Vila Maria busca se conectar com sua comunidade com enredo sobre Ogum

Logotipo do enredo da Vila Maria 2024. Foto: Divulgação

Logotipo do enredo da Vila Maria 2024. Foto: Divulgação

Após anunciar que desistiu de levar para Avenida uma homenagem ao rei do pop, Michael Jackson, um dos maiores nomes da música mundial, que morreu em 2009, a Unidos de Vila Maria anunciou neste sábado (29), o seu enredo para o Carnaval de 2024.

“Forjados na Luta, Guiados na Coragem e Sincretizados na Fé: A Vila canta OGUM!” é o título do enredo escolhido, e que será desenvolvido pelo carnavalesco Fabio Ricardo, estreante na agremiação.

A revelação foi feita durante feijoada realizada na quadra da escola, com presença da comunidade e presença dos novos contratados que chegam com o objetivo de conduzir a entidade novamente ao Grupo Especial.

Um dos pontos altos do evento ficou por conta da apresentação do novo intérprete oficial. O consagrado Royce do Cavaco assume a função exercida por Wander Pires nos últimos cinco anos. 


Leia também:

+ Confira os enredos já lançados para o Carnaval de 2024

+ Até quando as escolas de São Paulo podem contratar para o Carnaval 2024?


Leia o texto explicativo sobre o enredo 

Para o Carnaval 2024 a Unidos de Vila Maria busca se conectar com a sua comunidade da forma mais genuína possível: buscando suas características principais como garra, luta, fé, coragem e vitória.

E para essa conexão se apresentar cada vez mais verdadeira, vamos mostrar como nossa comunidade e todos os Brasileiros dialogam com as características de Ogum e São Jorge, o Santo Guerreiro. E como essa relação se tornou cada vez mais forte essa ligação.

Mostraremos como essa conexão com o sagrado e a ancestralidade trazida pelos negros na diáspora africana se fixou em nosso país e impulsionou a fé dos Brasileiros, com base no Candomblé e na Umbanda. Como dedicamos nossa fé no dia a dia, nas batalhas, nas lutas e sempre carregando consigo essa devoção que nos força a seguir sempre.

E é no terreiro, no Xiré que o povo faz o ritual. Bate cabeça pra exaltar o seu orixá de devoção. Desce a comida pro santo, veste suas roupas e roga por abertura dos caminhos e proteção. E também na alvorada do dia 23 de Abril, acorda cedo e faz o seu ato de homenagem ao santo padroeiro.

E com essa mensagem, a Vila exalta Ogum e São Jorge e reforça sua ancestralidade e origem pedindo aos seus padroeiros a força e proteção para voltar ao seu lugar de costume e primazia: o Grupo Especial. Onde se tornou a VILA MAIS FAMOSA, com sua legião de fiéis, Guerreiros de Ogum e São Jorge.

O que foi divulgado sobre Vila Maria 2024

* Quem saiu

Carnavalesco: Cristiano Bara
Diretor de harmonia: César Calado (Cesinha)
Porta-bandeira: Lais Moreira
Coreógrafo de comissão de frente: Renan Banov
Intérprete: Wander Pires

* Quem chegou

Carnavalesco: Fábio Ricardo
Diretora de harmonia: Jussara Félix
Porta-bandeira: Geisle Siqueira
Coreógrafos de comissão de frente: Adriana Angelelli e Wilson Ciavarelli.
Intérprete: Royce do Cavaco

* Quem permaneceu

Mestre de bateria: Moleza

Vila Maria rebaixada em 2023

Após forte chuva no momento em que estava na área da concentração do Sambódromo do Anhembi, a Unidos de Vila Maria foi a quarta escola a desfilar na sexta-feira, dia 17, com o enredo “Vila Maria. Minha Origem. Minha Essência. Minha História. Muito Além do Carnaval”, terminando na décima terceira colocação na classificação e sendo rebaixada para o Grupo de Acesso 1.

Comentários

 




    gl