Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

DGA Awards 2018: confira a lista de indicados

Vencedor do Globo de Ouro de melhor direção, Guillermo del Toro é um dos indicados ao DGA Awards por “A Forma da Água” (Foto: Divulgação / Crédito: HFPA PHOTOGRAPHER).

O Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos (Directors Guild of America – DGA) anunciou nesta quinta-feira, dia 11, os diretores indicados às duas categorias de cinema, melhor diretor e diretor estreante.

 

Concorrem ao prêmio de melhor diretor: Christopher Nolan por “Dunkirk” (Idem – 2017), Greta Gerwig por “Lady Bird – A Hora de Voar” (Lady Bird – 2017), Guillermo del Toro por “A Forma da Água” (The Shape of Water – 2017), Jordan Peele por “Corra!” (Get Out – 2017) e Martin McDonagh por “Três Anúncios para um Crime” (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri – 2017).

 

Em seu primeiro trabalho como diretor de longa-metragem, Jordan Peele conseguiu a façanha de concorrer ao DGA de diretor e também de diretor estreante. Na segunda, tem como adversários: Aaron Sorkin por “A Grande Jogada” (Molly’s Game – 2017), Geremy Jasper por “Patti Cake$” (Idem – 2017), Taylor Sheridan por “Terra Selvagem” (Wind River – 2017) e William Oldroyd por “Lady Macbeth” (Idem – 2017).

 

A lista de indicados de diretores veteranos chama a atenção devido à ausência de um nome de peso dentro da indústria, Steven Spielberg, que ao longo de sua carreira concorreu 11 vezes, tendo vencido três deles por “A Cor Púrpura” (The Color Purple – 1985), “A Lista de Schindler” (Schindler’s List – 1993) e “O Resgate de Soldado Ryan” (Saving Private Ryan – 1998). Em campanha com “The Post: Guerra Secreta” (The Post – 2017), um dos títulos queridinhos da atual temporada de premiações, Spielberg foi homenageado com o DGA Lifetime Achievement Award, chamado inicialmente de D.W. Griffith Award, em 2000.

 

Considerando que o DGA Awards é o principal termômetro do Oscar na categoria de melhor direção porque parte de seus membros também integra a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – AMPAS), com direito a voto, Spielberg perde um pouco de força na campanha rumo ao Golden Boy. No entanto, é válido lembrar que nem sempre os indicados ao DGA Awards concorrem ao Oscar, vide o caso de Ben Affleck, que em 2013 venceu o prêmio do Sindicato por “Argo” (Idem – 2012), mas não chegou entre os finalistas da AMPAS, levando apenas o Oscar de melhor filme, ao lado dos produtores George Clooney e Grant Heslov. Naquele ano, Spielberg concorreu a ambos os prêmios por “Lincoln” (Idem – 2012).

 

Em dezembro de 2017, o presidente do DGA, Thomas Schlamme, anunciou os homenageados 70a edição do prêmio. São eles: o produtor Michael Apted, que receberá o prêmio honorário pelo conjunto da obra, o DGA Lifetime Achievement Award; o produtor e assistente de direção Dwight Williams, que será homenageado com o Frank Capra Achievement Award; e o diretor associado Jim Tanker, que será agraciado com o Franklin J. Schaffner Achievement Award.

 

Apresentada por Judd Apatow, a 70a edição do DGA Awards será realizada no dia 03 de fevereiro no The Beverly Hilton Hotel em Los Angeles. A lista de indicados ao Oscar será divulgada pela AMPAS no dia 23.

 

Clique aqui para conferir os indicados nas categorias televisivas, anunciados pelo DGA na última quarta-feira, dia 10.

 

Leia também:

Globo de Ouro 2018: ‘Três Anúncios para um Crime’ é o grande vencedor

BAFTA Awards 2018: ‘A Forma da Água’ lidera com 12 indicações

PGA Awards 2018: confira os indicados ao prêmio

WGA Awards 2018: confira a lista de indicados

SAG Awards 2018: ‘Três Anúncios Para um Crime’ na liderança com quatro indicações

Comentários

 




    gl