Categories: Ana Carolina GarciaCinemaColunasEntretenimento

‘Arkansas’: escolhas e consequências

Disponível desde a última sexta-feira, dia 07, no catálogo da Amazon Prime Video, “Arkansas” (Idem – 2020) utiliza elementos do cinema policial, suspense e drama de maneira a subverter a imagem de perfeição do estilo de vida americano por meio do humor negro e refinado. Adaptação cinematográfica do livro homônimo de John Brandon, o filme é protagonizado por Liam Hemsworth e Clark Duke, que estreia nas funções de diretor, produtor e roteirista de longas-metragens.

 

Dividido em cinco capítulos, “Arkansas” conta a história de Kyle (Hemsworth) e Swin (Duke), que entram para o tráfico de drogas sem conhecer seu chefe, Frog (Vince Vaughn). Durante sua primeira grande missão, a dupla conhece um dos homens de confiança de Frog, Bright (John Malkovich), que trabalha como guarda florestal no parque que serve como fachada para a quadrilha. Aos poucos, os dois percebem os riscos de um caminho sem volta.

 

A premissa é simples e batida, mas tem como diferencial apresentar Frog ao espectador logo no início, deixando a dúvida apenas para a dupla protagonista. Com isso, não há perguntas acerca da identidade do chefe do crime nem dos desfechos das tramas secundárias, apenas sobre como Kyle e Swin lidaram com cada situação. Isto funciona graças à engenhosidade do roteiro Duke e Andrew Boonkrong.

 

Com um erro primário de continuidade que não compromete o conjunto, “Arkansas” chama a atenção pela montagem de Patrick J. Don Vito. Indicado ao Oscar de melhor edição por “Green Book – O Guia” (Green Book – 2018), Don Vito conecta os cinco capítulos com habilidade, trabalhando a questão espaço-tempo com cuidado para manter o ritmo narrativo. É uma montagem exemplar que ainda insere a trilha sonora com precisão a fim de potencializar os toques de comicidade, assim como os momentos de silêncio.

 

“Arkansas” também é favorecido pela escalação do elenco. Enquanto Liam Hemsworth e Clark Duke encontram o equilíbrio cênico entre humor e sobriedade de dois jovens que não têm nada a perder, Vince Vaughn aposta nos detalhes de um homem sem limites que pretendia levar sua “aposentadoria” com aparente tranquilidade. Além do trio, John Malkovich brilha com a insanidade do guarda acima de qualquer suspeita, e Eden Brolin (Johnna), filha de Josh Brolin, oferece desempenho satisfatório como a enfermeira que cai de paraquedas no meio de um esquema criminoso.

 

Contando com a impecável direção de fotografia de Steven Meizler, “Arkansas” surpreende pela firme condução de Duke, que se inspira no cinema de Quentin Tarantino para apresentar uma trama calcada em escolhas e consequências.

 

Assista ao trailer oficial (sem legendas):

Ana Carolina Garcia

Share
Published by
Ana Carolina Garcia
Tags: Amazon Prime VideoCinemaClark DukeEden BrolinLiam HemsworthVince Vaughn

Recent Posts

  • Brasil

‘Carro do flagra’ viraliza na internet: ‘Marcelo, tua casa caiu’

Um vídeo que mostra o "carro do flagra" viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Nas imagens, é possível ver…

24 minutos ago
  • Entretenimento
  • Música

Gusttavo Lima interrompe show e alerta equipe: ‘Atenção, segurança’

O sertanejo Gusttavo Lima se apresentava no Ribeirão Rodeo Music, em Ribeirão Preto (SP), na manhã deste domingo (28), quando…

1 hora ago
  • Brasil

Morte de Joca: Veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Após o caso do cachorro Joca, que morreu enquanto estava em trânsito, sob a responsabilidade de uma companhia aérea, o…

2 horas ago
  • Carnaval/SP

Lugar de Gente Feliz: Veja as transformações na quadra da Dragões em 14 anos

Lugar de Gente Feliz e que a cada ano se torna melhor. Assim podemos abordar a quadra social da escola…

2 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos

Samara Felippo pede expulsão de alunas por ofensas racistas contra sua filha

A atriz Samara Felippo pediu à escola Vera Cruz, em São Paulo, que as duas alunas que fizeram ofensas racistas…

3 horas ago
  • Carnaval/SP

Rumo ao tri, Mocidade Alegre revela enredo para o Carnaval 2025

Bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, a Mocidade Alegre revelou, na madrugada deste domingo (28), durante a comemoração do seu…

9 horas ago