Ana Carolina Garcia. Foto: SRZD

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

DGA Awards 2021: Chloé Zhao vence por ‘Nomadland’

A cineasta Chloé Zhao e a atriz Frances McDormand no set de “Nomadland” (Foto: Divulgação).

O Sindicato de Diretores dos Estados Unidos (Directors Guild of America – DGA) realizou na noite do último sábado, dia 10, a cerimônia de entrega do 73a DGA Awards, mas remotamente devido à pandemia de Covid-19, que segue sem controle.

 

Este ano, o DGA Awards de melhor diretor de longa-metragem teatral foi entregue à chinesa Chloé Zhao, que se tornou a primeira mulher de origem asiática a receber o prêmio do Sindicato, que a coloca como nome mais forte na disputa pelo Oscar de melhor direção. O DGA Awards é o principal termômetro do Oscar da categoria porque parte dos membros do Sindicato também integra a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS), com direito a voto.

 

“O Som do Silêncio” é dirigido por Darius Marder (Foto: Divulgação / Crédito: Amazon Studios).

O DGA Awards de melhor diretor estreante ficou com Darius Marder por “O Som do Silêncio” (Sound of Metal – 2020), produção original Amazon Studios que tem chamado bastante atenção nesta temporada de premiações. Marder, ao contrário de Zhao, não está entre os finalistas do Oscar de direção.

 

A cerimônia teve início na sede do Sindicato, na famosa Sunset Boulevard, em Beverly Hills, com o presidente Thomas Schlamme enaltecendo o trabalho dos cineastas e sua importância para o público sobretudo no cenário pandêmico. “Seu trabalho proporcionou conforto e fuga para o público … e superamos a difícil tarefa de colocar nossa indústria de volta ao trabalho”, afirmou Schlamme.

 

Os homenageados desta edição do DGA Awards foram a diretora Betty Thomas (Robert B. Aldrich Award) e os assistentes de direção Brian E. Frankish (Frank Capra Achievement Award) e Joyce Thomas (Franklin J. Schaffner Achievement Award).

 

Em junho de 2019, o Sindicato anunciou uma mudança na regra de elegibilidade da categoria principal, melhor diretor. Com isso, diretores cujos filmes estreiem no mesmo “dia e data” tanto nas plataformas de streaming quanto nas salas de exibição não estão habilitados para a disputa da categoria, agora chamada de “melhor diretor de longa-metragem teatral”, numa tradução literal. Ou seja, a nova regra visa a manutenção da experiência da sala de exibição. No entanto, esta mudança não foi aplicada ao prêmio de melhor diretor estreante, que continua sob as regras estabelecidas antes da invasão do streaming.

 

Leia também:

SAG Awards 2021: ‘Os 7 de Chicago’ vence o Actor principal

PGA Awards 2021: ‘Nomadland’ vence e lidera a corrida pelo Oscar de melhor filme

WGA Awards 2021: ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’ e ‘Bela Vingança’ são os vencedores

Oscar 2021: pandemia, streaming e diversidade

Oscar 2021: ‘Mank’ lidera com 10 indicações

DGA Awards 2021: Chloé Zhao e Aaron Sorkin são indicados

BAFTA Awards 2021: ‘Nomadland’ e ‘Rocks’ lideram a disputa pelo Oscar britânico

Critics’ Choice Awards 2021: ‘Nomadland’ é o grande vencedor

Globo de Ouro 2021: ‘Nomadland’ e ‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’ são os vencedores

Independent Spirit Awards 2021: ‘Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre’ é líder em indicações; ‘Bacurau’ concorre a filme internacional

Comentários

 




    gl