da Justiça, deu sua versão sobre o acidente que causou a morte de um motorista…

28 minutos ago
  • Brasil

Sobrinha relata conversa com Tio Paulo antes de entrar no banco

Erika de Souza Vieira Nunes, sobrinha de Paulo Roberto Braga, que morreu aos 68 anos, falou pela primeira vez sobre…

2 horas ago
  • Brasil

Desastre sem precedentes deixa rastro de destruição no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do Sul…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

VÍDEO: Madonna acena para fãs na saída de hotel no Rio

Partiu. Madonna deixou o Rio de Janeiro na noite deste domingo (5), após cantar para 1,6 milhão de pessoas na…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música
  • Televisão

Gracyanne Barbosa reage após desculpas de Luciano Huck e bloqueia Belo

Luciano Huck pediu desculpas a Gracyanne Barbosa durante o "Domingão com Huck" neste domingo (5). A fala aconteceu após o…

3 horas ago