Categories: Celso SabadinCinemaColunasEntretenimento

Em DVD, ‘Tensão’ fascina com personagens divididos

Em “Tensão”, Richard Basehart, o eterno Almirante Nelson da série “Viagem ao Fundo do Mar”, interpreta Warren Quimby, um farmacêutico comum – talvez comum até demais – e pacato – talvez pacato até demais, ao fazer vistas grossas diante das escancaradas traições de sua esposa Claire (Audrey Totter). Em linguagem clara e direta, Warren é o popular corno manso. Sua mansidão, porém, chega ao fim quando Claire decide finalmente deixá-lo, e o simplório farmacêutico começa a arquitetar um minucioso plano para matar o novo amante de sua esposa. Uma engenhosa vingança que incluirá a criação de uma nova identidade sob a qual Warren tentará dar vazão aos seus impulsos assassinos.

A partir do argumento de John Klorer e com roteiro de Allen Rivkin, o diretor John Berry (o mesmo de “Por Amor Também se Mata”) constrói um envolvente noir repleto daqueles apaixonantes personagens típicos do gênero: humanos, divididos, repletos de dúvidas, nem mocinhos, nem bandidos, na corda bamba entre o bem e o mal. Pessoas comuns levadas a situações limites, em busca de soluções igualmente limítrofes.

“Tensão” também aborda – ainda que tangencialmente – a questão da adaptabilidade dos soldados norte-americanos que retornaram da 2ª Guerra. Um rápido diálogo entre Claire e Warren mostra como a esposa teria se fascinado não exatamente pelo seu marido, mas pelo uniforme que ele ostentava durante o conflito, o que gerou problemas de adaptação e frustrações em tempos de vestimentas civis. Uma interessante visão – ainda que aqui não desenvolvida – sobre a construção de uma identidade mitológica e heroica do guerreiro justiceiro. É em busca desta falsa noção de justiça que o protagonista cria seu plano de, mais uma vez, travestir-se de mito, ao assumir uma nova identidade que incluirá também uma nova mulher (Cyd Charisse, ótima). Sua guerra, agora, é particular.

Uma curiosidade: se você achou o cenário da farmácia de “Tensão” parecido com o cenário da farmácia do filme “Pecado sem Mácula”, de Anthony Mann, não se trata de obra do acaso. Como os filmes foram rodados quase que simultaneamente, a Metro optou por economizar um pouco e usar o mesmo set em ambos. Afinal, o hoje cultuado gênero noir era quase sempre encarado como produção B pelos grandes estúdios da época.

“Tensão”faz parte da caixa Film Noir Volume 7, lançada pela Versátil.

Celso Sabadin

Recent Posts

  • Brasil

Anitta envia caminhão para ajudar vítimas das chuvas no RS

Solidariedade. A cantora Anitta, que nesse sábado (4) participou do show histórico de encerramento da turnê "The Celebration Tour" da cantora…

7 horas ago
  • Carnaval/SP

Veja o logotipo do enredo que irá exaltar Ailton Krenak no Anhembi

Primeiro indígena eleito para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em mais de 120 anos desde a…

10 horas ago
  • Entretenimento
  • Famosos
  • Música

Madonna posta vídeo agradecendo ao Rio

Música. A cantora Madonna, que no sábado (4), fez um show histórico para 1,6 milhão de pessoas na Praia de…

10 horas ago
  • Brasil

Lula: “Eu, como nordestino, nunca vi tanta chuva na vida”

Chuvas. O presidente Lula, em entrevista coletiva neste domingo (5), informou as providências que o governo federal está tomando para ajudar as…

11 horas ago
  • Carnaval/SP

Compositor explica emoção de assinar samba na Nenê: ‘Chorando horrores’

Entre os três troféus conquistados no Prêmio SRzd Carnaval SP 2024, a Nenê de Vila Matilde faturou o título de…

12 horas ago
  • Brasil

Chuvas no RS: número de mortos sobe para 75 e 103 estão desaparecidos

Chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (5) que o número de mortos vítimas das…

12 horas ago