‘Vai-Vai de Corpo e Álamo’: escola anuncia enredo e carnavalesco Chico Spinosa

3º ensaio técnico da Vai-Vai. Foto: SRzd – Guilherme Queiroz

Maior detentora de títulos do Carnaval de São Paulo, a escola de samba Vai-Vai divulgou nesta terça-feira (13) o seu enredo para o Carnaval de 2020.

“‘Vai-Vai de Corpo e Álamo”, será o título do tema que a “Escola do Povo” vai apresentar na Avenida, em busca do título do Grupo de Acesso 1 e do retorno para a divisão principal da folia paulistana.

“Nestas ‘Bodas de Álamo’, o Criolé – símbolo, identidade e caricatura do próprio sambista da Saracura, irá contar os triunfos e as grandes vitórias de nosso povo, justamente por serem estas vitórias as que nos fizeram os maiores campeões do Carnaval paulistano. Outra vez, ele riscará o chão com seus passos mágicos e espalhará a energia capaz de dar vida até as mais distantes recordações”, diz trecho da sinopse do enredo que é dividido em quatro setores.

Caberá a um “velho conhecido” da comunidade do Bixiga, o desenvolvimento do desfile que irá celebrar a trajetória vitoriosa de 90 anos da entidade que foi fundada em 1930 como bloco de cordão e que se tornou, com a força de sua comunidade, sambas e desfiles marcantes, na recordista de campeonatos da capital paulista.

Chico Spinosa. Foto: Acervo Pessoal/Chico Spinosa
Chico Spinosa. Foto: Acervo Pessoal/Chico Spinosa

Figurinista, artista plástico e cenógrafo. Mais do que isso. Apaixonado pelo Carnaval e pela “Escola do Povo”, Chico Spinosa aceitou o convite do retorno para a “casa” onde atuou nos anos de 1997, 1998 (campeão), 1999 (campeão), 2007, 2008 (campeão), 2009 e 2014.

Spinosa foi umas novidades apresentadas para a comunidade na noite desta terça-feira (13) na quadra social da escola. Na ocasião, foi realizada uma reunião onde representantes dos principais segmentos puderam conhecer uma síntese do enredo, novos diretores e informações sobre os preparativos para o próximo Carnaval que contará com Paula e Pingo na condução do pavilhão principal e Camila Silva como rainha de bateria.

Membros da Vai-Vai em reunião. Foto: Almir Alberto
Membros da Vai-Vai em reunião. Foto: Almir Alberto

Conheça um pouco da trajetória de Chico Spinosa

Chico Spinosa é paulista da cidade de Tabapuã, interior do estado. Iniciou sua trajetória como figurinista na extinta TV Tupi, onde atuou por quase uma década nas produções de telenovelas e programas de auditório. Na década de oitenta, executou diversos trabalhos na TV Bandeirantes e Rede Globo, emissora em que também foi comentarista dos desfiles de escolas de samba.

“Toda vez que chego na Vai-Vai fico emocionado, diz Chico Spinosa”

Como carnavalesco, sagrou-se campeão pela Estácio de Sá em 1992 com o inesquecível enredo “Paulicéia Desvairada”, ao lado de Mário Monteiro. Ainda em terras cariocas, desenvolveu enredos na União da Ilha do Governador, Unidos da Tijuca, Mocidade Independente de Padre Miguel, Viradouro e Caprichosos de Pilares.

Em São Paulo, marcou seu nome ao conquistar três campeonatos na tradicional escola do Bixiga, a Vai-Vai, em 1998, 1999 e 2008. Foi na Bela Vista, que em 2014, fez seu último trabalho no Carnaval, ao assinar o desfile “Nas chamas da Vai-Vai, 50 anos de Paulínia”. No ano de 2015, foi comentarista do SRzd.

Sede da Vai-Vai. Foto: SRzd – Wadson Henrique

Anúncio de novidades ocorre após imbróglio 

As novidades da Vai-Vai para 2020 foram apresentadas após meses de indefinição sobre quem comandaria a escola no próximo Carnaval.

Eleito no dia 26 de abril de 2010, o presidente Darly Silva, conhecido como Neguitão, oficializou seu afastamento do cargo no dia 17 de julho. Clique aqui para ler.

Na ocasião, ele declarou que a decisão de deixar o posto foi alheia a sua vontade e foi fundamentada em razão do momento político conturbado que vive a maior detentora de títulos do Grupo Especial de São Paulo, que no último Carnaval foi rebaixada para o Grupo de Acesso 1.

Neguitão, que já havia feito um desabafo em vídeo no dia 5 de abril (clique aqui para assistir), também informou que a administração da “Escola do Povo” para o Carnaval de 2020 contaria com Renato Maluf, que foi vice-presidente em seu primeiro mandado e Claricio Gonçalves.

Já no último dia 8, através de comunicado publicado em sua página no Facebook, a escola anunciou que duas pessoas foram designadas para a direção de Carnaval: Pedro H. Silva (Pedrinho) e Claricio Gonçalves. A nota ainda informou que a direção executiva ficará interinamente com o comando da vice-presidente Doutora Ana Murari. Clique aqui para ler.

Em entrevista ao SRzd, Renato Maluf explicou o motivo de não ter aceitado o convite para ser um dos integrantes do comitê gestor.  Leia a entrevista na íntegra.

Comitê gestor da Vai-Vai. Foto: Reprodução/Facebook Vai-Vai

Vai-Vai encerrará desfile do Grupo de Acesso 1

Em 2020 a Vai-Vai será a oitava agremiação a se apresentar no Sambódromo do Anhembi, no domingo, 23 de fevereiro, na disputa do Grupo de Acesso 1. No último Carnaval, a “Escola do Povo” levou ao Anhembi o enredo “O quilombo do futuro”, onde exaltou a luta do negro na sociedade.

+ relembre o desfile da Vai-Vai em 2019

Leia também:

+ Claricio Gonçalves: “Todos se comprometeram com o lado preto e branco da Vai-Vai”

Comentários




    gl