Categories: Carnaval/SP

Vai-Vai cita ódio, preconceito e ataques contra seus componentes

Em meio aos preparativos para o Carnaval de 2023, quando buscará o título do Grupo de Acesso 1 para retornar à divisão de elite do samba paulistano, a escola de samba Vai-Vai, através de nota oficial, abordou comentários recebidos em suas páginas de redes sociais atacando alguns de seus componentes

No texto, assinado pela diretoria, é citada a necessidade de união no samba em tempos em que o país encontra-se polarizado em valores. O comando da agremiação diz que repudia o ódio gratuito, “fruto do descontentamento e do preconceito individual, que de maneira nenhuma representa o coletivo”.

A menção é uma resposta aos ataques feitos a musas, passistas, destaques e mais recentemente, a madrinha da bateria da escola. No último dia 25, durante ensaio, a empresária Elisangela Nicolellis,  apresentada como cria da comunidade, recebeu a faixa de madrinha de bateria.


Leia também:

+ Presidente da Vai-Vai explica motivos de reedição e mudanças no elenco

+ Angústia e olhos marejados: Ex-porta-bandeira da Vai-Vai faz desabafo


“Não vamos tolerar qualquer manifestação que ofenda, calunie, constranja ou diminua qualquer um de nossos componentes”, diz outro trecho do comunicado que não cita nomes, mas ressalta que “o Vai-Vai é e sempre será a Escola do Povo, da diversidade de pessoas e de crenças, de corpos e de cores”.

A nota é finalizada destacando medidas: “Passou da hora de entender que a internet e principalmente as nossas redes sociais não são terra de ninguém. E não vamos tolerar qualquer manifestação que ofenda, calunie, constranja ou diminua qualquer um de nossos componentes”.

Rebaixada para o Grupo de Acesso 1 em 2022, a segunda queda nos últimos quatro anos, a maior colecionadora de títulos do Carnaval de São Paulo tenta, com a força de sua comunidade, reencontrar o caminho da vitória em meio a dificuldades financeiras, incerteza em relação a quando ficará pronta sua nova quadra e recorrentes citações do nome da entidade em questões que, nem sempre estão relacionadas ao samba.

Leia à íntegra:

O Vai-Vai é e sempre será a Escola do Povo, da diversidade de pessoas e de crenças, de corpos e de cores. Temos visto diversos comentários em nossas redes sociais atacando musas, passistas, destaques e mais recentemente a madrinha da bateria. Repudiamos esse ódio gratuito, fruto do descontentamento e do preconceito individual, que de maneira nenhuma representa o coletivo.

Em tempos em que nosso país encontra-se tão polarizado nos valores, nós, o povo do samba, precisamos nos unir.
Passou da hora de entender que opinião não significa desculpa para falta de respeito e de educação. Passou da hora de entender que a internet e principalmente as nossas redes sociais não são terra de ninguém. E não vamos tolerar qualquer manifestação que ofenda, calunie, constranja ou diminua qualquer um de nossos componentes.

Carnaval 2023

A Vai-Vai será a quarta agremiação a desfilar no Anhembi, no dia 19 de fevereiro. “Eu também sou imortal” é o título do enredo desenvolvido por uma comissão de Carnaval, cujos nomes dos integrantes não foram divulgados.

O tema, que fala da busca pela imortalidade, nas ciências, na religião, nos mistérios da vida e da morte, foi apresentado originalmente na Avenida 2005, quando a agremiação ficou na quinta colocação no Grupo Especial.

O samba-enredo leva a assinatura de Danilo Alves, Marquito, Estevan, Vagner Almeida, Mineiro, Régis, Frá e Japole. Clique aqui para ouvir.

Logo do enredo 2023 da Vai-Vai. Foto: Divulgação

Em relação ao Carnaval de 2022, o elenco da escola sofreu mudanças. No lugar do carnavalesco Chico Spinosa, a diretoria aposta agora em uma comissão de Carnaval.

Após a saída de Reginaldo Romualdo Pereira (Pingo) e Paula Fernanda Penteado (Paulinha), foi anunciado o retorno de Renatinho Trindade e Fabíola Pereira como primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. Na comissão de frente, o coreógrafo Robson Bernardino assumiu o lugar de Irineu Nogueira.

Redação SRzd

Recent Posts

  • Televisão

Luiz Bacci solta notícia bombástica sobre Davi e Mani; assista

Luiz Bacci solta notícia bombástica sobre Davi e Mani; assista. Apresentador da RecordTV divulgou informação em vídeo nas redes sociais…

2 horas ago
  • Entretenimento

Gisele Bündchen fala sobre a força da maternidade em nova campanha de joias

Bastidores. Em novo vídeo divulgado pela marca de joias brasileira com mais de 60 anos no mercado, a mãe de…

4 horas ago
  • Entretenimento
  • Música

Air Supply: sucessos românticos emocionam público no Rio

Música. A banda australiana Air Supply, que já vendeu 10 milhões de discos somente nos Estados Unidos, completará no ano…

4 horas ago
  • Rio de Janeiro

Museu de Arte do Rio participa de exposição na ONU

Rio. Na última terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas inaugurou a exposição “Atlântico Vermelho”, com 60 obras de 22…

4 horas ago
  • Carnaval/RJ

Rio 2025: Conheça todos os enredos do Grupo Especial divulgados até aqui

Rio 2025: Conheça todos os enredos do Grupo Especial divulgados até aqui: Rio. Na noite desta sexta-feira (19), a Acadêmicos…

4 horas ago
  • Carnaval/SP

Primeira da Cidade Líder abre inscrições para escolinha de bateria

Batucada de Primeira. Rumo ao Carnaval 2025, a Primeira da Cidade Líder, agremiação do Grupo de Acesso 2 de São…

4 horas ago