Vai-Vai define samba e dupla de intérpretes para o Carnaval 2020

Vai-Vai faz final de samba. Foto: SRzd - Dante Baptista

Ensaio da Vai-Vai. Foto: SRzd – Dante Baptista

Definidos todos os sambas de enredo que irão embalar os desfiles do Grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo em 2020. A última agremiação a definir seu hino foi a tradicional Vai-Vai, que fez festa na tarde deste domingo (29) em sua sede social na Bela Vista, região central da capital paulista.

Em evento marcado pela disputa entre quatro parcerias concorrentes e apresentações dos principais segmentos da “Escola do Povo”, os compositores Afonsinho, Ronaldinho, Koke, Damatta, Dani Almeida e Kz foram consagrados pela comissão julgadora como campeões e irão assinar a trilha sonora do enredo “Vai-Vai de Corpo e Álamo”.

+ ‘Que as pessoas deixem a vaidade de lado’, diz compositor campeão da Vai-Vai

O samba vencedor também foi o preferido dos leitores do SRzd. Em enquete realizada na semana que antecedeu a final, a obra teve 44% dos votos. Após a final de samba-enredo, Camila Silva renunciou ao cargo de rainha de bateria. Clique aqui para ler.

Assista ao anúncio do samba campeão:

Conheça a letra:

O MEU BIXIGA É ENCANTO E MAGIA
SHOW DE MELODIAS QUE PAIRAM NO AR
VAI – VAI TRAZ NO PEITO AS SUAS ESTRELAS
E VAI TE EMOCIONAR

VAI ALVORECER
E NO DESPERTAR DE UM NOVO DIA
VOU EU, RECRIANDO A HISTÓRIA
UM PASSADO DE GLÓRIAS
NESSE CHÃO DE POESIA
VAMOS VIAJAR PELOS CAMINHOS DA FOLIA
CHUVA DE CONFETE E SERPENTINA
“DAMAS MENINAS”
EMBALANDO A MULTIDÃO
TRANSFORMANDO EM PASSARELA
A AVENIDA SÃO JOÃO

BUSQUEI NO ORUM O AZUL MAIS BONITO
PRA ETERNIZAR NOEL
NAS VOLTAS DO MUNDO FUI FORÇA E MILAGRES
GIRANDO EM UM CARROSSEL

NUM TOQUE FIZ BRILHAR
VALORES QUE BRINDEI
NOS BRAÇOS DA BOEMIA
DIVAGUEI COM OLHOS DE CRIANÇA
VI UM FACHO DE ESPERANÇA
NAS VIRADAS DA ALEGRIA
DESPERTA MEU AMOR
VEM CLAREAR OS SONHOS MEUS
QUE UM NOVO DIA VAI RAIAR
PRA ESPANTAR OS MEDOS SEUS
A MÚSICA VENCEU
E ALÉM DO TEMPO EU HEI DE VER
O ÁLAMO DO SAMBA FLORESCER

Vai-Vai anuncia dupla de intérpretes para 2020

Antes do anúncio do samba vencedor do concurso – que neste ano contou com a inscrição de oito composições e foi restrito a membros da ala de compositores – Thobias da Vai-Vai, dono da voz que se consagrou em Carnavais marcantes e títulos na agremiação, subiu ao palco para cantar hinos e sambas de desfiles inesquecíveis e participar da oficialização da dupla de intérpretes oficiais para o próximo ano. Ele também afirmou que estará com o time de canto na Avenida.

+ ‘Influências externas são nocivas ao nosso pavilhão’, diz Thobias da Vai-Vai em final de samba-enredo

Vai-Vai anuncia intérpretes para 2020. Foto: SRzd - Dante Baptista
Vai-Vai anuncia intérpretes para 2020. Foto: SRzd – Dante Baptista

O carro de som terá a juventude de Luiz Felipe, que está na ala musical desde 2015 e a experiência de Washington, também “prata da casa” que defende as cores da escola desde 1986 e já cantou ao lado de Thobias.

Confira a apresentação dos finalistas:

+ Samba 27 – Compositores: Peu, Jairo Limozini e Regis 7 Cordas

+ Samba 5 – Compositores: Alexandre Gordão, Sales e Ivo Farias

+ Samba 7 – Compositores: Zeca Do Cavaco, Zé Carlinhos, Vagner Almeida, Martinello, Evaldo Rodrigues e Valter Camargo

+ Samba 13 – Compositores: Afonsinho, Ronaldinho, Koke, Damatta, Dani Almeida e Kz

Enredo busca resgate da identidade da escola

Em 2020 a Vai-Vai será a oitava escola a desfilar no domingo, 23 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi. Mais do que o título no Grupo de Acesso 1 e o retorno à divisão de elite do samba paulistano, onde contabiliza quinze troféus, a diretoria da agremiação busca resgatar a autoestima de sua comunidade.

Casal da Vai-Vai. Foto: SRzd - Guilherme Queiroz
Casal da Vai-Vai. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

“Nestas ‘Bodas de Álamo’, o Criolé – símbolo, identidade e caricatura do próprio sambista da Saracura, irá contar os triunfos e as grandes vitórias de nosso povo, justamente por serem estas vitórias as que nos fizeram os maiores campeões do Carnaval paulistano. Outra vez, ele riscará o chão com seus passos mágicos e espalhará a energia capaz de dar vida até as mais distantes recordações”, diz trecho da sinopse do enredo que é dividido em quatro setores.

+ Clique aqui para ler a sinopse

Final de samba-enredo da Vai-Vai. Foto: SRzd - Guilherme Queiroz
Final de samba-enredo da Vai-Vai. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

Caberá a um “velho conhecido” da comunidade do Bixiga, o desenvolvimento do desfile que irá celebrar a trajetória vitoriosa de 90 anos da entidade que foi fundada em 1930 como bloco de cordão e que se tornou, com a força de sua comunidade, sambas e desfiles marcantes, na recordista de campeonatos da capital paulista.

Figurinista, artista plástico e cenógrafo. Mais do que isso. Apaixonado pelo Carnaval e pela “Escola do Povo”, Chico Spinosa aceitou o convite do retorno para a “casa” onde atuou nos anos de 1997, 1998 (campeão), 1999 (campeão), 2007, 2008 (campeão), 2009 e 2014.

“Toda vez que chego na Vai-Vai fico emocionado”, diz Chico Spinosa

Chico Spinosa é paulista da cidade de Tabapuã, interior do estado. Iniciou sua trajetória como figurinista na extinta TV Tupi, onde atuou por quase uma década nas produções de telenovelas e programas de auditório. Na década de oitenta, executou diversos trabalhos na TV Bandeirantes e Rede Globo, emissora em que também foi comentarista dos desfiles de escolas de samba.

Como carnavalesco, sagrou-se campeão pela Estácio de Sá em 1992 com o inesquecível enredo “Paulicéia Desvairada”, ao lado de Mário Monteiro. Ainda em terras cariocas, desenvolveu enredos na União da Ilha do Governador, Unidos da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel, Viradouro e Caprichosos de Pilares.

Em São Paulo, marcou seu nome ao conquistar três campeonatos na tradicional escola do Bixiga, a Vai-Vai, em 1998, 1999 e 2008. Foi na Bela Vista, que em 2014, fez seu último trabalho no Carnaval, ao assinar o desfile “Nas chamas da Vai-Vai, 50 anos de Paulínia”. No ano de 2015, foi comentarista do SRzd.

Leia também:

+ Vai-Vai corre contra o tempo e busca novo espaço para barracão de alegorias

+ Diretoria da Vai-Vai se manifesta sobre saída de Camila Silva e projeta nova rainha

+ Dirigente faz desabafo e anuncia afastamento do conselho gestor da Vai-Vai

Comentários

 




    gl