Vila Maria participa de campanha contra o assédio às mulheres

A escola de samba Unidos de Vila Maria está engajada numa iniciativa que pretende alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento, contra os abusos e assédios às mulheres.

Com a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19, também fez aumentar os casos de violência dentro de casa, conforme relatos e pesquisas.

Pensando nisso, alguns estudantes de uma escola técnica de São Paulo, criaram um aplicativo chamado “TODAS POR UMA”. Nele, as usuárias poderão utilizar alguns “avisos” pré-selecionados, que serão enviados para seus contatos de confiança (denominado anjos), para conseguir o auxílio necessário em momentos de riscos.

Além disso, o aplicativo também possui uma função onde as mulheres terão a chance de mapear os lugares que consideram mais perigosos para sua integridade física ou que já sofreram algum tipo de assédio, alertando assim outras, para evitarem ou se atentarem nesses locais.

A ideia surgiu do estudante de Desenvolvimento de Sistemas, Mateus Lima Diniz, morador do bairro da Vila Maria e que recebeu a ajuda dos amigos Carlos Andrade (desenvolvedor), Bianca Santos, João Gabriel, Leonardo Salavar e apoio dos professores Guilherme Carvalho, Rogério de Morais, Khalil Ayache e Lucas Chalegre, todos da ETEC Professor Horácio Augusto da Silveira. Mateus relata inclusive, que já presenciou cenas de violência no seu dia a dia, daí também a inspiração na criação do projeto.

Em apoio a ação dos estudantes, a “Vila Mais Famosa” resolveu abraçar esta causa e evidenciar a importância do aplicativo, mostrando mais uma vez, seu engajamento social com sua comunidade e a sociedade em geral.

Também bastante entusiasmada com o projeto, Elizabete Pereira da Silva Gabriel, que é uma da apoiadoras e presidente do Instituto Cia dos Sonhos/Casa da Mulher Brasileira, está ansiosa para que o aplicativo comece a ser divulgado.

“Hoje o aplicativo que pode salvar uma vida e ajudar realmente uma mulher é o Todas Por Uma…”, enfatizou Elizabete.

O aplicativo poderá ser baixado gratuitamente no site todasporuma.com

Confira abaixo o vídeo oficial da campanha com participação de integrantes da agremiação:










Comentários

 




    gl