‘É Coisa de Preto’: Tom Maior enaltece o negro na Avenida
Desfile 2020 da Tom Maior. Foto- SRzd – Bruno Giannelli
Por Guilherme Queiroz
A Tom Maior trouxe como enredo “É coisa de Preto”.
A escola propôs enaltecer o negro na sociedade brasileira, como protagonista da história, e pilar da identidade do país, e conseguiu.
O enredo trouxe emoção ao público presente no Anhembi. As fantasias e alegorias foram de fácil entendimento. Destaque para o abre-alas, que trazia o navio e trouxe uma bela iluminação. No último carro, a vereadora Marielle Franco, que foi morta a tiros dentro de um carro na região central da cidade do Rio de Janeiro, em 14 de março de 2019, teve uma escultura em sua homenagem.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Jairo Silva e Simone Gomes, conduziram o pavilhão com segurança e apresentaram uma bela fantasia.
O samba-enredo composto por Gui Cruz, Rafael Falanga, Vitor Gabriel, Portuga, Imperial, Elias Aracati, Luciano Rosa, Reinaldo Marques, Marçal e Willian Tadeu foi cantado em bom tom pelos componentes.
No quesito evolução, a agremiação fez um desfile tranquilo, fechando no tempo previsto pelo regulamento.
+ Vídeo: largada do desfile da Tom Maior
Comissão de frente
Casal de mestre-sala e porta-bandeira
Alegorias
Musas
+ Vídeo: Entrevistas na dispersão da Tom Maior
Presidente
Luciana Silva
Carnavalesco
André Marins
Intérprete
Bruno Ribas
Coreógrafo de comissão de frente
Alex D’arc
1º casal de MSPB
Jairo Silva e Simone Gomes
Mestre de bateria
Carlão
Rainha de bateria
Pâmella Gomes
“É Coisa de Preto”
“É Coisa de Preto” é um enredo afirmativo, que mostra que a contribuição de negros e negras para a
formação de nossa nação vai muito além do estereótipo.
Nosso desfile mostrará como os africanos se tornaram afro-brasileiros e trouxeram sua contribuição não só física, mas (principalmente) intelectual no desenvolvimento de nossa sociedade.
Líderes, estudiosos, escritores, poetas, artistas populares e eruditos, transgressores sociais… Personagens que o preconceito insiste em ofuscar de nossa história, mas que devem ser trazidos aos holofotes para o devido reconhecimento, e também para inspirar as novas gerações.
A partir da subversão de uma expressão racista, mostramos que “Coisa de preto”, “serviço de preto”, “arte de preto” na verdade são alguns dos pilares essenciais de nossa sociedade, escancarando que ignorante é quem desconhece a verdadeira importância de negros e negras em nossa história.
A Tom Maior terminou seu desfile com 65 minutos.
Pelo nono ano consecutivo, os destaques dos desfiles das escolas de samba da cidade de São Paulo receberão troféu exclusivo, oferecido pelo portal SRzd.
Voto popular, imprensa especializada e análise da equipe SRzd, que acompanha os bastidores das escolas de samba durante todo o ano; a somatória destes três levantamentos vai determinar o resultado do Prêmio SRzd Carnaval SP 2020, ação que valoriza a cultura do samba na capital paulista e seus protagonistas. Em caso de empate, prevalece sempre o voto dos profissionais do SRzd.
A votação popular, que estará disponível através de enquete na página da editoria do Carnaval de São Paulo no SRzd, será aberta após o final do último desfile dos Grupos Especial e de Acesso 1. O resultado será divulgado na terça-feira (25), antes da apuração oficial pela Liga Independente das Escolas de Samba. Clique aqui e conheça todas as categorias.
Comentários