Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

DGA Awards 2018: Guillermo del Toro vence por ‘A Forma da Água’

Guillermo del Toro, Octavia Spencer e Sally Hawkins no set de “A Forma da Água” (Foto: Divulgação).

Na noite do último sábado, dia 03, o Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos (Directors Guild of America – DGA) realizou a cerimônia de entrega do DGA Awards 2018 no The Beverly Hilton Hotel em Los Angeles. Em sua 70o edição, o evento foi apresentado pelo cineasta Judd Apatow, de “O Virgem de 40 Anos” (The 40 Year Old Virgin – 2005).

 

Na categoria principal de cinema, o mexicano Guillermo del Toro sagrou-se vencedor por “A Forma da Água” (The Shape of Water – 2017), derrotando Christopher Nolan por “Dunkirk” (Idem – 2017), Greta Gerwig por “Lady Bird – A Hora de Voar” (Lady Bird – 2017), Jordan Peele por “Corra!” (Get Out – 2017) e Martin McDonagh por “Três Anúncios para um Crime” (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri – 2017).

 

“No momento em que os irmãos Lumière estavam filmando um trem chegando à estação, os trabalhadores saindo da fábrica, havia um homem chamado George Méliès filmando o que não estava lá, o que não era possível. No momento da crônica, nasceu a fábula. E estamos em tempos tremendamente difíceis. Às vezes, para falarmos sobre monstros, precisamos de monstros. E a melhor maneira de expressar um desejo, a cura, a necessidade de inclusão, escolher amar aos outros ao invés de machucá-los é uma fábula. Eu realmente preciso de uma fábula para falar sobre isso. Então, eu quero agradecer ao DGA por escolher nos recompensar e nos permitir a entrar na conversa como um gênero”, disse Guillermo del Toro em seu discurso de agradecimento.

 

Considerando que o DGA Awards é o principal termômetro da categoria de melhor direção do prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS), pode-se dizer que Guillermo del Toro está na dianteira na corrida pelo Oscar 2018 porque parte de seus membros também integra a AMPAS e têm direito a voto.

 

Concorrendo a duas categorias, Jordan Peele venceu a de diretor estreante por “Corra!”, derrotando Aaron Sorkin por “A Grande Jogada” (Molly’s Game – 2017), Geremy Jasper por “Patti Cake$” (Idem – 2017), Taylor Sheridan por “Terra Selvagem” (Wind River – 2017) e William Oldroyd por “Lady Macbeth” (Idem – 2017).

 

Presidido por Thomas Schlamme, o DGA também entregou durante a cerimônia os prêmios especiais, anunciados pela instituição em dezembro do ano passado. Os homenageados desta edição foram: o produtor Michael Apted, que receberá o prêmio honorário pelo conjunto da obra, o DGA Lifetime Achievement Award; o produtor e assistente de direção Dwight Williams, que será homenageado com o Frank Capra Achievement Award; e o diretor associado Jim Tanker, que será agraciado com o Franklin J. Schaffner Achievement Award.

 

Clique aqui para conferir a lista completa de vencedores.

 

Leia também:

Oscar 2018: ‘A Forma da Água’ lidera com 13 indicações

PGA Awards 2018: ‘A Forma da Água’ é o vencedor

Comentários

 




    gl