Ana Carolina Garcia. Foto: SRzd

Ana Carolina Garcia

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá, onde também concluiu sua pós-graduação em Jornalismo Cultural. Em 2011, lançou seu primeiro livro, "A Fantástica Fábrica de Filmes - Como Hollywood se Tornou a Capital Mundial do Cinema", da Editora Senac Rio.

‘Blow the Man Down’: vovozinhas no comando

“Blow the Man Down” está disponível no catálogo da Amazon Prime Video (Foto: Divulgação / Crédito: Amazon Studios).

Indicado ao Independent Spirit Award de melhor roteiro de estreia, “Blow the Man Down” (Idem – 2019) não passou pelo circuito comercial brasileiro, estreando diretamente na Amazon Prime Video em março deste ano. Exibido em festivais como os de Tribeca e Toronto, o longa aposta no mistério com leves toques de drama e comédia para contar a história de vovozinhas acima de qualquer suspeita que não controlam as agulhas de crochê, mas a cidade que tem na pesca sua principal atividade econômica.

 

Margo Martindale é um dos destaques do longa (Foto: Divulgação / Crédito: Amazon Studios).

Ambientado na fictícia Easter Cove, “Blow the Man Down” começa mostrando o processo de luto das irmãs Connolly, Priscilla (Sophie Lowe) e Mary Beth (Morgan Saylor), que reagem à dor da perda de maneiras distintas. Considerada a problemática da família, Mary Beth acaba cometendo um crime que abala as estruturas da nata da sociedade local, que há anos aceitou um acordo com Enid (Margo Martindale) para a criação de um prostíbulo com o intuito de proteger suas meninas da violência sexual, mas colocando tantas outras em situação de risco.

 

Com direção e roteiro de Bridget Savage Cole e Danielle Krudy, “Blow the Man Down” se desenvolve de forma objetiva, mantendo o ritmo narrativo da primeira à última cena. Sem rodeios, as irmãs Connolly conhecem sua própria história aos poucos, bem como o modus operandi do local outrora considerado pacato por ambas. Mesmo não aprofundando as tramas secundárias, esta produção original Amazon Studios consegue envolver o espectador, chamando sua atenção para duas grandes atuações: Margo Martindale e June Squibb (Susie Gallagher).

 

Doce num primeiro momento, Margo Martindale assume o tom ameaçador de uma mulher que durante muito tempo pôde contar com o apoio de pessoas que um dia foram suas amigas para manter a Oceanview de pé, garantindo a “paz” e o “equilíbrio” da cidade. Porém, passou a ser considerada inimiga número um quando os maridos se interessaram pelo local, iniciando uma guerra velada liderada pela personagem de June Squibb. Indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por “Nebraska” (Idem – 2013), Squibb surge como uma senhorinha dedicada à família e à Easter Cove, trabalhando as diferentes camadas de Susie com propriedade à medida que as máscaras dos personagens começam a cair.

 

Utilizando a trilha sonora para conceder leveza e comicidade, “Blow the Man Down” é, na verdade, sobre idosas consideradas de reputação ilibada que não medem esforços para manter as aparências, manipulando os homens e varrendo a sujeira de Easter Cove para debaixo do tapete.

 

Assista ao trailer oficial legendado:

Comentários

 




    gl