Tom Maior fecha primeira noite de desfiles em SP com chave de ouro

Desfile 2019 da Tom Maior. Foto: SRzd – Cláudio L. Costa

Reflexão e perguntas, muitas!

Essas foram as propostas da Tom Maior ao fechar a primeira noite de desfile do Carnaval 2019 em São Paulo, já na manhã neste sábado (2), no sambódromo do Anhembi.

“Penso logo existo – As interrogações do nosso imaginário em busca do inimaginável”, foi o título da história autoral contada pela escola. Título inspirado na histórica frase do filósofo francês René Descartes, que marcou a visão do movimento iluminista colocando a razão humana como única forma de existência.

E foi um encerramento com chave de ouro, em grande estilo, digno de quem quer mostrar que o grande resultado conquistado no último ano não foi obra do acaso.

+ galeria de fotos do desfile da Tom Maior

+ vídeo: largada do desfile 2019 da Tom Maior 

Presidente
Luciana Silva

Carnavalesco
André Marins

Intérprete
Bruno Ribas

Coreógrafo de comissão de frente
Robson Bernardino

1º casal de MSPB
Jairo e Simone

Mestre de bateria
Carlão

Rainha de bateria
Pâmella Gomes

“Cogito ergo sum”, em latim, a frase “Penso logo existo” publicada no livro “O Discurso do Método”, de 1637, resume o pensamento de Descartes (1596 – 1650), considerado o fundador da filosofia moderna, que haveria chegado na conclusão desta célebre citação enquanto buscava traçar uma metodologia para definir o que seria o “verdadeiro conhecimento”.

A criação do céu e da terra e os eternos questionamentos: De onde viemos?; Qual a origem do universo?, foram pontos de partida da trama.

Adão, Eva, a serpente e a maçã, o Big Bang, as teorias de Darwin, a ciência, os gênios pensadores e suas teses e diferentes civilizações, estiveram estampadas nos elementos visuais do desfile. Como será o amanhã? Posso prever e controlar meu destino?, as perguntas se sucederam ao longo da apresentação em torno de tudo que já foi contado ao longo dos séculos.

E a conclusão do artista André Marins em sua viagem carnavalesca foi: “Nunca acabarão as questões. O homem seguirá, aqui e no além, se questionando e alimentando sua imaginação. Seguirá na busca do inimaginável”, diz trecho da sinopse.

E assim, cheia de questionamentos, a Tom pisou na Avenida com a autoridade de quem quase foi campeã no concurso de 2018 e conquistou o melhor resultado de sua história.

Nas suas criações Marins foi certeiro, na escolha das cores e materiais, impondo um conjunto harmônico e irretocável ao conjunto, além do bom gosto, usado na medida, tanto para os figurinos, quanto para as alegorias.

A diretoria da Tom, liderada pela presidente Luciana Silva, manteve todo o seu elenco para a disputa de 2019: O coreógrafo Robson Bernardino, em seu segundo ano seguido na agremiação, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Jairo e Simone, vencedores do Prêmio SRzd Carnaval SP 2018 na categoria de Melhor Casal de MSPB, mestre Carlão, André Marins e o intérprete oficial Bruno Ribas.

Na direção de harmonia, o comando foi de Gabriel Ferreira, o Gabiru. Yves Alexeiv, após cinco temporadas, deixou o departamento de harmonia e assumiu cargo na diretoria de Carnaval.

Nesta leva de profissionais que seguiram, destaque para o show de Jairo e Simone, trajados com um figurino exuberante, e para a atuação de alto nível de Bruno Ribas. Foi dele a missão de levar a obra da parceria formada por Marcos Vinicius, Carlos Babu, Lucas Donato, Wellington Nascimento, Claudinei Pinheiro, Gabriel Santos, Fabiano Ambrósio, Carlos Santos, Paulo Miranda.

O samba deu conta do recado e ganhou força ao ser acompanhado pela bateria de mestre Carlão, novamente precisa ao dar a sustentação necessária ao desfile, concluído sem maiores problemas de evolução e encerrado com sobras dentro do tempo disponível em regulamento.

+ galerias de foto

+ comissão de frente

+ primeiro casal de MSPB

+ alegorias

+ veja o desempenho da escola nos últimos cinco anos

A partir das 14h30 da próxima terça-feira (5), o portal SRzd transmite ao vivo, em parceria com a Rádio Trianon AM 740, a apuração dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de São Paulo 2019.

Pelo oitavo ano consecutivo os destaques dos desfiles das escolas de samba da cidade de São Paulo receberão troféu exclusivo, oferecido pelo portal SRzd.

Voto popular e análise da equipe SRzd, que acompanha os bastidores das escolas de samba durante todo o ano; a somatória destes dois levantamentos vai determinar o resultado do Prêmio SRzd Carnaval SP 2019, ação que valoriza a cultura do samba na capital paulista e seus protagonistas. Em caso de empate, prevalece sempre o voto dos profissionais do SRzd.

A votação popular, que estará disponível através de enquete na página da editoria do Carnaval de São Paulo no SRzd, será aberta após o final do último desfile dos Grupos Especial e de Acesso 1. O resultado será divulgado na terça-feira (5), antes da apuração oficial pela Liga Independente das Escolas de Samba. Clique aqui e conheça todas as categorias.

+ confira a ordem completa de desfiles no Anhembi

Grupo Especial

+ Sexta-feira, 1 de março

1ª – 23h15 – Colorado do Brás
2ª – 0h25 – Império de Casa Verde
3ª – 1h35 – Mancha Verde
4ª – 2h45 – Acadêmicos do Tucuruvi
5ª – 3h55 – Acadêmicos do Tatuapé
6ª – 5h05 – X-9 Paulistana
7ª – 6h15 – Tom Maior

+ Sábado, 2 de março

1ª – 22h30 – Águia de Ouro
2ª – 23h20 – Dragões da Real
3ª – 0h30 – Mocidade Alegre
4ª – 1h40 – Vai-Vai
5ª – 2h50 – Rosas de Ouro
6ª – 4h00 – Unidos de Vila Maria
7ª – 5h10 – Gaviões da Fiel

Grupo de Acesso 1

+ Domingo, 3 de março

1ª – 21h – Mocidade Unida da Mooca
2ª – 22h – Independente Tricolor
3ª – 23h – Barroca Zona Sul
4ª – 0h – Nenê de Vila Matilde
5ª – 1h – Leandro de Itaquera
6ª – 2h – Camisa Verde e Branco
7ª – 3h – Unidos do Peruche
8ª – 4h – Pérola Negra

Grupo de Acesso 2

+ Segunda-feira, 4 de março

1ª – 20h – Primeira da Cidade Líder
2ª – 20h50 – Amizade Zona Leste
3ª – 21h40 – Torcida Jovem
4ª – 22h30 – Estrela do Terceiro Milênio
5ª – 23h20 – Unidos de Santa Bárbara
6ª – 0h10 – Tradição Albertinense
7ª – 1h – Uirapuru da Mooca
8ª – 1h50 – Imperador do Ipiranga
9ª – 2h40 – Camisa 12
10ª – 3h30 – Combinados de Sapopemba
11ª – 4h20 – Dom Bosco
12ª – 5h10 – Morro da Casa Verde

+ veja os preços dos ingressos para todos os dias e setores de desfile em SP

Vinho Chapinha. Foto: Divulgação

Comentários

 




    gl