Um descanso na Folia: O Xangô da Mocidade

* William Alves Dos Santos
O carnaval ainda está nesse período de indecisão, mas nós da União da Escola de Samba de Maquete (UESM) nesse período de reclusão voluntária como combate ao Covid-19 (Corona Virus), resolvemos criar um convite a vocês, nossos leitores a ficar em casa curtindo a nossa liga. Trata-se na nossa nova coluna “Um Cinema, um descanso e um desfile”. Porém, para a volta dessa coluna, convidamos o Jornalista Willian Alves que irá contar as suas impressões sobre algum desfile que já tenha se apresentado na UESM.  Vamos dar boas vindas ao Willian e curtir esse maravilhoso #TBTdaUESM juntinhos.  Vamos conferir?

O Xangô da Mocidade

Mocidade Recreio das Flores – Rio das Flores/RJ

.Em 2019 a Mocidade Recreio das Flores trouxe a história do Rei de Oyó, vamos relembrar como foi o desfile.
A Mocidade abre seu desfile em tons escuros para contar a história do Rei de Oyó, a comissão de frente representou o exército de Oduduwa com fantasias em coloração preta e coreografia africana marcante, uma comissão simples porém com funcionalidade.
Logo em seguida um primoroso pede passagem como o nome da escola formado por marfins e o símbolo da escola, logo após o reino de Oyó, um abre alas com elementos africano riquíssimo em detalhes, uma escultura de Xangô muito bem acabada.

O suceeso das alegorias da Mocidade Recreio das Flores.

O primeiro causal representou o fogo e ventania, fantasia de fácil leitura rica em detalhes, a porta bandeira com elementos ligados a Iansã um dos amores de Xangô, no cenário de fundo a segunda alegoria da escola o amor de Oxum a segunda esposa de Xangô, uma das alegorias mais bela que já vi, extremo bom gosto, rica em efeitos, em seguida a escola trouxe os santos sincretizados como São Jerônimo, São João, São Pedro.Rainha de bateria Rafaela representando Alujá e a bateria o Alabè, com o mesmo branco logo em seguida vem a ala dos passistas de Oxè.
A Mocidade encerrou seu desfile fazendo uma louvação para Xangô, teve amalá e velas para o rei, o terceiro carro da escola cheio de detalhes símbolo da escola em chamas um trabalho de escultura muito bem feito. Kaô Kabecilê!

E chega de papo. Vamos rever o desfile da Mocidade Recreio das Flores:

E com a palavra….

O presidente e carnavalesco da agremiação, Robson Cezar: – Ele é um desfile forte por si só. pela representatividade do orixá da Justiça, algo que tanto precisamos no nosso país A minha sensação é de dever cumprido. Foi um ano muito difícil em que tive que superar a perda de minha mãe. Mas precisava seguir em frente por aqueles que acreditaram nesse projeto. Embora não tenha sido a execução que o enredo merecia, o carro 2 é espetacular, mérito do nosso gênio Tiago Mirandah.

Semana que vem, mais um descanso na nossa folia e um #TBTdaUESM

Saiba mais sobre o Carnaval de Maquete da UESM

Página oficial
Facebook
Youtube
Instagram
*em colaboração voluntária ao SRZD

Comentários

 




    gl