Thobias da Vai-Vai fala sobre luta contra a Covid-19, Carnaval 2022 e programa novo show

Thobias da Vai-Vai. Foto: Liga-SP – Felipe Araujo

Um dos mais importantes nomes da história da “Escola do Povo”, o cantor Thobias da Vai-Vai foi mais um entre os mais de 16 milhões de brasileiros diagnosticados com a Covid-19.

Internado no dia 17 de março, na unidade do bairro de Santana do hospital São Camilo, o sambista teve alta após 35 dias, sendo 9 deles entubado. Agora, ele celebra a recuperação, mesmo que lenta, e já pensa em até fazer shows após a pandemia.

Em entrevista ao SRzd, o intérprete de 63 anos informou que os sintomas começaram com tosse e febre. Seu primeiro atendimento foi no Hospital do Servidor Público Municipal, próximo à estação do metrô Vergueiro, na capital paulista.

“Eles me deram um remédio, nem lembro qual, aí a médica me olhou, pegou o estetoscópio e falou que o pulmão estava legal. Só que depois agravou. Eu voltei no outro fim de semana lá e aí deu que já tinha atingido o pulmão. Após isso, eles iam ver em qual hospital que eu poderia ser internado. Nisso, eu fiquei lá o dia inteiro passando mal e sem comer”, descreveu.

Thobias da Vai-Vai durante tratamento contra a Covid-19. Foto: Reprodução.

Thobias agradeceu por um “um anjo da guarda” ter lhe arrumado uma vaga no Hospital São Camilo, e fez questão de agradecer também a todos os funcionários: “Corpo clínico muito legal, os atendentes, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, enfim, o pessoal me tratou com o maior carinho”.

“Agora estou aqui me recuperando. Já estou conseguindo andar um pouco sozinho dentro de casa. Usando menos a cadeira de rodas e fazendo fisioterapia todo dia, que é o que vai me ajudar a recuperar os movimentos”, celebrou o artista que tinha 115 kg e perdeu 30 kg durante a internação.

Tive muita sorte na intubação

Dono de uma voz marcante, o sambista comemorou que a intubação não prejudicou suas cordas vocais e arriscou dizer que em breve vai fazer um show.

“Tive muita sorte na intubação, porque o tubo pega a garganta e passa na prega vocal. Então, graças a Deus, não prejudicou a prega vocal, que é a minha ferramenta de trabalho. Muita gente fica aí por meses sem falar direito, quanto mais cantar, não é? Eu estou tão animado, que eu já estou programando um show ‘diferente’. Em breve teremos novidades. Mas é para o ano que vem, pois eu ainda vou levar uns dois ou três meses para ficar 100%”, disse o intérprete da “Saracura” de 1986 a 1993 e de 1995 a 2000.

Presidente da Vai-Vai de 2006 a 2010, ele espera que tenha Carnaval em 2022, mas se diz receoso com a possibilidade devido a velocidade de vacinação contra o novo coronavírus no Brasil.

Thobias da Vai-Vai tem alta de hospital após Covid-19. Foto: Reprodução/Facebook.

A única solução é a vacinação

Após passar por um problema tão grave de saúde, o artista deixou seu conselho para todos: “Não brinquem com esse vírus, porque é terrível. E a maioria do pessoal que é entubado, normalmente vêm a óbito, mas eu tive muita sorte, Deus foi muito misericordioso comigo. Ele falou: ‘Não, negão, pode voltar que você ainda tem muita coisa para fazer aí na terra'”.

“Os protocolos de higienizar as mãos, usar álcool em gel, máscara, é imprescindível. Aglomeração, Deus me livre. Enquanto não tiver vacina para todo mundo, nós vamos estar correndo este risco, porque esse vírus é igual cupim na madeira. Ele é silencioso e ninguém sabe direito qual sequelas ele vai deixar, é terrível. A única solução é a vacinação”, completou.

Maestro João Carlos Martins e Thobias da Vai-Vai. Foto: SRzd – Bruno Giannelli

Em seu próximo desfile, a “Saracura” vai abrir a segunda noite do Grupo Especial com o enredo “Sankofa”. Clique aqui para ler a sinopse da história desenvolvida pelo carnavalesco Chico Spinosa.

Leia também:

+ Cantor e compositor, Dominguinhos do Estácio venceu seu primeiro concurso de samba na Vai-Vai

+ Imagens aéreas mostram desfile ‘diferente’ da Vai-Vai no Anhembi

+ Intérprete da Vai-Vai é a nova voz de escola da cidade de Bertioga

Comentários

 




    gl