X-9 se inspira na vida do poeta Patativa do Assaré para seu desfile 2024

Barracão da X-9 Paulistana. Foto: Divulgação

Barracão da X-9 Paulistana. Foto: Divulgação

Com dois títulos no Grupo Especial, 1997 e 2000, a X-9 Paulistana disputará o Grupo de Acesso 2 pela primeira vez desde 1987, quando conquistou o título da terceira divisão do samba paulistano.

A escola será a sexta a desfilar no sábado, 3 de fevereiro, com o enredo “Nordestino Sim, Nordestinado Jamais!”, que é desenvolvido por uma comissão de Carnaval.

Ao SRzd, o integrante do departamento cultural da agremiação, Leandro Santana, explicou qual será a linha central do tema deste Carnaval 2024.

“O nordeste brasileiro apresenta uma incontável diversidade de contextos históricos, artísticos, sociais, culturais e geográficos que seria impossível de ser abordada, em sua totalidade, em um enredo de Carnaval. Existem inúmeros nordestes e, para o Carnaval de 2024, nossa escola se inspira na vida do poeta Patativa do Assaré para apresentar uma visão romantizada, através de uma perspectiva já consolidada no imaginário popular acerca desta região do Brasil, na qual se amálgama, no dia-a-dia de uma população, a lida, a culinária, as celebrações e as manifestações artísticas que, em muito, perpassam as memórias e afetividades de nosso homenageado”, disse.

Leandro Santana. Foto: X-9 Paulistana/Divulgação
Leandro Santana. Foto: X-9 Paulistana/Divulgação

Mesmo sem desfilar na terceira divisão do samba de São Paulo há mais de três décadas, o sambista afirmou que independente do grupo no qual está competindo, a X-9 chegará com “atenção, respeito, trabalho e humildade”.

“É necessário compreender as regras do jogo, as especificidades do grupo e trabalhar, da melhor maneira possível, para que o resultado desejado seja alcançado”, completou.

O reaproveitamento de materiais é algo que até as escolas do Especial fazem muito, até como uma forma de economizar os custos e ajudar o meio ambiente. De acordo com Leandro, cerca de 50% do Carnaval da verde, vermelha e branca está sendo feito através do reaproveitamento de materiais, em diferentes escalas dentro do processo artístico.

“A prática do reaproveitamento de materiais demanda sempre um olhar sensível, de compreender não só as necessidades práticas da escola de samba como, também, entender as nuances e possibilidades de transformação que determinados elementos visuais possuem”, explicou.

Barracão da X-9 Paulistana. Foto: Divulgação
Barracão da X-9 Paulistana. Foto: Divulgação

O desfile contará com onze alas e dois carros alegóricos, sendo que o abre-alas será o ponto que a X-9 pretende chamar mais a atenção do público no Anhembi.

“Dentro da lógica dos desfiles das escolas de samba, tradicionalmente as alegorias carregam, consigo, certo protagonismo dentro da visualidade narrativa proposta e, neste nosso Carnaval, tal lógica se mantém. As alegorias são os pontos altos do desfile, sobretudo o carro abre-alas e sua relação com os elementos que o antecedem na abertura da escola”, concluiu.

Veja mais imagens do barracão da X-9 Paulistana:

 Leia também:

+ Confira as entrevistas dos ensaios técnicos

+ Ouça os sambas das escolas que irão desfilar no Anhembi em 2024

+ Confira informações sobre a venda de ingressos para o Carnaval de SP 2024

Comentários

 




    gl