Nesta sexta-feira, dia 18, a Netflix disponibilizou em seu catálogo mais uma produção original: “A Lavanderia” (The Laundromat – 2019), que concorreu ao Leão de Ouro na última edição do Festival de Veneza. Dirigido por Steven Soderbergh, o longa é baseado no escândalo chamado de “Panama Papers”, que abalou o mundo em abril de 2016 devido ao vazamento de 2,6 TB de informações sigilosas de clientes da panamenha Mossack Fonseca, dentre eles, políticos brasileiros e a Odebrecht, citada neste filme que rendeu à gigante do streaming um processo na justiça dos Estados Unidos, movido por Jürgen Mossack e Ramón Fonseca, que tentam impedir sua exibição alegando que a produção os difama ao retratá-los “como advogados que estão envolvidos em lavagem de dinheiro, evasão fiscal, suborno e outras condutas criminosas”, segundo a imprensa americana.
Narrado por Gary Oldman (Mossack) e Antonio Banderas (Fonseca), “A Lavanderia” é dividido em capítulos que exploram as particularidades de alguns clientes, inclusive inocentes, como a personagem ficcional Ellen Martin (Meryl Streep), que perde o marido num acidente de barco que vitima outras 20 pessoas e não pode receber a indenização, pois a seguradora era uma empresa de fachada ligada à Mossack Fonseca. No longa, é ela a responsável por começar a retirada da sujeira debaixo do tapete em meio à dor do luto.
Quebrando a quarta parede já em seus primeiros minutos num interessante plano sequência, “A Lavanderia” remete um pouco ao oscarizado “A Grande Aposta” (The Big Short – 2015) por usar o sarcasmo como elemento essencial da narrativa e também como instrumento de denúncia ao sistema e sua taxa de juros. No entanto, não consegue se equiparar à complexidade e engenhosidade do filme de Adam McKay. Isto se deve ao fato de o roteiro de Scott Z. Burns não ser estruturado com esmero, mesmo utilizando Gary Oldman e Antonio Banderas de maneira a conectar parte de suas pontas soltas.
Apesar das fragilidades do roteiro, “A Lavanderia” é uma produção conduzida com firmeza por Steven Soderbergh e que tem como principal alicerce as atuações de Meryl Streep, Gary Oldman e Antonio Banderas. Enquanto a veterana atriz explora a dor de uma mulher que tem como objetivo de vida preservar a memória do marido, Oldman e Banderas têm a plateia nas mãos pelo estilo debochado que ajuda a conceder certa leveza à trama inspirada numa história indigesta.
Apontado como um título capaz de brigar por prêmios na próxima temporada americana, “A Lavanderia” está longe de ser uma obra-prima, mas vale por expor parte das entranhas de um escândalo de escala global.
Assista ao trailer oficial legendado:
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