Categories: Celso SabadinCinemaColunasEntretenimento

Acredite: ‘Invasão Zumbi’ é um dos melhores filmes do ano

Como diziam os locutores de antigamente, “já ao apagar das luzes do ano” estreia nos cinemas este que é, para mim, um dos melhores filmes de 2016: “Invasão Zumbi”.

Depois de tantas besteiras cinematográficas cometidas em nome do subgênero “filme de zumbi”, não parecia possível que alguém conseguisse realizar algo inteligente, diferenciado e emocionante nesta área. Mas os sulcoreanos conseguiram. Da mesma forma que, nos anos 60, os italianos recriaram o faroeste com qualidade até superior à dos seus inventores norte-americanos, o cinema da Coreia do Sul tem reinventado o terror com talento surpreendente.

O filme não requer sinopse, pois seu título já diz tudo, mas dois importantes fatores o diferenciam dos demais, colocando-o muitos degraus acima em relação ao que tem sido feito ultimamente. Em primeiro lugar, a crítica social. De maneira similar – embora bem diferenciada – ao que o romeno Radu Mihaileanu fez com seu fabuloso “Trem da Vida”, aqui também o trem para Busan (o título internacional do filme é “Train to Busan”) se transforma num microcosmo da sociedade atual. O perigo e o desespero iminentes e inesperados extraem o que há de melhor e de pior da alma humana. Quase sempre, de pior. Brotam ao mesmo tempo o egoísmo, a traição, a solidariedade, o medo, e um dos traços mais marcantes da nossa contemporaneidade: o individualismo. O trem, assim como a vida, não pode parar. Não há tempo para pensar e a luta pela sobrevivência atinge níveis de competição exponenciados ao máximo.

O segundo ponto que chama a atenção é a construção cinematográfica de “Invasão Zumbi”. Os tempos, os ritmos, os silêncios, os enquadramentos, as surpresas e as ações de cada sequência funcionam com uma perfeição raramente vista nos modernos filmes de aventura/terror. Sem trocadilhos, o espectador efetivamente embarca na exasperadora viagem de horror deste trem.

“Invasão Zumbi” é o primeiro filme do roteirista e diretor Sang-Ho Yeon a chegar no circuito brasileiro, e também seu primeiro em live-action. Vindo da animação, Yeon tem chamado a atenção pelas suas brilhantes participações em festivais internacionais, principalmente os dedicados ao cinema fantástico. Seu talento está sento reconhecido: “Invasão Zumbi” custou US$ 8,5 milhões (segundo estimativa do site Imdb) e faturou perto de US$ 100 milhões nas bilheterias de todo o mundo.

A estreia no Brasil é nesta quinta, 29 de dezembro.

Celso Sabadin

Recent Posts

  • Carnaval/RJ

Edson Pereira e equipe apresentam projeto visual na Tijuca e fotos dão água na boca

Rio. A Unidos da Tijuca levará para a Sapucaí em 2025, quando será a primeira agremiação a desfilar na segunda-feira de…

43 minutos ago
  • Carnaval/SP

Sonha desfilar na comissão de frente? Coreógrafa da Vila Maria faz convite

Quem sonha atuar em uma comissão de frente tem uma excelente oportunidade. Se preparando para estrear na Unidos de Vila…

3 horas ago
  • Brasil

Surfistas e pilotos de Jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos

Surfistas e pilotos de Jetskis que estão com Scooby são aplaudidos por gaúchos. Momento que viralizou nas redes sociais aconteceu…

3 horas ago
  • Brasil

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS

Gisele Bündchen grava vídeo em inglês dando visibilidade à tragédia do RS. Modelo é gaúcha:   Ver essa foto no…

3 horas ago
  • Entretenimento
  • Televisão

A Grande Conquista 2: Quem você quer que vá para a Mansão?

Decisão. Chegou a hora de definir as últimas 14 vagas para a Mansão de A Grande Conquista 2, reality show…

4 horas ago
  • Brasil

Felipe Neto desafia bolsonaristas que tentaram atrapalhar coleta de dinheiro para o RS: ‘Eu sempre vou vencer vocês’

Felipe Neto desafia bolsonaristas que tentaram atrapalhar coleta de dinheiro para o RS: Fica o aviso aos bolsonaristas que tentaram…

5 horas ago