Uesp apresenta casal cidadão e cidadã samba do Carnaval 2022

Nelson dos Santos e Odette Carvalho. Foto: Uesp/Daniel Amorim/Divulgação

Nelson dos Santos e Odette Carvalho. Foto: Uesp/Daniel Amorim/Divulgação

Tradicionalmente no Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro, a União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) anuncia o Cidadão e Cidadã Samba, dois baluartes do Carnaval de São Paulo, que integram a Corte Oficial do Carnaval da cidade. Este ano, os escolhidos são os embaixadores Nelson dos Santos e Odette Carvalho.

História do cidadão e cidadã samba 2022

Quem veste a faixa de Cidadã Samba 2022 é Odette Carvalho, irmã do radialista Evaristo de Carvalho. Aos 82 anos, Dona Odette conta que cresceu ouvindo ao lado do seu pai muita música e, ela e os irmãos, brincavam de rádio, enquanto sua mãe escrevia versos.

Sua trajetória no Carnaval começou como jurada nos desfiles na Avenida São João. Dona Odette é uma das fundadoras da escola de samba Império de Casa Verde, onde atuou em todos os setores: de vice-presidente a coordenadora da ala das Baianas e das crianças. Atualmente, ela desfila na Unidos do Peruche. Foi idealizadora do Instituto Evaristo de Carvalho, lançado em 2015.

“A escola de samba é um teatro ambulante, fonte da cultura popular, e temos o compromisso de difundir a festa mais popular do Brasil”, destaca a embaixadora.

Nelson dos Santos e Odette Carvalho. Foto: Uesp/Daniel Amorim/Divulgação
Nelson dos Santos e Odette Carvalho. Foto: Uesp/Daniel Amorim/Divulgação

O Cidadão Samba 2022 é Nelson Amaro dos Santos, de 72 anos, que nasceu no Rio de Janeiro, mas na década de 1970 migrou para São Paulo, onde fixou morada na Zona Norte da capital paulista.

Começou a frequentar a escola de samba Mocidade Camisa Verde e Branco e depois a Mocidade Alegre. Em 1993, fundou o bloco carnavalesco Garotos da Vila Santa Maria, que presidiu por 26 anos. Há 5 anos integra a Embaixada do Samba Paulistano.

“São Paulo me recebeu de braços abertos e me deu tudo o que eu tenho: minha família e o Carnaval. Sou muito grato ao samba e vou sempre lutar pela sua preservação”, diz Sr. Nelson.

Saiba mais sobre a Uesp

Fundada em 10 de setembro de 1973 com o objetivo de unir as escolas de samba e blocos carnavalescos da cidade de São Paulo e representá-los junto ao poder público, a Uesp é membro do Conselho Municipal de Cultura e filiada à Confederação Brasileira de Escolas de Samba.

A entidade é responsável pelos desfiles oficiais das escolas de samba paulistanas dos Grupos Especial de Bairros, Acesso de Bairros 1 e Acesso de Bairros 2, Acesso de Bairros 3, além dos Blocos Especiais e Acesso de Blocos, espalhados em diversos bairros da cidade, atraindo grande público.

Além de organizar os desfiles, a “Matriz do Samba” desenvolve projetos em conjunto com suas filiadas visando a construção e o fortalecimento das comunidades e a valorização da cultura popular brasileira através de diversos eventos, entre eles, o “Dia Nacional do Samba”, a escolha do Cidadão e Cidadã do Samba Paulistano, a realização do concurso “Repinique de Ouro” e “Rainha do Samba”, além de cursos para formação de jurados.

Leia também:

+ ‘Seria irresponsabilidade nesse momento fazer o cancelamento’, diz prefeito de SP sobre o Carnaval

+ Passista da Tom Maior é eleita a Musa Sexy do Carnaval de São Paulo: ‘A ficha ainda não caiu’

+ Vai-Vai: intérprete faz texto emocionante antes de demolição da quadra

Comentários

 




    gl