Maior campeã do Carnaval de São Paulo, a escola de samba Vai-Vai levará para Avenida no Carnaval de 2024 o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”.
Desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, o desfile promete mostrar a rua como espaço em constante disputa pela arte na cidade de São Paulo e celebra ainda os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil, exaltando a arte urbana por meio de suas vertentes – DJ, MC, Break e Grafitti.
Após vencer o Grupo de Acesso 1 em 2023, a “Escola do Povo” irá abrir a segunda noite do Grupo Especial, no dia 10 de fevereiro.
A proposta é trazer para o centro do palco da cidade as manifestações culturais que sempre ficaram à margem, escondidas nas periferias. Utilizando a linguagem popular dos MCs e DJs, por meio do Rap, o enredo reivindica a ocupação de espaços, assim como o reconhecimento pleno das expressões artísticas e culturais consideradas periféricas.
“Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e Do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”
Abre a gira… Meu corpo é fechado!
“Me atire uma pedra
Que eu te atiro uma granada
Se tocar em minha face sua vida está selada”
Corpo Fechado, Thaíde & DJ Hum
Rasga caminhos, Seu Tranca Ruas… Passa na frente e governe as encruzas deste monumental
‘despacho de pedra’… Deixe seu lastro de fogo, cuspa cachaça e exale teu fumo sob
avenidas, ruas, becos e vielas, que serão palco e cena do Manifesto em Preto e Branco –
convoca o povo preto, pardo, pobre, mestiço e periférico a se insurgir contra a raivosa fé
elitista, que lança ao destino marginal tua prole desvalida – desamparada de oficialidade,
mas herdeira da alegria e da tua jocosidade catiça – insistindo em fazer da rua (des)caminhos
riscados de arte e a crença nas forças mágicas da criação. Guarde sob tua capa caótica as
mães solo, os desvalidos, os andarilhos, os mendigos, as meretrizes, os oprimidos, os
presidiários e todos aqueles que se abrigam sob teu olhar obstinado pela busca da verdade,
que tarda… mas não falha jamais. A luta é grande e árdua. ‘Eles’ não aceitam a nossa
liberdade, mas (r)existimos no teu axé. Nós temos o corpo fechado. Laroyê!
Uma ‘Pauliceia Empoeirada’ – Insurgência Preta-Periférica: Acharam Que Eu Estava
Derrotado… Quem Achou Estava Errado!
“Acharam que eu estava derrotado
Quem achou estava errado”
Oitavo Anjo, 509-E
São Paulo, 1922… Um cento de anos atrás – t(H)eatro municipal – herdeiros da velha e
cansada elite refundam, segundo seus óculos maculados, a arte nacional… O ‘desvairado’
manifesto impõe o que vem a ser a ‘cara’ da nova ordem cultural intitulada Arte Moderna.
Mas… resgatando um ‘prefácio pra lá de interessantíssimo’, e as caras dos pretos, pardos e
brancos pobres – intitulados periféricos por uma nova ordem urbanoide, frenética e fabril –,
com suas autênticas e invisibilizadas expressões culturais vindas das ruas pulsantes numa
cidade batizada de progresso e sufocadora de retintos e desafortunados?… Do alto de sua
inegável relevância histórica, fato é que a Semana de Arte Moderna não deu conta de olhar
para fora de si. Daí surge a necessidade latente de revisitar os conceitos do moderno, da arte
e, essencialmente, das expressões oriundas da rua na São Paulo que insiste em cultuar o
‘Eros à Pauliceia’, ocultando a ocupação insurgente que perdura em longa batalha pelo
direito de expressar a alma genuinamente popular.
Desde 22, o samba cumpriu, quase que solitariamente, a missão de resistir… Até o início dos
anos de 1980, quando chegou ao Brasil uma cultura, ‘uma potência sonora capaz de
mobilizar uma imensa massa de jovens’, na missão de dar expressão a uma nova geração de
artistas nas ruas. Este novo movimento propõe-se como levante genuinamente popular pelo
milagre da autorrepresentação – o direito de se apresentar como se é; pelo direito à
celebração da vida que confronta a morte pela beleza de festejar a existência e, mais do que
nunca; pelo valor da diversidade no seu conceito mais pleno que é o sentimento de
pertencimento cultural, étnico e poético, ainda que seu palco seja a rua em toda a sua
pluralidade. Esta cultura trata-se de um ponto de vista, uma nova maneira de ver o mundo e
se relacionar com ele. Seu nome: Hip Hop!
Da Rua e do Povo, o Hip Hop!
“O Hip Hop não inventou nada, mas reinventou tudo!”
Grandmaster Caz, documentário de Ice T, “A Arte do Rap”
Quatro décadas buscando o ‘Triunfo’ na São Paulo subversiva que se embalou nos quintais
dos Bailes Black, expandiu nas calçadas da Galeria e abraçou a mítica São Bento! Eis a magia
do Hip Hop: A arte dos oprimidos, esquecidos, excluídos. Voz dos marginalizados artistas.
Potência dos poetas do povo. Liberdade aos prisioneiros das mazelas. Salvação aos
sobreviventes do sistema. Com ele – e por ele – a rua pulsa, pulula, expande. O gueto reage
na primazia de suas vertentes originais – Breaking (Bboys e Bgirls), Grafitti, MC e DJ.
No princípio era o Breaking… Corpos sedentos de expressão se rebelavam contra o ‘sistema’
excludente e segregador. Ocupar as ruas era preciso. O som era gringo. Movimentos
frenéticos, passos hipnotizantes e, até então, desconhecidos. Um novo estilo e maneira de
expressar surgia. Nos cines, o “Beat Street” – febre nas telas que inebriava jovens mentes. A
potência das ruas expressava de maneira autêntica e contundente o desejo de poder para o
povo preto!
Num caleidoscópico movimento artístico, o Hip Hop também se impõe pelos jatos de spray:
Surge o grafitti com seus traços potentes e nas contundentes mensagens dos pixos. A cidade
é ocupada e serve de palco para mensagens como modo de reafirmação de identidades,
saberes, pensamentos e da quebra da cruel invisibilidade que a sociedade excludente impõe
à juventude periférica. Os prédios, muros e fachadas se expandem. As ruas falam e ganham o
mundo… ‘O grafitti é um grito mudo’!
Corpos e cores se unem à musicalidade nas formas mais autênticas de expressão. São Paulo
passa a versar no Rap – Rhythm and Poetry (Ritmo e Poesia). Mensagens de resistência e
afirmação são profetizadas por MCs – Mestres de Cerimônia, que vociferam letras de
necessárias coragem e inconformidade. Mãos ágeis se utilizam de equipamentos eletrônicos
como intenção de invadir ouvidos e mentes, levando mensagens de intensidade e poder – eis
os DJs – Disc Jockeys. Do encontro de MCs e DJs a batida perfeita, a química explosiva que
embala gerações. As rádios abraçam. A indústria fonográfica ignora, mas as equipes de baile
impulsionam a ’Cultura de Rua’, exaltando sempre e mais ‘O Som das Ruas’. Grupos de
praticantes do rap se reúnem na Praça Roosevelt e são duramente reprimidos pelo sistema
policial. Era preciso se politizar e adquirir consciência de classe, eis a importância do primeiro
coletivo ligado ao Rap – as chamadas posses – de nome ‘Sindicato Negro’, que possibilitou a
aproximação e o apoio do Instituto da Mulher Negra – Geledés (Axé à força matriarcal, que
pare, embala e protege!). Aliás, elas, as mulheres, quebram barreiras, perseveram, resistem e
surgem na cena do Hip Hop. O caótico sistema prisional de São Paulo forma e potencializa
vozes que bradam por direitos humanos. A força do Gangasta Rap – vertente do Rap com
mensagens de forte apelo contra a violência policial e a marginalização da arte periférica – se
impõe e se vê perseguida pelo sistema. A cultura do Rap experimenta o amargo sabor de
viver ‘Sobrevivendo no Inferno’, sob o signo daqueles que nasceram para lutar e seguir.
Na virada do milênio, floresce o chamado 5o elemento – ‘conhecimento Hip Hop’ – fruto da
conexão da cultura de rua com a necessidade de se adaptar às novas linguagens artísticas e
discursivas. De encontro com um discurso mais politizado e consciente surgem as rimas e,
consequentemente, outros movimentos da oralidade, como a poesia de rua – o SLAM. Da
espontaneidade despretensiosa nasce o “freestyle” (estilo livre) de rimar e poetizar nas ruas,
exaltando a força criativa que habita as periferias e evidenciando o improviso inspirado no
repente, na embolada e em outros ritmos de origem popular. Batalhas – de rap, de rima, de
SLAM – nascem em todos os cantos. Poetas do povo despertam. Rap, cultura e política se
encontram, numa intensa combinação que dialoga com o pensamento. O Hip Hop salvou
vidas!
Nesta adaptação ao século 21, o movimento Hip Hop passa a se apresentar em novas
modalidades como ‘boombox’ – coleções de aparelhos, ‘beatbox’ – percussão vocal na arte
de reproduzir sons, ‘lowriders’ – veículos de aspectos vintage com articulação à partir de
suspensão hidráulica; nos esportes através do skate, do ‘street ball’ (basquete de rua) e do
futebol de várzea. Surge, com vigor e impacto, a potência do Trap. A cultura urbana do Hip
Hop absorve conhecimentos das artes, da moda, da tecnologia e, principalmente, do
comportamento social.
Em qualquer tempo, de qualquer ângulo que se observe, o movimento Hip Hop sempre será
reconhecido como a expressão das ruas diante da pujança criativa que nasce do
inconformismo contra o sistema opressor e da resistência à estigmatização marginal que
insiste em silenciar as vozes periféricas. Assim como o samba, o Hip Hop é atitude de
enfrentamento e inspiração, jamais se omitindo de sua missão maior: (R)existir!
Um ‘Manifesto Paulistano’ – Circularidade Ancestral: Olhar Para Trás, Para Seguir Em
Frente!
“…a distância que estamos do ponto de luz e vida mais brilhante
que se pode ver com os olhos, ou com o coração.
E a cultura Hip Hop é uma grande despertadora de grandiosidade”
Emicida, apresentação do livro “Rap, Cultura e Política” de Felipe Oliveira Campos
Assim, o Vai-Vai – Escola de Samba do povo, forjada na rua, aquilombada nas tradições do
samba e representante da negritude que pulsa na São Paulo frenética, fazendo de suas vias
palco e luz – celebra e cultura Hip Hop e, com a potência de Exu Tranca Rua, lança seus olhos
para o futuro ao propor o ‘Manifesto Paulistano’:
– Uni-vos, tribos paulistanas… Respeito e exaltação ao samba, ao Hip Hop, ao rock, ao
funk, ao forró e a todas as demais culturas expoentes que dão voz e vez à nossa gente!
– Projetemos uma São Paulo diversa, plural e inclusiva, onde a arte urbana – expressa na
potência do Hip Hop – dê aos filhos da cidade tons de igualdade, inventividade e
comunhão. Conhecer e viver o movimento é negar a exploração que gera exclusão, a
prevalência do ter sobre o ser, a importância dos rótulos e das convenções sociais em
detrimento da vida em comunidade!
– Ressignifiquemos a ocupação da urbanidade paulistana a partir da negação de que São
Paulo – megalópole colossal, fálica e voraz – siga cultuando como mito fundador as
figuras equivocadas dos bandeirantes, como álter-egos da coragem e da bravura!
– Abaixo aos monumentos que não nos representam. Rebatizemos as rodovias que
exaltam saqueadores de riquezas e exterminadores de nativos. Que as praças e avenidas
exaltem as figuras de representatividade ao povo preto e aos povos originários. Padê
para Exu no vão livre do MASP – Por uma São Paulo justa e igual!
– Reajamos, coletivamente, ao cansado e individualista brasão paulistano (Non Dvcor
Dvco) – Não Somos Invisíveis, Existimos!
É samba, é Hip Hop… Da rua, do povo, de Exu… Laroyê!
À luta, Vai-Vai!
Sidnei França e Departamento Cultural do G.R.C.S.E.S. Vai-Vai – Maio de 2023
Disputando o Grupo de Acesso 1 pela segunda vez em sua história, a Vai-Vai apostou no enredo “Eu também sou imortal”, sendo a quarta a desfilar no dia 20 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.
O tema, que exaltou a busca pela imortalidade, nas ciências, na religião, nos mistérios da vida e da morte, foi apresentado originalmente no Carnaval de 2005, quando a agremiação ficou na quinta colocação no Grupo Especial.
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