Ubirajara Claudino e Janaína Manfredo são o casal da Unidos de Bangu

Cria da Mangueira e neto de Maçú, um dos maiores nomes da história da verde e rosa, Ubirajara Claudino está de volta à Passarela do Samba carioca. O experiente mestre-sala, que ficou afastado da rotina das quadras das escolas de samba em 2014 para dedicar-se a projetos particulares, retorna ao Carnaval em 2015, defendendo o pavilhão da Unidos de Bangu, campeã do Grupo B neste carnaval.

“Estou há muitos anos na estrada. Minha ligação com o samba vem do berço, pois cresci ouvindo e vivenciando as histórias da minha família. Comecei desfilando na ala mirim da Mangueira, fui ritmista, mas a dança está no sangue. Depois de tantos anos dançando, achei por bem dar uma parada para me dedicar um pouco à minha família. Minha filha Maisha estava recém nascida e eu preferi passar esse tempo acompanhando uma etapa importante para ela”, conta ele.

Para não ficar totalmente fora da folia, Bira, como é chamado pelos amigos, este ano apresentou o casal da União do Parque Curicica, Wanderson e Mara Rosa. Durante os festejos de Momo, o mestre-sala recebeu do amigo Sandro Avelar, o convite para retornar ao posto e defender o pavilhão vermelho e branco da campeã do Grupo B, que em 2015 abrirá as apresentações da Série A do Carnaval carioca. Na escola da zona oeste, ele dançará com Janaína Manfredo, que já era a titular do posto.

o casal durante apresentação. Foto: Dayse King

” Não tenho problema em dançar com nenhuma porta-bandeira. Sou sambista e aceito aquilo que me propõem sempre pensando que o entrosamento se dá por conta da dedicação que cada dupla tem. Tive excelentes pares ao longo da minha carreira. Dancei com a Lucinha Nobre na Unidos da Tijuca por quatros anos, com a Verônica na Imperatriz, enfim, sempre tive excelentes parceiras de dança. Acho que com a Janaína não será diferente porque ela é dedicada e extremamente profissional”, comentou.

O novo par de Ubirajara Claudino é Janaína Manfredo. A experiente porta bandeira começou a dançar em 1990 e atuou no segmento em escolas como Portela, Ilha e Mocidade. Decidiu parar em 2010, quando assumiu o posto de jurada do carnaval dde Porto Alegre. Voltou em 2013, como titular da Unidos de Bangu, à convite da escola, onde seu esposo, Beto Manfredo. atua como diretor geral de Harmonia. “A cobrança em casa é maior”, brinca.

Para Janaína, a expectativa em torno da dupla será grande e ela espera ajudar a Unidos de Bangu a conquistar as notas máximas em sua estreia pela Série A. “Nossas expectativas para esta estréia são as melhores. Estamos muito confiantes de que a escolá fará um grande desfile. Eu e Bira já estamos nos preparando, fazendo o máximo para dar o nosso melhor na avenida. Sabemos que somos experiente, mas temos que trabalhar. A Unidos de Bangu é uma escola que vei para ficar”, afirma.

Os ensaios da dupla já começaram e nos planos do casal já há a expectativa da chegada de uma coreógrafa para auxiliar na preparação que por enquanto se resume a um ensaio semanal.

“A Unidos está nos dando todo o suporte para que o trabalho seja recompensado com os 40 pontos. Estamos buscando um profissional que venha nos auxiliar neste sentido. Já dei uma olhada nas justificativas dos jurados deste ano para ver quais são os pontos onde temos que nos aprimorar mais. A cada ano que passa, a dança do casal e até o figurino são observados com diferentes olhares. O segmento tem que se renovar sem perder o toque clássico que envolve a dança”, finalizou Bira.

A apresentação do casal está prevista para o dia 20 de maio, quando serão apresentadas as contratações da escola para 2015. Wander Pires é um dos nomes que estão na mira para assumir o comando do carro de som. 

 

*Colaboração: Bárbara Mello

Leia também:

– Vídeo: Unidos de Bangu vence no Grupo B e garante acesso à Série A
– Unidos de Bangu aposta em infraestrutura e investimento para 2015

 

Comentários

 




    gl