Uesp muda data do concurso que vai eleger sua Corte 2020; confira a lista de candidatos

Corte 2019 da Uesp. Foto: Divulgação – Daniel Amorin

Inicialmente marcado para a próxima sexta-feira (24), a União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) promoverá no dia 7 de fevereiro (sexta-feira), à partir das 20 horas, o Concurso Miss Uesp, que vai eleger a Rainha do Samba, os Passistas de Ouro e Prata, além de duas Princesas do Carnaval 2020.

O evento vai acontecer no Grande Auditório Celso Furtado, do Palácio das Convenções do Anhembi, localizado na Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – Santana. A entrada é franca.

Os candidatos são representantes das agremiações, filiadas a Uesp, que participam dos desfiles oficiais dos bairros da cidade de São Paulo, mantendo a tradição do samba paulistano que a cada ano tem atraído ainda mais participantes.

Neste ano, 25 candidatos disputarão os títulos e serão avaliados por uma comissão julgadora formada por personalidades do samba, ligados direta ou indiretamente ao Carnaval.

Todos participantes do concurso farão um show na abertura sob o comando da coreógrafa Solange Ferreira. Segundo Eduardo Caetano, coordenador geral do Miss Uesp, o show é uma tradição do evento e esse ano fará uma homenagem aos grandes baluartes do carnaval paulistano.

O presidente da Uesp, Alexandre Magno, o Nenê, afirma que as agremiações de base são responsáveis por desenvolver e incentivar as novas gerações a preservar a cultura. Daí, a importância do concurso, que tem como objetivo manter viva as tradições “sambísticas”.

“Somos um celeiro de grandes talentos. Nós estamos presentes em muitos locais onde o poder público não chega. O evento é uma forma de valorizar as escolas e profissionais que lutam e defendem o samba e o seu pavilhão o ano inteiro”, diz Alexandre.

Alexandre Magno (Nenê). Foto: Uesp – Daniel Amorim

Toninho Geraes e Marquinhos Sensação comandam a festa

Uma das atrações da noite será um show de Toninho Geraes, mineiro radicado no Rio de Janeiro, que possui mais de 250 músicas gravadas e é consagrado como um dos grandes nomes da nova geração do samba. “Mulheres”, grande sucesso na voz de Martinho da Vila, “Se a fila andar”, gravada pela madrinha Beth Carvalho, e “Toda Hora”, canção que se tornou hit na voz de Zeca Pagodinho; são sambas de sua autoria que tiveram grande repercussão.

O evento contará também com a apresentação do cantor Marquinhos Sensação. O músico começou a carreira cantando em bares, restaurantes e rodas de samba da zona norte de São Paulo, além de integrar tradicionais rodas de samba da Barra Funda. Ao lado de cinco amigos fundou o Grupo Sensação, que teve grandes sucessos eternizados em sua voz e nas vozes de compositores como Arlindo Cruz, Ivo Meirelles e Luiz Cláudio Picolé.

Toninho Geraes e Marquinhos Sensação. Foto: Divulgação

Confira a lista de candidatos e a respectiva agremiação:

Alexandre Ribeiro da Silva – Unidos de Guaianases
Bianca Ferreira – Mocidade Amazonense
Clau Nascimento – Unidos de São Miguel
Dagrace – União Independente da Zonal Sul
Dayane Pontes – Dragões da V. Alpina
Diego Nery – Estrela Cadente
Erika dos Santos – Mocidade Amazonense
Renato Santos – Mocidade Amazonense
Geeh Darcy – Iracema Meu Grande Amor
Ina Bastos – Raízes do Samba
Lana Rocha – Brinco da Marquesa
Diego Andrade – Caprichosos do Pequeri
Kelli Estevo – Só vou se você for
Nando Dance – TUP
Lukas Ruan – Kacike da Vila
Matheus Santana – Imperatriz do Jaraguá
Paula Moraes – Imperial da V. Penteado
Rhawane Izidoro – Império Lapeano
Ruhanan Pontes – Combinados de Sapopemba
Tatá Soares – Império Real
Thenylle Venancio – Unidos de Guaianases
Tomaz de Aquino – Unidos de São Miguel
Vinicius Santtos – Império Real
Wilson Silva – Folha Verde

Saiba mais sobre a Uesp

Fundada em 10 de setembro de 1973 com o objetivo de unir as escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade de São Paulo e representá-los junto ao poder público, a Uesp é membro do Conselho Municipal de Cultura e filiada à Confederação Brasileira de Escolas de Samba.

A entidade é responsável pelos desfiles oficiais das escolas de samba paulistanas dos Grupos Especial de Bairros, Acesso de Bairros 1 e Acesso de Bairros 2, Acesso de Bairros 3, além dos Blocos Especiais e Acesso de Blocos, espalhados em diversos bairros da cidade, atraindo grande público.

Além de organizar os desfiles, a “Matriz do Samba” desenvolve projetos em conjunto com suas filiadas visando a construção e o fortalecimento das comunidades e a valorização da cultura popular brasileira através de diversos eventos, entre eles, o “Dia Nacional do Samba”, a escolha do Cidadão e Cidadã do Samba Paulistano, a realização do concurso “Repinique de Ouro” e “Rainha do Samba”, além de cursos para formação de jurados.

Comentários

 




    gl