Turismo em São Paulo cresce com desfiles de Carnaval em abril; veja dados

Desfile das campeãs 2022 da Mancha Verde, vencedora do Carnaval de São Paulo. Foto: Bruno Giannelli/SRzd

Desfile das campeãs 2022 da Mancha Verde, vencedora do Carnaval de São Paulo. Foto: Bruno Giannelli/SRzd

O Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), feito pela Fecomercio e a SPTuris, revelou que o mês de abril registrou uma alta mensal de 4,2%, em comparação com o mês anterior, no turismo da capital paulista. Um dos motivos dessa elevação é a realização do Carnaval das escolas de samba – ocorrido nos dias 16, 20, 21, 22, 23, 24 e 29.

“O desempenho positivo está relacionado aos feriados da Páscoa e de Tiradentes, esse último que acolheu o desfile das escolas de samba em São Paulo. Além disso, com a volta à normalidade, a retomada dos eventos na capital paulista também tem contribuído para a maior movimentação na cadeia do turismo”, aponta o relatório.

Em comparação ao ano anterior, quando a cidade começava a sair da segunda onda da pandemia da Covid-19, o avanço foi de 123%.

“Outra alta anual expressiva foi da taxa de ocupação hoteleira, de 243%, que passou de 19,2% em abril do ano passado para 65,9% em abril deste ano. Além dos feriados, os eventos, que potencializam o turismo corporativo, voltaram com força desde março e estão contribuindo para elevar a ocupação das habitações na capital paulista”, mostra outro trecho do documento.

O índice explicou que em abril os aeroportos de São Paulo tiveram uma movimentação de 3,9 milhões de pessoas, e uma alta anual de 191%. Enquanto que as rodoviárias, movimentaram 1,1 milhão de passageiros, uma elevação de 166% na comparação com o mesmo mês de 2021.

Leia também:

+ Datas, posições predefinidas e sorteio: o que se sabe do Carnaval 2023 de SP

+ Conheça os enredos 2023 das escolas de samba de SP

+ Autor do enredo sobre Dona Ivone Lara, Darlan Alves retorna à X-9 Paulistana

Comentários

 




    gl